quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comunica na Estrada: Buenos Aires III


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

Este é o último dos textos que o Comunica faz para relatar a viagem do grupo de professores e alunos da UFFS a Buenos Aires – Argentina. Ele vem com um pouco de atraso, mas antes tarde do que nunca. No último texto, falei sobre como foi a participação do grupo no congresso realizado durante a Feira do Livro de Buenos Aires, com apresentações muito importantes, como a do linguista espanhol Daniel Cassany.

Após o término da feira, nós participamos do VIII Congresso Internacional Orbis Tertius «Literaturas Compartidas», na cidade de La Plata, localizada na região metropolitana de Buenos Aires. O congresso durou três dias, de 07 a 09 de maio. Para participar do evento, nós nos deslocávamos de ônibus todos os dias de Buenos Aires até La Plata, um percurso que fazíamos em aproximadamente uma hora.

Nesses últimos três dias de viagem, não sobrou muito tempo para conhecer mais lugares da região, uma vez que o evento nos consumia todo o tempo. Atividades começavam cedo, entre 8h00 e 9h00, e iam até passado das 19h00. Mesmo assim, reservamos um pequeno tempo para registrar nossa passagem por La Plata.


                                                       Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Catedral Central da Cidade de La Plata
Os temas das mesas eram muito diversificados, trabalhando literaturas de várias nacionalidades, como, por exemplo, a brasileira e a argentina, entre outras. Entre os apresentadores, circulavam professores de universidades de vários países, dois destes professores da nossa Universidade Federal da Fronteira Sul, que foram levar seu trabalho e o nome desta instituição para além do território brasileiro.

Com o este objetivo de tornar o nome da UFFS conhecido no exterior, o professor Luciano Melo de Paula, do Campus Chapecó, iniciou sua fala com uma breve apresentação do contexto em que a Universidade Federal da Fronteira Sul foi criada, fazendo referência às características socioculturais que a instituição possui e citou algumas outras instituições que foram criadas no mesmo período pelo governo brasileiro, como, por exemplo, a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana). Além do professor Luciano, apresentou-se também no Orbis Tertius o professor Santo Gabriel Vaccaro, também do Campus Chapecó.

Abaixo, foto da primeira mesa da sala “B”, onde os trabalhos apresentados se referiam a “Literatura e Ciências Sociais”. A mesa é formada por José Luiz de Marco (Universidade Nacional de Rio Quarto), Rosa Belvedresi (Universidade Nacional de La Plata - CONICEF), Martín Retamozo (Universidade Nacional de La Plata - CONICEF), Jorge Dunne (Universitat Erfurt).
 
 
                                                          Eduardo Alves dos Santos/Comunica 
Primeira mesa formada dentro da sala sobre Literatura e
Ciências Sociais
 
Para encerrar o tema viagem a Buenos Aires, gostaria de deixar algumas imagens das cidades de Buenos Aires e La Plata, para que os leitores do comunica possam ver um pouco dos lugares que tivemos a oportunidade de conhecer.

  
                                                                  Eduardo Alves dos Santos
Ao fundo, bairro nobre da Cidade de Buenos Aires
                                         
                                      Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Obelisco da Cidade de Buenos Aires (lacalizado na avenida 9 de julio, 
considerada a maior avenida do mundo).

                                                     Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Visão frontal do Congresso Nacional do País

                                                     Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Ao fundo, uma pequena vista da Cidade de La Plata

                                                   Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Da direita para a esquerda. Os acadêmicos Eduardo (UFFS – Realeza); 
Henrique, Histéfanie e Jéssica (UFFS – Chapecó), na praça central 
de La Plata, em frente à catedral da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário