terça-feira, 8 de maio de 2012

Em que pé anda a obra???

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/ Realeza)

Nesta edição, o Comunica pretende informar aos seus leitores “em que pé anda” a construção do novo campus da UFFS/ Realeza, que teve início no ano de 2011 em uma área que fica às margens da PR-182.

Ainda no final do ano passado, a informação passada à Comunidade Acadêmica era a de que a construção do novo campus estava em ritmo acelerado e de que a primeira etapa da obra, primeiro bloco de salas e laboratórios, seria entregue no início das atividades do ano letivo, em fevereiro de 2012. Já neste ano, a previsão é outra. A entrega das obras está prevista para o final de junho.

De acordo com um dos fiscais das obras e técnico de laboratório da UFFS/Realeza, Edson Antonio Santolin, "tanto a Construtora Cidade Bela, responsável pela conclusão das obras do Bloco A, quanto a Guilherme, responsável pela conclusão das obras dos três laboratórios, estão com o andamento das obras em dia, de acordo com o cronograma de atividades estipulado por elas".


                                                                                                                       Edson Santolin/UFFS/ Realeza
 Construção do novo campus da UFFS/Realeza

A conclusão das obras é afetada por dois fatores, o fator interno e o fator externo. O primeiro dos fatores, o interno, é a conclusão da construção dos blocos em si, já o segundo, fator externo, se refere à ligação da rede de água e esgoto com a Sanepar, rede elétrica com a Copel e o sistema de Telecomunicações. As construtoras citadas acima são as responsáveis pelo fator interno e estão seguindo o cronograma estipulado. Quanto ao fator externo, Edson Santolin frisa que a Secretaria Especial de Obras (SEO), em Chapecó, está providenciando os recursos necessários para o funcionamento do Campus.

O Bloco A consiste de um prédio de 4 pavimentos, que, de imediato, terá seu espaço utilizado pelos servidores e alunos do Campus, sendo disponibilizadas 17 salas de aulas, biblioteca, auditório para 100 pessoas, cantina, reprografia, três elevadores, dois laboratórios de informática e salas para os servidores. Já o bloco de Laboratórios é formado por três prédios de apenas um pavimento, divididos em vários laboratórios individuais.


                                                                                                                       Edson Santolin/UFFS/ Realeza
Operários da construtora Cidade Bela, trabalhando na construção do bloco A,
no novo Campus da UFFS/ Realeza

A distribuição dos laboratórios foi feita por cursos, e estão alocados em cada bloco da seguinte maneira:

Bloco de Laboratórios 1: Laboratórios de Ensino de Ciências, Instrumentação Alternativa, Ciências/Materias, Práticas de Ensino, Anatomia Humana, Avaliação Nutricional, Multidisciplinar de Domínio Comum, Literatura e Formação de Leitores, Estudos Linguísticos, Ensino de Língua e Literatura e Multimídia;

Bloco de Laboratórios 2: Laboratórios de Física Moderna, Mecânica, Óptica, Eletricidade, Termodinâmica, Química Geral Inorgânica I e II, Geociências, Bioquímica e Biofísica, Química Orgânica e Bromatologia, Sala de Apoio;

Bloco de Laboratórios 3: Laboratórios de Zoologia e Parasitologia, Microscopia, Histopatologia e Técnicas Histológicas, Botânica, Microbiologia e Imunologia, Bioquímica dos Alimentos, Nutrição, Tecnologia dos Alimentos, Fisiologia e Farmacologia, Bromatologia.

Segundo Edson, todas as obras da Universidade seguem as normas de segurança, sendo que antes de serem implantados, seus projetos são submetidos à aprovação do corpo de bombeiros

O coordenador administrativo do Campus Realeza, Jaci Poli, em conversa com o Comunica, afirmou que se houverem atrasos nas obras, a alternativa será permanecer no campus provisório, mas que, a princípio, o ideal é iniciar o processo de transferência de toda a Universidades para o novo campus, antes do recesso dos alunos, e que iniciemos o primeiro dia letivo, do segundo semestre de 2012, já no campus definitivo. Segundo Jaci, "a maior preocupação agora é com as ligações de água, esgoto e internet, que não temos ainda uma resposta conclusiva de que estará concluída, mas está prevista para o mês de junho".


                                                                                          Edson Santolin/UFFS/ Realeza
 Construção dos prédio definitivos da UFFS/Realeza

 Jaci Poli ainda frisa que o prédio de laboratórios pode atrasar um pouco, mas que o prédio de aulas, Bloco A, já está bem adiantado e tem conclusão prevista para a metade de junho e que, inclusive, já se prevê a inauguração do prédio ainda para a metade de junho. De acordo com Jaci Poli, a pavimentação das ruas de acesso ao novo campus, provavelmente, não estará pronta até junho, mas que está garantido que todas as ruas de acesso estarão cascalhadas.

Perguntado sobre a reforma de salas no antigo auditório do campus provisório da UFFS/ Realeza, Jaci Poli explica que desde o ano passado foram licitadas construções de novas salas, reformas na biblioteca, na guarita, no Laboratório de Anatomia e construções de acessibilidade ao campus, sendo que a reforma de salas estava prevista para o início do ano letivo de 2012, no entanto, a construtora responsável, não entregou em tempo. A negociação que se faz agora é a de tentar terminar a reforma das salas de aula para que os laboratórios do campus provisório possam ser reativados, já que eles estão sendo usados como salas de aula. Devido ao atraso das obras no campus provisório e pela previsão de transferência para o campus definitivo, não há mais necessidade de serem realizadas as demais reformas citadas acima.

O Campus Realeza é o mais adiantado entre os cinco Campi, no sentido de transferência para o campus definitivo, pois, de acordo com Jaci Poli, todos os outros campi (Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Chapecó) têm previsão de transferência para o campus definitivo para o início do semestre letivo de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário