quinta-feira, 3 de maio de 2012

Curso de Medicina Veterinária da UFFS/Realeza conta com cinco projetos de pesquisa

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 

Nesta edição, o Comunica falou com as coordenadoras dos projetos de pesquisa do Curso de Medicina Veterinária que estão sendo desenvolvidos na UFFS/Realeza. Estes projetos de pesquisa são voltados para assuntos como bem-estar animal, atividades antibacterianas contra agentes etiológicos de mastites bovinas e uso e desuso de antibióticos. 

Apresentamos abaixo, resumidamente, as propostas dos projetos de pesquisa do Curso de Medicina Veterinária. 


“O bem-estar animal na percepção de produtores de leite da agricultura familiar do município de Realeza-PR” 

Este projeto de pesquisa é coordenado pela professora Dra. Denise Maria Sousa de Mello e conta com a colaboração da professora Dra. Susana Regina de Mello Schlemper. Ele tem por objetivo avaliar a percepção dos produtos da agricultura familiar do Município de Realeza/PR sobre os aspectos do bem-estar alimentar. 

Além disso, de acordo com a professora Denise, o projeto pretende identificar o grau de conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos produtores rurais referentes às normas do bem-estar animal; dentre outros objetivos pretende-se, ainda, fortalecer as linhas de pesquisa atribuídas ao Grupo de Pesquisa em Sanidade Animal e ao Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Animal do Campus de Realeza-PR. 

A professora Denise ainda salienta que este projeto de pesquisa é de suma importância, pois o cenário atual de competição no setor agropecuário cria uma série de oportunidades potenciais, estas que só podem ser exploradas por produtores preparados. Por isso, tem sido realizada a busca por alternativas que possam contribuir para a melhoria de algumas variáveis que afetam a competitividade da produção leiteira na atividade desenvolvida por agricultores familiares. 

Este projeto de pesquisa conta com uma bolsista, Gisele Dyba, acadêmica da 5ª fase de Medicina Veterinária e com vários voluntários: Altamir Corso, Andriele Pridebon, Daniel Vargas e Fábio Bernardo, da 5ª fase, e ainda Cibele Konzen e Diego Marcon, da 3ª fase do Curso de Medicina Veterinária. 

 
“Bem estar animal: avaliação das cinco liberdades em gado de leite da agricultura familiar do Município de Realeza-PR” 

A coordenadora deste projeto de pesquisa, professora Dra. Denise Maria Sousa de Mello, conta com a colaboração da professora Dra. Susana Regina de Mello Schlemper. Este projeto de estudo visa realizar uma avaliação prática das Cinco Liberdades do bem-estar em gado de leite em propriedades rurais familiares no Município de Realeza-PR. 

Este projeto de pesquisa ainda pretende construir estratégias e recomendar melhorias referentes ao manejo geral e às instalações, a fim de proporcionar o bem-estar dos animais; verificar as correlações entre indicadores de bem-estar (Cinco Liberdades) e de produção; além de fortalecer as linhas de pesquisa atribuídas ao Grupo de Pesquisa em Sanidade Animal e ao Grupo de Trabalho (GT) em Saúde Animal do Campus de Realeza. 

De acordo com a professora Denise, este projeto de pesquisa surge da preocupação com as condições que os animais são manejados, ocasionando prejuízos a todos os agentes da cadeia produtiva e da necessidade de obtenção de produtos seguros, com qualidade e produzidos de forma sustentável e ambientalmente correta, utilizando práticas de bem-estar animal. 

Este projeto conta com os seguintes voluntários do Curso de Medicina Veterinária: Altamir dos Santos Corso, 5ª fase; Lucas Debastian, 3ª fase; Andriele Pridebon, 5ª fase; Cibele Konzen, 3ª fase; Daniel Vargas, 5ª fase; Diego Marcon, 3ª fase; Fábio Bernardo, 5ª fase; Gisele Dyba, 5ª fase. 

                                                                                  Arquivo Pessoal
 Professora Dra. Denise Maria Sousa de Mello

“Atividade antibacteriana in vitro de extratos de plantas da flora da Mata com Araucárias contra agentes etiológicos de Mastites bovinas” 

Este projeto de pesquisa é coordenado pela professora Dra. Susana Schlemper e conta com a colaboração do professor Dr. Valfredo Schlemper. De acordo com a professora Susana, este projeto tem o intuito de “estudar o extrato de algumas plantas da flora da Mata com Araucárias, com indicativo de propriedades antimicrobianas, a fim de validar o seu uso na prevenção e tratamento de mastite bovina, resgatando e consolidando saberes populares, em busca de novas e melhores alternativas, na produção animal e consequentemente, para a saúde humana”. 

Este projeto tem o objetivo de avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos obtidos das plantas Persea cordata, Verbena minutiflora, Gochnatia polymorpha e Marrubium vulgare, contra bactérias causadoras de mastite bovina, in vitro. A coordenadora ainda salienta que o projeto tem uma grande importância, pois seu desenvolvimento, nessa perspectiva, leva à compreensão e à validação de conhecimentos tradicionais, à etnoveterinária, nas áreas da atenção primária à saúde animal e métodos de produção, visando integrar o conhecimento científico moderno com os saberes tradicionais e atingir o desenvolvimento sustentável, culturalmente aceito e economicamente viável dos meios de produção. Este projeto de pesquisa não conta com bolsistas. 


"Uso e desuso de antibióticos em Medicina Veterinária: um olhar sobre a produção de alimentos saudáveis" 

A coordenadora deste projeto, professora Dra. Susana Schlemper, conta com a colaboração da professora Dra. Denise Mello para o desenvolvimento deste projeto. Este que, de acordo com Susana, pretende "fazer um levantamento centrado no princípio da abordagem global e integrada, ao longo de toda a cadeia de produção alimentar desde a propriedade até o consumidor, do nível de conhecimentos sobre a correta utilização de antibióticos em animais de produção e sobre os efeitos residuais de antibióticos nos alimentos de origem animal". 

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de identificar o conhecimento dos envolvidos ao longo de toda a cadeia de produção alimentar desde a propriedade de agricultura familiar da região de Realeza até o consumidor, sobre o uso e desuso de antibióticos na produção animal e suas influências na saúde animal e na humana. De acordo com a professora Susana, este projeto de pesquisa é muito relevante, pois discussões a respeito dessa problemática são muito importantes e pela necessidade do estabelecimento de programas de controle, visando promover a redução e o uso adequado de antimicrobianos nas produções animais destinadas ao consumo humano. 

Este projeto de pesquisa conta com um bolsista, Daniel Vargas, acadêmico da 5ª fase de Medicina Veterinária e com sete voluntários: Altamir Corso, 5ª fase; Cibele Konzen, 3ª fase; Lucas Debastian, 3ª fase; Diego Marcon, 3ª fase; Andriele Pridebon, 5ª fase; Gisele Dyba, 5ª fase; Fabio Darlan, 5ª fase - todos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária. 

                                                                         Arquivo Pessoal
Professora Dra. Susana Schlemper

"Avaliação de Eficiência reprodutiva em bovinos leiteiros da raça Jersey, inseridos em sistema de Produção Familiar, do Município de Realeza-PR" 

Este projeto de pesquisa é coordenado pela professora Dra. Adalgiza Pinto Neto e conta com o professor Dr. Marcelo Falci Mota como colaborador. Neste projeto é proposta uma avaliação da eficiência reprodutiva em rebanhos bovinos de raça Jersey, pertencentes ao sistema de produção familiar, do Município de Realeza-PR. Com isso, objetiva-se fazer uma avaliação e/ou identificação de possíveis entraves no potencial reprodutivo e produtivo desses animais, visando o aumento da produção leiteira do rebanho, e maior retorno econômico ao pequeno produtor. 

De acordo com a professora Adalgiza, este projeto é muito relevante pois “para que a produção de leite na propriedade inserida na produção familiar seja lucrativa é fundamental adotar um manejo do rebanho adequado para se garantir a eficiência reprodutiva. Nesse sentido, a avaliação da idade ao primeiro parto, período de serviço, intervalo de parto e produção de leite por animal dia, irá indicar a situação do manejo reprodutivo da propriedade, permitindo que sejam adotadas técnicas de manejo capazes de melhorar a produtividade do rebanho, retorno econômico ao produtor e melhoria de vida de todos os inseridos na produção familiar”. 

Além disso, o projeto visa a capacitação do bolsista de Iniciação Científica (IC) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e, ainda, busca desenvolver no bolsista de IC habilidades para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas que envolvem o produtor rural. Este projeto de pesquisa conta com um bolsista, Yuri da Fontoura Porto, acadêmico da 5ª fase do Curso de Medicina Veterinária.

                                                                                       Arquivo Pessoal
Professora Dra. Adalgiza Pinto Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário