quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pesquisas em Linguística e Literatura

Iniciam-se as atividades dos projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do Campus Realeza da área de Letras. 

Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza) 

Esta semana, o Comunica Realeza apresenta os projetos de pesquisa da área de Letras, que recentemente começaram suas atividades. No total, são quatro projetos, dos quais dois são voltados aos estudos linguísticos e dois às análises literárias. Todos os projetos, apresentados aqui, foram contemplados, cada um, com uma bolsa de aluno auxiliar de pesquisa. Além dos bolsistas, também foram aceitos alunos que quisessem participar como voluntários. O Comunica conversou com todos os professores que coordenam estes projetos. As principais informações passadas nestas conversas você encontra a seguir. 


Leitura e interpretação de textos nas escolas do Sudoeste do Paraná: Concepções de lingua(gem) e práticas pedagógicas

                                                                                   Vanessa Pagno/Comunica
Professora Luciana Vinhas e a acadêmica Daniela Farias de Souza
em reunião de estudos.


Coordenado pela professora Ms. Luciana Iost Vinhas, este projeto se propõe a “refletir sobre a prática de leitura e interpretação de textos nas salas de aula de escolas da região Sudoeste do Paraná”, explica a coordenadora. Além da professora Luciana, também participa do projeto a acadêmica Daniela Farias de Souza, da quinta fase do Curso Letras, como bolsista. 

O projeto se desenvolverá a partir de quatro etapas: primeiramente, o contato com a direção da escola; depois, entrevistas com os professores de língua portuguesa; observação de aulas; e análise dos cadernos dos alunos e do livro didático adotado. Este procedimento será aplicado à dezesseis escolas localizadas na microrregião de Capanema. Cabe ressaltar que as identidades de todos os participantes (diretores, professores e alunos) e nomes das escolas serão preservados. 

Segundo a professora Luciana, a ideia de se desenvolver um projeto como este “surgiu a partir de depoimentos referentes à dificuldade dos alunos em interpretar textos. A partir disso, percebe-se que a interpretação de textos nas escolas é uma atividade limitada, que não oferece espaço para a emergência de sentidos diferentes e da reflexão crítica”. 

Mudança Linguística: variação e ensino de norma padrão: como a escola concilia esses três aspectos no ensino de língua materna?

                                                               Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Professores Clóvis Alencar Butzge e Sabrina Casagrande,
 juntamente à acadêmica Jezebel Batista Lopes.

Com a coordenação da professora Dr. Sabrina Casagrande, colaboração do professor Ms. Clóvis Alencar Butzge e participação da acadêmica da quinta fase do Curso de Letras Jezebel Batista Lopes, como bolsista, este projeto tem o intuito de analisar duas situações de variação linguística dentro do contexto de ensino aprendizagem da língua portuguesa como língua materna. 

As situações trabalhadas no projeto são: o uso, ou exclusão do uso, de pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa (“o”, “a” e “lhe”), que foram substituídos na linguagem oral pelo uso dos pronomes pessoais retos (“ele” e “ela”); uso das sentenças relativas (orações subordinadas adjetivas). Estas situações serão analisadas tendo como objeto da análise dados orais e escritos de turmas do ensino fundamental e médio. 

Sobre a criação do projeto, a professora Sabrina disse que o mesmo surgiu de conversas que vinham ocorrendo entre ela e o professor Clóvis desde 2011, Segundo a professora, pensava-se em um projeto que pudesse lidar com o ensino, já que estão formando professores. 

Como próximo passo para o projeto, os professores têm em mente a criação de um grupo de estudos que realizará discussões sobre as abordagens teóricas vistas no projeto, como aquisição da linguagem, sociolinguística/mudandança da língua, etc. Os interessados em participar do grupo podem entrar em contato com a bolsista do projeto pelo e-mail jezebel_bl@hotmail.com, os participantes poderão futuramente integrar o projeto de pesquisa. 


Vida afora, verso adentro: a aventura leminskiana em Distraídos venceremos.

                                                                   Eduardo Alves dos Santos/ Comunica
Professor Dr. Sérgio Roberto Massagli

Este projeto é coordenado pelo professor Dr. Sérgio Roberto Massagli e conta com a participação da acadêmica da quinta fase do Curso de Letras Maiara Cristina Marafon, como bolsista. Nele se analisará os contos do escritor curitibano Paulo Leminski, publicados na obra Distraídos venceremos. 

O professor Sérgio explica que “a eleição desse autor se deu em virtude da relevância da sua produção intelectual e da sua importância como representante de uma geração que, por meio de práticas contraculturais ou transgressivas, renovou a literatura nacional”. 

A análise dos contos de Leminski faz parte de um projeto maior chamado Biblioteca do Cone Sul, vinculado ao programa de estudo Trânsito Literário, da UFFS – Chapecó, o qual tem como objetivo analisar textos literários de autores do Cone Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina). 


O “fil rouge” saramagueano na toalha da literatura portuguesa: as referências (e reverências) de José Saramago

                                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Professor Saulo Gomes Timóteo em reunião de estudos com Eline Souza
Barboza (bolsista) e Alceni Elias Langner (voluntário)


O projeto coordenado pelo professor Ms. Saulo Gomes Timóteo conta com a participação de uma aluna bolsista, Eline Souza Barbosa, da terceira fase do Curso de Letras, e dois voluntários, Alceni Elias Langner e Josiane Terezinha Ribeiro de Souza, ambos da quinta fase do Curso de Letras. 

Segundo o professor Saulo, o objetivo deste projeto é observar a obra do escritor português José Saramago, que pensa e problematiza questões humanas, sociais e históricas. O grupo de pesquisa do professor Saulo também se propõe analisar como esse autor se encaixa na tradição literária de Portugal. 

Um dos grandes motivos pela escolha do autor lusitano foi o fato de o professor Saulo já estudá-lo desde sua graduação. Além de Saramago, no projeto também se estudará outros dois autores portugueses, Fernando Pessoa, que foi escolhido por Alceni, e Sofia de Mello Breyner, que será estudada por Josiane. Para a bolsista Eline, o coordenador do projeto definiu três obras de Saramago para serem analisadas durante o ano. 

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