sexta-feira, 25 de maio de 2012

Além das Estrelas


Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais visitam Pólo Astronômico

Por Willian Moura e Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/Realeza)

Na tarde do sábado, 19 de Abril de 2012, acadêmicos da 5ª Fase do Curso de Ciências fizeram uma visita técnica ao Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que fica situado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

                                                             Maiara Vissoto/Acadêmica UFFS
Registro da visita foi feita em diversos locais
O principal objetivo dessa viagem foi fazer um encerramento da disciplina de Astronomia, cujas aulas aconteceram durante o primeiro trimestre de 2012. Ao chegar ao Pólo, os acadêmicos foram recepcionados pelos guias do local, que, atentamente, foram explicando um pouco sobre assuntos relacionados a cartas celestes, localização e horários. 
 
No início do ano de 2011, alguns acadêmicos fizeram esta mesma visita ao Pólo Astronômico. Foi vista uma grande diferença entre a primeira vez em que os acadêmicos estiveram ali e esta segunda visita, pós aulas de astronomia, como conta a acadêmica Maiara Fantinelli: “nesta segunda visita, devido ao fato de termos conhecimento sobre a área de astronomia, as observações e leituras do espaço tiveram mais sentido, pois, na época, ainda éramos totalmente leigos em relação aos temas relacionados aos astros: sabíamos nada mais do que o senso comum.” Com isso, durante a visita, houve debates e discussões construtivas dos estudantes com os guias, animando ainda mais o passeio.

Como já possuíam certo conhecimento em relação a observações e localização geográfica, aprendidos durante as aulas de astronomia, os acadêmicos realizaram uma observação a céu aberto, identificando constelações, planetas e satélites que estavam visíveis naquela noite. Como é relatado pela acadêmica Tatiana Palinski, “foi muito empolgante poder ver ali constelações que foram estudadas em sala de aula, como, por exemplo, a do Escorpião, que é uma constelação de fácil identificação e pode ser vista quase todos os dias.” Tatiana ainda coloca que pôde observar constelações que não sabia identificar anteriormente, e que, agora, com a visita, tornaram-se mais claras para ela. Finalizando, a acadêmica ainda salienta que “o melhor dessa observação é que o monitor nos questionava sobre qualquer astro que víamos, constelações e, como já tínhamos um embasamento do conteúdo, podíamos respondê-lo, não ficávamos no vácuo”.

Em seguida, o grupo se dirigiu ao observatório e realizou uma observação ao telescópio. Conseguiram observar Saturno, o planeta dos anéis. Nenhum acadêmico que ali se encontrava já tinha feito uma observação ao telescópio, como conta com grande surpresa a acadêmica Andreia Belusso: “Fantástico. Esta palavra resume a observação de Saturno. A sensação de ver com os teus olhos algo que você só conhecia por imagens ilustrativas e fotos é simplesmente fascinante. Somos realmente privilegiados por ter a oportunidade de fazer a observação no momento em que o planeta, que, em minha opinião, é o mais bonito do sistema solar, estava em um ponto favorável de observação, sendo possível ver nitidamente seus anéis.”
 

                                                            Por Bruno Pastoriza/UFFS
 
Fim da visita ao Pólo Astronômico

Na oportunidade, os visitantes da UFFS, bem como alguns turistas que ali estavam, puderam acompanhar uma sessão no planetário do Pólo. O jogo de vozes e luzes promoveu a admiração e o entusiasmo dos telespectadores, que fixaram seus olhos no “céu” na expectativa de observar e analisar cada imagem que surgiria.

Na volta para casa, algumas conversas estavam embaladas pelo som de rock; outros se utilizavam da música para dormir, mas todos tiveram a certeza de que a beleza do cosmos é algo a ser desfrutado com calma e minuciosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário