quinta-feira, 17 de maio de 2012

Informática na UFFS

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Nesta edição, o Comunica apresenta os dois projetos de extensão da UFFS que trabalham com as tecnologias oferecidas pelo mundo da informática. Um desses projetos é voltado para a inclusão digital de jovens rurais da Região Sul do Brasil e o outro é voltado para a inclusão digital de idosos da cidade de Realeza – PR. Segue abaixo uma explicação breve de cada projeto.


Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem

Este projeto é coordenado pelos professores Anibal Lopes Guedes (Campus Erechim), Marcelo Zanetti (Campus Realeza) e Tomé Coletti (Campus Chapecó). Ele ainda conta com a colaboração de 40 professores das diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com o professor Marcelo Zanetti, o projeto tem duração de 16 meses e objetiva “promover o processo inclusivo digital de jovens de unidades produtoras familiares da Região Sul do Brasil”, uma vez que a principal fonte de renda nos estados sulistas é a agricultura familiar, esta que não possui estratégias que possibilitem a permanência dos jovens e, consequentemente, a continuidade destas unidades produtoras. Por isso, este projeto busca desenvolver metodologias para a formação de jovens do campo, nas diferentes linguagens e técnicas da informática e seus mecanismos comunicacionais, por meio de artefatos multimidiáticos, afim de melhor as condições de vida em nível social e reduzir o êxodo rural.

O professor Marcelo salienta que este projeto de extensão é de suma importância, pois ele contribuirá com a inserção do jovem na sucessão das unidades produtivas familiares, a fim de contribuírem para a manutenção da categoria de agricultores familiares que exercem papel decisivo no desenvolvimento da economia do país.

Participam deste projeto15 bolsistas, cinco em cada campi da UFFS envolvidos no projeto. Os bolsistas são: Campus Chapecó - Maria do Carmo Biazus, Jéssica Lúcia, Gomes dos Santos, Mônica Taís Zarembski, Rodrigo Levinski e Ana Carolina da Rosa Farias; Campus Erechim - Deise Balestrin, Cerize Maria de Castilho, Ana Paula Bertolli, Samuel Diego Boesler Rese e Mirian Cátia Zarpelon; Campus Realeza - Joseane Carla Schabarum, Geovane da Luz Lupatini, Elisangela Palharini de Carvalho, Giovana Paludo Giombelli e Felipe Floss.


Inclusão Digital na Idade Dourada

Coordenado pela professora Lucimar Maria Fossatti de Carvalho e colaboração do professor Marcelo Zanetti, este projeto objetiva “identificar recursos e elementos de interface para possibilitar o uso das tecnologias da informação aos idosos permitindo a sua inclusão digital na sociedade da informação”.

Com duração de 12 meses, este projeto visa proporcionar aos idosos o acesso às tecnologias de informações, fornecendo estímulos à memória de curto prazo dos idosos, por intermédio da realização de tarefas simples, como: acesso aos portais da Web, navegação e acesso a informações sobre diversos assuntos; comunicação na Web utilizando o e-mail e bate-papo; utilização de ferramentas de busca da Internet; trabalhar a coordenação motora, com a aplicação de exercícios utilizando-se do mouse; trabalhar o posicionamento do cursor em determinados objetos na tela do computador, entre outros, busca ainda, promover a disponibilização de sons em ambientes informacionais digitais, como meio de acesso às informações.

A professora Lucimar comenta que este projeto é de suma importância, pois com ele “pretende-se construir um ambiente informacional digital específico para idosos, a partir do uso de tecnologias da informação, tendo como meta desenvolver um trabalho social com objetivos voltados para as demandas da comunidade”.

O projeto conta com duas bolsistas, Mayza Izadora Lora, da 5ª fase e Jaqueline Graff Reis, da 1ª fase, ambas do curso de Licenciatura em Ciências, e conta ainda com um voluntário, Felipe Burille, da 1ª fase do curso de Licenciatura em Ciências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário