quinta-feira, 31 de maio de 2012

XIV Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire

Por: Selí Teresinha Leite (Geografia/Licenciatura)

De 24 a 26 de maio, a UFFS, Campus Erechim, sediou o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O evento, que discutiu questões sobre a “Educação Popular e Transformações social”, contou com a participação de estudantes universitários, pós-graduandos, professores da educação básica e universitários, e militantes vindos de diversos estados.

A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Cultural 25 de Julho na noite de quinta-feira (24). Nessa oportunidade, o coordenador do evento, Thiago Ingrassia Pereira, e os professores Balduíno Andreola (UNILASALLE, Canoas) e Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP, Campinas) organizaram uma atividade intitulada “Círculo de Cultura”, em que os participantes sentaram-se em pequenos círculos para discutir algumas questões relacionadas ao tema do evento para, posteriormente, apresentá-las ao grupo.

Na sexta-feira (25), ocorreram as apresentações e discussões dos trabalhos de pesquisa. Esses trabalhos foram divididos em 15 eixos temáticos, dentre eles: Paulo Freire e a educação superior; Paulo Freire e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas ; Paulo Freire e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho. A partir das 16h15min, ocorreu, no Ginásio de Esportes da Escola Haidée, um momento Artístico–Cultural e, posteriormente, no Clube 14 de Julho, ocorreu uma confraternização e lançamento de livros.

O encerramento do evento ocorreu no sábado (26), no Centro Cultural 25 de Julho. Nesse momento foram expostas as sistematizações dos diálogos, avaliações do XIV Fórum, reorganização da Comissão Estadual, definição da sede do XV Fórum para 2013 (que será em Taquara/RS), além de apresentações Artístico-Culturais da Escola de Belas Artes de Erechim.

Segundo a Professora Simone Alves, doutoranda PPGDU/UFRGS, “o evento contribuiu para que diferentes profissionais repensassem a sua prática, fundamentados no diálogo Freireano, além de propiciar uma recarga nas energias para que possamos seguir a caminhada buscando melhorias em nossas práticas docentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário