quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vai encarar?


Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ Realeza)

Artes marciais passam a fazer parte da rotina dos realezenses


Movimentar o corpo, manter equilíbrio e autodefesa são alguns dos princípios a serem seguidos na vida? Na visão dos praticantes das artes marciais sim. Aikidô1 e Judô2 são as duas das quatro modalidades que se inseriram na cidade de Realeza e estão, de alguma maneira, ligadas à universidade. Para saber um pouco da história, bem como do desenvolvimento, até o momento, desses esportes, o Comunica entrevistou os professores e um praticantes destas artes marciais.

Judô


Judô ou “caminho suave”, pois trabalha a relação estreita entre corpo e mente, é uma arte marcial cujos objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal, uma vez que o mais importante é utilizar o peso e a força do oponente contra ele. A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi, que pode ser azul ou branco. Este esporte pode ser praticado por todas as idades, o que explica a grande quantidade de adeptos pelo mundo.

Aqui em Realeza, essa modalidade é ministrada por Amanda Bombo, acadêmica de Medicina Veterinária (UFFS). Ela entrou no judô com 10 anos por meio de um projeto da prefeitura de Piracicaba (SP) e não saiu mais, são 9 anos de contato com esse esporte. Amanda conta que a ideia de trabalhar com o judô surgiu principalmente da necessidade da judoca estar no tatame, além de poder difundir a arte no município realezense.

No momento, a judoca está trabalhando somente com a modalidade infantil, compreendida entre os 7 e os 14 anos. Ela salienta que não houve procura dos adultos, mas que possui disponibilidade e formação para ensinar a todas as idades.

Dentre as importâncias de praticar o esporte, Amanda aponta as melhoras na parte física (desenvolvimento de músculos, manutenção do peso, agilidade e reflexo), além do equilíbrio proporcionado, enfatizando que os maiores benefícios são de fato psicológicos.

Lembramos aos interessados que as aulas acontecem, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19 horas no Centro Egon (Dojô Sakura), com contribuição mensal de R$ 50,00. Aproveitem a oportunidade, todos estão convidados!


                                                                Jakeline Gabriela Franz/ UFFS)

Sensei Gentil no centro e seus alunos treinando golpes


Aikidô

O Aikidô é uma arte marcial que, como outras, surgiu no Japão após a segunda guerra mundial e seu fundador – Morihei Ushiba – possuía limitações físicas, que foram superadas com muito esforço e treino, em artes marciais mais violentas e que eram praticadas no Japão nessa época. Com sua consciência e sua fé budista (shintoista), ele transformou e adaptou o que era um Jutsu, grupo de técnicas e movimentos com filosofia voltada para a guerra, em um Budô, o caminho do guerreiro com filosofia voltada para o desenvolvimento do corpo e da mente do guerreiro interior que existe em cada um. Assim do Daito Ryu Akijujutsu surge o Aikidô, que hoje é praticado em todo o mundo, levando principalmente a ideia da não violência, autocontrole e meditação para harmonização de corpo, mente e alma.

Em Realeza, o professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária (UFFS), Gentil Ferreira Gonçalves, é o responsável por ministrar as aulas do Aikidô. Ele é praticante desde 2002, tendo iniciado a prática em Umuarama –Paraná, e a graduação como Yudansha (portador de faixa preta) em 2008.

Sobre a ideia de trabalhar esse esporte, o professor conta que desde sua chegada em Realeza, em julho do ano passado, havia a proposta de continuar com o treinamento. Com a inexistência de oferta dessa arte no município, ele entrou em contato com seu Sensei (Mestre) em Umuarama que lhe orientou a iniciar sua própria turma. Ele ainda destaca que houve a ideia, em conjunto com o professor Emerson Martins, de se divulgar a arte marcial e a cultura Nipônica em nosso meio. Inicialmente a proposta era institucionalizar o processo como uma atividade de extensão para a comunidade interna e externa da UFFS. Como isso não foi possível viabilizar, optaram pelo segundo plano que foi a iniciativa pessoal dos professores em assumir a responsabilidade pelo espaço e pelo custos para iniciar as aulas.

O Sensei Gentil salienta que o Aikidô é uma arte marcial que se baseia principalmente na defesa, movimentos harmoniosos, controle do corpo e do espaço em torno do indivíduo e seu oponente, controle mental e físico. Os benefícios estão relacionados à ampliação das capacidades físicas, relacionadas às articulações, da autoestima, do autocontrole frente a situações diversas.

Sobre os resultados, o Sensei aponta que a turma infantil passou de 4 alunos no primeiro mês para 12 no segundo. Tanto as crianças quanto os adultos evoluíram na questão da disciplina, a partir da cobrança feita no estilo oriental, de total respeito aos mais velhos, às roupas de treino, às orientações do Sensei e aos colegas de treino e isso também é visto na forma de os alunos se sentarem, andarem e se posicionarem nos ambientes fora dos treinos. Um destaque interessante colocado por ele é sobre a adesão das meninas à prática dessa arte, que não é violenta e apresenta movimentos harmoniosos e fluidos.

A respeito de projetos futuros relacionados a esse assunto, o Sensei Gentil diz que estão agendando um evento do Aikidô para julho/agosto com a presença do Sensei Italo Fioravante Junior de Umuarama – Paraná, para exame de faixas para adultos e crianças e demonstração para a comunidade. Além disso, esse momento será a oportunidade para divulgação da cultura oriental e principalmente dos princípios ligados à educação oriental, com valores fundamentais, como respeito à natureza, aos mais velhos, aos mestres, ao colega, à família e à própria arte marcial.

Sobre as aulas de Aikidô, elas são ministradas no Dojô Sakura, para crianças, nas terças e quintas-feiras das 18:00 às 19:00 horas, e para adultos nos mesmos dias das 19:00 às 20:30 horas. O valor da contribuição mensal é de R$ 30,00. O público atingido até o momento é principalmente de acadêmicos da UFFS, nas aulas para adultos, e crianças da comunidade de Realeza.

O Comunica conversou com um dos praticantes dessa arte, o acadêmico de Medicina Veterinária, Lucas Debastiani, que ingressou no Aikidô como uma maneira de se desprender um pouco da rotina e deixar um pouco os problemas de lado, além da oportunidade de aprender novas culturas. Até o momento ele está gostando, pois destaca que é bom ter novos conhecimentos de culturas que nossas tradições não cultivam tanto, ademais a integração com o outro sempre permite trocas de experiência e aprendizagem. Ainda deixa o convite para todos participarem, pois só há benefícios aos praticantes desta arte marcial.

                                                Patrícia Romagnolli (Professora UFFS)

Amanda e sua turma nos alongamentos durante treino


Oferta é o que não falta

As modalidades relacionadas acima prezam pelo seu praticante, uma vez que promovem o desenvolvimento físico, o equilíbrio físico e mental e o respeito aos professores e colegas. Elas também oportunizam a inserção em outras culturas, como a nipônica, uma vez que não se conhece muito sobre elas.

É importante destacar, de acordo com os instrutores do espaço Dojô Sakura, que não existe fim lucrativo no projeto desenvolvido por eles. O funcionamento do espaço segue o esquema de cooperativa: os participantes fazem contribuições mensais para auxílio nos custos do Dojô e nos investimentos futuros, como ampliação da área de tatame, aquisição de bebedouro, aquisição de condicionador de ar, armários, bancos, limpeza do espaço.


1. História do Aikidô. Disponível em: <http://www.aikido.com.br/sobre.html>.

2. História do Judô. Disponível em: <http://www.judoinforme.com/historiajudo.html>

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir