quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudantes do curso de Filosofia da UFFS marcam presença em mais um EREFIL SUL


Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/ Erechim)

Nos dias 28, 29, 30 de abril e 1° de maio, nas dependências do Colégio de Aplicação da UFRGS em Porto Alegre, ocorreu a terceira edição do Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Sul (III EREFIL SUL). Os estudantes do curso de Filosofia da UFFS, pela segunda vez, estiveram presentes, com destaque para o campus Chapecó que enviou mais de cinquenta participantes.

O tema deste ano, Críticas contemporâneas da Filosofia, possibilitou que diversos alunos, da 5ª fase de Filosofia da UFFS, pudessem apresentar seus trabalhos desenvolvidos e/ou iniciados na disciplina História da filosofia contemporânea (ver boletim informativo da UFFS, nº10). O destaque da UFFS foi para a estudante Susiane Kreibich, que divulgou as atividades do grupo de estudos coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, denominado Mente, Cognição e Consciência: uma análise interdisciplinar, desenvolvido na UFFS- Erechim.

Cartaz do evento. Fonte: http://www.facebook.com/groups/274058896001535/


Oficinas, grupos de discussão e palestras fizeram parte do “cardápio” do Evento, motivando os participantes a envolverem-se em atividades durante os três turnos dos três primeiros dias. Alguns professores renomados estiveram presentes apresentando suas pesquisas, entre eles: César Schirmer dos Santos (UFSM), falando sobre Filosofia da Mente; e Jaime Rebello (UFRGS) e Sofia Stein (UNISINOS), tratando de Filosofia da Linguagem. Além disso, algumas atividades de integração foram realizadas ao final de cada dia de encontro.

 
Palestra. Fonte: http://www.facebook.com/groups/274058896001535/
Grupo de discussão. Fonte: http://www.facebook.com/groups/274058896001535/

O último dia foi reservado para o “balanço” da edição que chegava ao fim e para as principais decisões acerca da próxima. Na ocasião ficou decidido que o IV EREFIL SUL será sediado na UFFS-Chapecó, e irá ocorrer de 30 de maio a 2 de junho de 2013, com o tema: Filosofia no Brasil: história, desafios e contribuições.

Mais do que um simples encontro em que se trataram de questões específicas desta área do conhecimento, o EREFIL está se consolidando como um evento preocupado com questões mais amplas, tais como a valorização docente, a preocupação política e social, entre outras, motivando um envolvimento dos futuros “Filósofos” com o contexto em que estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário