quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acadêmicos de Ciências realizam viagem de estudos


Por Juciane Fornal (Ciências Naturais/Realeza)

No último dia 11 de maio, as turmas A e B da 3ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências realizaram uma viagem de estudos com destino a conhecer o Projeto Litoral Nota Cem, do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado em Pontal do Sul, litoral paranaense, sob orientação e coordenação do professor de Biologia Daian Oliveira.

Essa viagem teve duração de três dias, na qual os acadêmicos desenvolveram atividades de observação dos ecossistemas de praia e fauna, restinga, manguezal, floresta ombrófila densa, costão rochoso, dunas, como, também, participaram de aulas de campo e palestras. Os universitários puderam participar ainda de um projeto de monitoramento ambiental realizado pelo Projeto Litoral Nota Cem, chamado “Agentes da Conservação”, em que realizaram coleta de material, medições de efeitos de fatores abióticos e levantamento de dados de pesquisa.

Os locais visitados durante estes três dias foram o Centro de Estudos do Mar, o Complexo Estuarino de Paranaguá, as Praias de Nova Brasília, do Belo, Grande, de Fora, do Farol, da Fortaleza, como, também, os Morros das Conchas, da Baleia e do Sabão e ainda o Farol das Conchas, Fortaleza N. S. dos Prazeres, Sambaqui e Estação Ecológica, localizados em Pontal do Sul, Ilha do Mel e Ilha das Peças. 
 
Em entrevista ao Comunica, o professor Daian de Oliveira ressaltou a importância da realização desta viagem, pois desde que leciona o componente curricular Biologia III (Zoologia), percebeu que “a maioria dos alunos que cursam a disciplina, além de não conhecerem o mar, apresentam uma falta de contato com os organismos de alguns filos animais, e esta falta de contato faz com que muitos alunos tenham dificuldade ou mesmo um desinteresse por estes animais representantes de filos menos abordados no cotidiano, por serem marinhos”. O professor enfatizou ainda que este tipo de atividade é importante para que os alunos consigam ampliar suas visões em relação à diversidade existente, como, também, auxilia na motivação para o aprendizado da disciplina.

A acadêmica Rafaela Fassina Pazinatto relatou ao Comunica que essa viagem de estudos foi “incrível” pelo fato de “nunca ter visto a praia e o mar, mas ela também nos auxiliará em nossos estudos, pois pudemos perceber que ver pessoalmente, principalmente os animais, como a maria-farinha, é muito diferente do que só em imagens”.

Também em entrevista ao Comunica, a acadêmica Gleicieli Steinke relatou que gostou muito de ter participado desta viagem, pois “pudemos conhecer espécies novas e típicas da região, com as quais não teríamos contato, a não ser pela viagem”. Ela destacou ainda que a mesma serviu como momento de interação entre as duas turmas da 3ª fase de Ciências.

Além da 3ª fase ter participado desta viagem de estudos, também a 5ª fase irá realizar este mesmo roteiro neste final de semana, dia 25. Desejamos a eles que façam uma boa viagem!



Professor Daian e acadêmicos realizando coleta de materiais na praia

                                                                    Juciane Fornal/Comunica
Acadêmicos realizando contagem das tocas do Siri Maria Farinha


                                                                                                Karoline Mroskoski
Professor Daian e acadêmicos no costão rochoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário