quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oficina sobre música popular brasileira


É realizada a primeira oficina do projeto de extensão coordenado pelo professor Sérgio Massagli.


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ REaleza)

No último sábado, 19/05/2012, aconteceu na UFFS – Campus (itálico) Realeza a primeira oficina organizada pelos participantes do projeto de extensão Diálogos Interdisciplinares através do Estudo das Letras da Música Popular Brasileira, coordenado pelo professor Dr. Sérgio Roberto Massagli do Curso de Letras. Para a estreia, o professor escolheu trabalhar o gênero musical que faz parte da visão estereotipada que o Brasil possui no exterior, o samba. Em geral, a oficina foi muito descontraída, com muita música e até mesmo algumas batidas em um pandeiro que o professor Sérgio levou para apresentar aos participantes.


                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Professor Sérgio durante uma de suas falas sobre o samba

 Um fator que deixou o evento ainda melhor foi o relativamente grande e diversificado público que compareceu ao mesmo. Havia acadêmicos da UFFS, alunos e professores do Ensino Médio e dois professores cariocas que demonstraram ter um grande conhecimento sobre o gênero musical trabalhado, Ms. Julio Murilo Trevas dos Santos e Ms. Carlos Roberto França, ambos do Curso de Ciências Naturais. Ambos compartilharam com os demais participantes conhecimentos que possuem sobre samba, suas raízes e estilos, e até mesmo sobre religião. O professor Carlos França realizou uma fala na qual fez alguns esclarecimentos sobre as religiões ligadas ao samba, como a umbanda e o candomblé.
 
 
                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica 
Professor Carlos França falando sobre as religiões afros

Além do professor Sérgio, o bolsista Ivan Lucas Faust da quinta fase e a voluntária Eline Souza Barboza da terceira fase, ambos do Curso de Letras, falaram sobre letras e autores de sambas importantes, como Noel Rosa, por exemplo. Inicialmente, os dois comandaram uma dinâmica em grupo, na qual os participantes da oficina deveriam ler e interpretar duas letras de samba e em conversa com os membros do grupo discutir aspectos da obra para chegar a um consenso e apresentar aos demais o que interpretaram. 


                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Ivan e Eline, bolsistas do projeto

Cabe ressaltar que nesta primeira oficina o professor Sérgio preocupou-se com os conhecimentos prévios que seus interlocutores possuíam sobre música. Antes de começar sua fala inicial, o professor distribuiu um pequeno questionário, no qual se encontravam algumas perguntas sobre o papel da música na vida do individuo, gêneros, artistas e autores prediletos, entre outras. No final, o professor realizou uma dinâmica na qual ele colocou dez músicas para rodar e quem soubesse mais nomes destas músicas levaria um pequeno brinde, um CD com algumas músicas selecionadas pelo próprio professor.

Além deste encontro, segundo o professor Sérgio, planeja-se realizar mais quatro até o final do ano. Isto na UFFS, pois em paralelo às oficinas realizadas no campus, se realizará também oficinas em algumas escolas do município. A primeira destas já está marcada para o dia 30/05, no Colégio Doze Novembro, para as turmas do 3º ano do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário