Por Bruna Louise Cazali Zuttion (Colégio Doze de Novembro)
A cada 15 dias, às quartas-feiras, ocorre no Colégio Doze de Novembro o “Círculo de Leitura” do subprojeto de Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), momento em que a escola e a faculdade formam uma equipe para a difusão da leitura entre os jovens. O projeto visa a interação entre os pibidianos e os estudantes do colégio. Para os pibidianos, é uma forma de aprimoramento para sua formação como futuros professores, e para os alunos, um caminho à cultura e ao conhecimento.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais de ensino.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais de ensino.
O projeto começou no ano de 2011 e vem crescendo cada vez mais. Os pibidianos que integram o projeto, Ceny Langner, Lucieli Dalcanalle, Cassia Belle, Débora Karina Aiala, e Josiane Teresinha Ribeiro de Souza, são bolsistas da faculdade e vivem a teoria na prática.
Segundo os pibidianos Ceny, Lucieli e Cassia, o projeto tem como objetivo o conhecimento da literatura, não somente a interpretação textual. Proporciona o contato com obras literárias de muitos gêneros e autores, para que os estudantes do colégio tomem gosto pela leitura e queiram cada vez mais buscar o conhecimentos de obras e autores diversos.
A professora Valéria Barbiero, supervisora do projeto Pibid de Letras no Colégio Doze de Novembro, destaca a leitura prazerosa e reflexiva que ocorre na interação entre os bolsistas da Universidade Fronteira Sul (UFFS) e os jovens estudantes do Colégio Doze de Novembro.
Abaixo, entrevista com a professora Valéria:
Comunica - O que é e qual é o objetivo do Círculo de Leitura?
Profa. Valéria - “O círculo de leitura serve para desenvolver no aluno o gosto de ler, de maneira prazerosa, e incentivá-lo a refletir sobre as ideias da obra, através de um debate aberto, decodificando a mensagem e absorvendo os sentidos que ela proporciona. Os encontros de leitura são momentos de reflexão sobre a obra lida, que podem ser questões literárias, sociais, filosóficas, entre outras, contribuindo para a formação do aluno”.
Comunica - Como a leitura modifica a sociedade?
Profa. Valéria - “A leitura produz conhecimento e cultura, proporcionando ao leitor a formação de suas próprias ideias e opiniões, servindo de meio para libertar e transformar pessoas e consequentemente a sociedade”.
Comunica - Qual a contribuição do Pibid tanto para o colégio quanto para a universidade?
Profa. Valéria - “O Pibid, através da vinculação entre a Universidade e a Escola, por meio de seus licenciados, contribui para a formação de professores, valoriza o magistério e aprimora a educação dos jovens estudantes. Dessa forma auxilia os alunos a construir conhecimentos e valores necessários para desenvolver uma consciência crítica e atuar no meio social em que vivem, como cidadãos responsáveis”.
Comunica - Como ocorre a interação entre a UFFS e o Colégio Doze de Novembro no quesito aprendizagem?
Profa. Valéria - “A interação entre a UFFS e o colégio contribui para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos; e proporciona um espaço de conhecimento, tanto para o estudante quanto para os pibidianos, que vivenciam a teoria e a prática da docência”.
Segundo os pibidianos Ceny, Lucieli e Cassia, o projeto tem como objetivo o conhecimento da literatura, não somente a interpretação textual. Proporciona o contato com obras literárias de muitos gêneros e autores, para que os estudantes do colégio tomem gosto pela leitura e queiram cada vez mais buscar o conhecimentos de obras e autores diversos.
A professora Valéria Barbiero, supervisora do projeto Pibid de Letras no Colégio Doze de Novembro, destaca a leitura prazerosa e reflexiva que ocorre na interação entre os bolsistas da Universidade Fronteira Sul (UFFS) e os jovens estudantes do Colégio Doze de Novembro.
Abaixo, entrevista com a professora Valéria:
Comunica - O que é e qual é o objetivo do Círculo de Leitura?
Profa. Valéria - “O círculo de leitura serve para desenvolver no aluno o gosto de ler, de maneira prazerosa, e incentivá-lo a refletir sobre as ideias da obra, através de um debate aberto, decodificando a mensagem e absorvendo os sentidos que ela proporciona. Os encontros de leitura são momentos de reflexão sobre a obra lida, que podem ser questões literárias, sociais, filosóficas, entre outras, contribuindo para a formação do aluno”.
Comunica - Como a leitura modifica a sociedade?
Profa. Valéria - “A leitura produz conhecimento e cultura, proporcionando ao leitor a formação de suas próprias ideias e opiniões, servindo de meio para libertar e transformar pessoas e consequentemente a sociedade”.
Comunica - Qual a contribuição do Pibid tanto para o colégio quanto para a universidade?
Profa. Valéria - “O Pibid, através da vinculação entre a Universidade e a Escola, por meio de seus licenciados, contribui para a formação de professores, valoriza o magistério e aprimora a educação dos jovens estudantes. Dessa forma auxilia os alunos a construir conhecimentos e valores necessários para desenvolver uma consciência crítica e atuar no meio social em que vivem, como cidadãos responsáveis”.
Comunica - Como ocorre a interação entre a UFFS e o Colégio Doze de Novembro no quesito aprendizagem?
Profa. Valéria - “A interação entre a UFFS e o colégio contribui para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos; e proporciona um espaço de conhecimento, tanto para o estudante quanto para os pibidianos, que vivenciam a teoria e a prática da docência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário