terça-feira, 8 de maio de 2012

Comunica na Estrada: Buenos Aires II

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Olá! Venho hoje trazer mais informações sobre como anda a viagem dos acadêmicos e professores da UFFS a Buenos Aires. Havia dito no último texto que escreveria se possível diariamente, porém, se fosse escrever um texto por dia, acabaria passando a maior parte da viagem escrevendo e não aproveitaria as belezas da cidade. Sendo assim, farei o possível para descrever com a maior clareza possível o que estamos vendo e fazendo neste lugar magnífico com poucos e pequenos textos, somente para que tenham um gostinho do que encontramos aqui, possivelmente apenas mais um texto além deste.

O último texto escrevi no dia de 03 de maio, um dia depois de termos chegado à capital argentina Neste dia nós havíamos tido o dia livre de eventos programados com antecedência, então tivemos a oportunidade de visitar lugares que tínhamos vontade de conhecer, como a Casa Rosada, sitada no texto. Hoje, 06 de maio, venho relatar um pouco do que aconteceu durante o restante da semana.


                                                                                                          Eduardo Alves dos Santos/ Comunica
Grupo da UFFS em frente a uma das entradas da feira do livro de Buenos Aires.


No dia 04 de maio, levantamos cedo, pois neste dia tivemos que realizar nossas inscrições para participar de um congresso dentro da feira do livro de Buenos Aires. A abertura do evento (o congresso, pois a feira já havia começado aproximadamente uma semana antes) aconteceu neste mesmo dia, com uma pequena apresentação e mesas redondas. Aproveitamos a feira para comprar alguns livros, principalmente de autores hispano-americanos, como Borges, Aira e Cortazar. De início, os livros não estavam com preços muito chamativos, chegando a estar o mesmo preço, ou até mais caros que no Brasil. Com mais paciência, procuramos e encontramos alguns que nos agradaram, porém tudo está com o preço muito acima do que é de costume.

                                                                                                     Professora Solange/ UFFS Chapecó
Ao centro, Daniel Cassany, em companhia de alguns acadêmicos da UFFS.


Sábado, 05 de maio, segundo dia de feira, a estrela central era o linguista espanhol Daniel Cassany, escritor de, entre outros, Cosina de la Escritura (1993), um de seus livros mais conhecidos. O linguista falou entre outras coisas sobre a relação da tecnologia com as práticas de leitura. Cassany disse que o tema trabalhado na apresentação é o que ele aborda em seu livro que será publicado este ano, possivelmente em outubro.

A feira é muito grande e conta com alguns atrativos tecnológicos. São seis pavilhões, sendo três reservados apenas para venda de livros e suvenirs. Abaixo, segue algumas imagens do evento para se ter uma pequena noção da magnitude do mesmo.


                                                                                                          Eduardo Alves dos Santos/ Comunica
Imagem panorâmica de um dos pavilhões da feira do livro.

                                                                                                           Eduardo Alves dos Santos/ Comunica
Ao fundo, globo construído com letras leds.



Nenhum comentário:

Postar um comentário