quinta-feira, 31 de maio de 2012

XIV Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire

Por: Selí Teresinha Leite (Geografia/Licenciatura)

De 24 a 26 de maio, a UFFS, Campus Erechim, sediou o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O evento, que discutiu questões sobre a “Educação Popular e Transformações social”, contou com a participação de estudantes universitários, pós-graduandos, professores da educação básica e universitários, e militantes vindos de diversos estados.

A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Cultural 25 de Julho na noite de quinta-feira (24). Nessa oportunidade, o coordenador do evento, Thiago Ingrassia Pereira, e os professores Balduíno Andreola (UNILASALLE, Canoas) e Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP, Campinas) organizaram uma atividade intitulada “Círculo de Cultura”, em que os participantes sentaram-se em pequenos círculos para discutir algumas questões relacionadas ao tema do evento para, posteriormente, apresentá-las ao grupo.

Na sexta-feira (25), ocorreram as apresentações e discussões dos trabalhos de pesquisa. Esses trabalhos foram divididos em 15 eixos temáticos, dentre eles: Paulo Freire e a educação superior; Paulo Freire e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas ; Paulo Freire e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho. A partir das 16h15min, ocorreu, no Ginásio de Esportes da Escola Haidée, um momento Artístico–Cultural e, posteriormente, no Clube 14 de Julho, ocorreu uma confraternização e lançamento de livros.

O encerramento do evento ocorreu no sábado (26), no Centro Cultural 25 de Julho. Nesse momento foram expostas as sistematizações dos diálogos, avaliações do XIV Fórum, reorganização da Comissão Estadual, definição da sede do XV Fórum para 2013 (que será em Taquara/RS), além de apresentações Artístico-Culturais da Escola de Belas Artes de Erechim.

Segundo a Professora Simone Alves, doutoranda PPGDU/UFRGS, “o evento contribuiu para que diferentes profissionais repensassem a sua prática, fundamentados no diálogo Freireano, além de propiciar uma recarga nas energias para que possamos seguir a caminhada buscando melhorias em nossas práticas docentes”.

A luta continua...

                      Realeza também conta com Jiu Jitsu e Capeira no campo das artes marciais


Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/Realeza)


  Como falado em edição passada do Comunica, no texto “Vai encarar”, vamos falar aqui de outras duas artes marciais que estão fazendo parte do cotidiano dos realezenses: Jiu Jitsu1 e Capoeira2.

Capoeira

A história da capoeira é antiga, trata-se de uma manifestação cultural, a qual surgiu do encontro das culturas do índio, do negro e do português aqui do Brasil. É entendida como um jogo, que busca a corporeidade humana, a qual é baseada no diálogo do corpo, sendo que os jogadores são avaliados conforme as perguntas que irão desenvolvendo com o próprio corpo, os movimentos envolvem os braços, as pernas, a cabeça e todo o corpo.

Aqui em Realeza, a arte é ministrada pelo acadêmico de Medicina Veterinária, Evandro Rodrigues (Maka), que pratica a capoeira desde os 4 anos de idade. Na capoeira, existe um sistema oficial. Conforme o tempo de prática, o capoeirista possui determinada graduação entendida por corda, no caso de Evandro, ele possui a 7ª graduação (corda) e é considerado estagiário.

Sobre a ideia de trabalhar com isso, ele diz que ficou sabendo que outras artes estavam sendo desenvolvidas pelos professores da universidade, exemplo do Aikido, trabalhada pelo professor Gentil, e então ele pensou: por que não ter a capoeira também?. A partir daí, então, começaram as aulas.

Olha o arraial aí gente

             É realizada a festa junina de todas as entidades educacionais municipais de Realeza – PR

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

O mês de junho nem chegou ainda e já começaram as festividades em comemoração ao dia de São João. No último sábado, 26 de maio, ocorreu no Ginásio Municipal de Realeza, próximo ao Colégio João Paulo II, a festa junina das entidades de Educação Básica do Município de Realeza. Participaram da organização da festa todas as escolas municipais da cidade e mais algumas instituições que também estão ligadas ao município.


                                                                                             Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Barracadas instaladas a frente do ginásio, servia como uma das entradas para o mesmo

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Programa de Monitoria na UFFS


Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental)

A partir deste mês, maio, a UFFS conta com mais uma modalidade de bolsa: a monitoria. Essa bolsa tem por objetivos:

2.1 Oportunizar ao estudante de graduação da UFFS a participação em Projetos de Monitoria que fomentem o aprofundamento em determinada área de conhecimento;
2.2 Propiciar condições para que os acadêmicos possam desenvolver formas de pensamento e de comportamento científico;
2.3 Desenvolver no ambiente acadêmico o aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas;
2.4 Fomentar a partir das experiências oportunizadas pela Monitoria a produção científica;
2.5 Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes;
2.6 Contribuir com as questões pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão;
2.7 Avaliar as demandas de Monitoria por áreas e Cursos ofertados pela UFFS, as quais poderão auxiliar no planejamento e execução de editais futuros. (Fonte: edital 081/UFFS/2012).

No Campus Erechim foram disponibilizadas 8 bolsas, uma para cada curso. Essa definição foi estabelecida em reunião de colegiado, com a escolha de quais disciplinas seriam contempladas com a bolsa. Depois de decidido a disciplina, foi feita a seleção dos bolsistas e voluntários do programa.

Nessa seleção, por falta de candidatos, alguns cursos, como Geografia e Filosofia, acabaram cedendo a bolsa para outro curso. Mesmo nesses casos, os cursos sem monitores foram contemplados porque há monitorias para disciplinas do Domínio Comum ou Conexo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Além das Estrelas


Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais visitam Pólo Astronômico

Por Willian Moura e Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/Realeza)

Na tarde do sábado, 19 de Abril de 2012, acadêmicos da 5ª Fase do Curso de Ciências fizeram uma visita técnica ao Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que fica situado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

                                                             Maiara Vissoto/Acadêmica UFFS
Registro da visita foi feita em diversos locais
O principal objetivo dessa viagem foi fazer um encerramento da disciplina de Astronomia, cujas aulas aconteceram durante o primeiro trimestre de 2012. Ao chegar ao Pólo, os acadêmicos foram recepcionados pelos guias do local, que, atentamente, foram explicando um pouco sobre assuntos relacionados a cartas celestes, localização e horários. 
 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acadêmicos de Ciências realizam viagem de estudos


Por Juciane Fornal (Ciências Naturais/Realeza)

No último dia 11 de maio, as turmas A e B da 3ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências realizaram uma viagem de estudos com destino a conhecer o Projeto Litoral Nota Cem, do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado em Pontal do Sul, litoral paranaense, sob orientação e coordenação do professor de Biologia Daian Oliveira.

Essa viagem teve duração de três dias, na qual os acadêmicos desenvolveram atividades de observação dos ecossistemas de praia e fauna, restinga, manguezal, floresta ombrófila densa, costão rochoso, dunas, como, também, participaram de aulas de campo e palestras. Os universitários puderam participar ainda de um projeto de monitoramento ambiental realizado pelo Projeto Litoral Nota Cem, chamado “Agentes da Conservação”, em que realizaram coleta de material, medições de efeitos de fatores abióticos e levantamento de dados de pesquisa.

Os locais visitados durante estes três dias foram o Centro de Estudos do Mar, o Complexo Estuarino de Paranaguá, as Praias de Nova Brasília, do Belo, Grande, de Fora, do Farol, da Fortaleza, como, também, os Morros das Conchas, da Baleia e do Sabão e ainda o Farol das Conchas, Fortaleza N. S. dos Prazeres, Sambaqui e Estação Ecológica, localizados em Pontal do Sul, Ilha do Mel e Ilha das Peças. 
 

Oficina sobre música popular brasileira


É realizada a primeira oficina do projeto de extensão coordenado pelo professor Sérgio Massagli.


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ REaleza)

No último sábado, 19/05/2012, aconteceu na UFFS – Campus (itálico) Realeza a primeira oficina organizada pelos participantes do projeto de extensão Diálogos Interdisciplinares através do Estudo das Letras da Música Popular Brasileira, coordenado pelo professor Dr. Sérgio Roberto Massagli do Curso de Letras. Para a estreia, o professor escolheu trabalhar o gênero musical que faz parte da visão estereotipada que o Brasil possui no exterior, o samba. Em geral, a oficina foi muito descontraída, com muita música e até mesmo algumas batidas em um pandeiro que o professor Sérgio levou para apresentar aos participantes.


                                                    Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Professor Sérgio durante uma de suas falas sobre o samba

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Domínio Comum em discussão na UFFS

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia- Erechim)

Na tarde do dia 16 de maio, nas dependências da UFFS, campus Erechim, ocorreu uma reunião que objetivou criar uma comissão para sistematizar as discussões que ocorrerão em torno do Domínio Comum dentro da grade curricular dos cursos. Estiveram presentes docentes, técnicos administrativos, coordenadores dos cursos, coordenador acadêmico e diretor do campus.

O diretor do campus, Ilton Benoni da Silva, ressaltou a importância da participação da comunidade acadêmica neste tipo de discussão. Além disso, pela trajetória que a universidade já tem, afirmou que “temos condições de avaliar o que foi projetado a galope”. A ideia inicial da reunião era contemplar tanto o Domínio Comum quanto o Domínio Conexo, mas ficou estabelecido que seria prudente abordar uma temática de cada vez.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Informática na UFFS

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Nesta edição, o Comunica apresenta os dois projetos de extensão da UFFS que trabalham com as tecnologias oferecidas pelo mundo da informática. Um desses projetos é voltado para a inclusão digital de jovens rurais da Região Sul do Brasil e o outro é voltado para a inclusão digital de idosos da cidade de Realeza – PR. Segue abaixo uma explicação breve de cada projeto.


Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem

Este projeto é coordenado pelos professores Anibal Lopes Guedes (Campus Erechim), Marcelo Zanetti (Campus Realeza) e Tomé Coletti (Campus Chapecó). Ele ainda conta com a colaboração de 40 professores das diferentes áreas do conhecimento.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comunica na Estrada: Buenos Aires III


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

Este é o último dos textos que o Comunica faz para relatar a viagem do grupo de professores e alunos da UFFS a Buenos Aires – Argentina. Ele vem com um pouco de atraso, mas antes tarde do que nunca. No último texto, falei sobre como foi a participação do grupo no congresso realizado durante a Feira do Livro de Buenos Aires, com apresentações muito importantes, como a do linguista espanhol Daniel Cassany.

Após o término da feira, nós participamos do VIII Congresso Internacional Orbis Tertius «Literaturas Compartidas», na cidade de La Plata, localizada na região metropolitana de Buenos Aires. O congresso durou três dias, de 07 a 09 de maio. Para participar do evento, nós nos deslocávamos de ônibus todos os dias de Buenos Aires até La Plata, um percurso que fazíamos em aproximadamente uma hora.

Nesses últimos três dias de viagem, não sobrou muito tempo para conhecer mais lugares da região, uma vez que o evento nos consumia todo o tempo. Atividades começavam cedo, entre 8h00 e 9h00, e iam até passado das 19h00. Mesmo assim, reservamos um pequeno tempo para registrar nossa passagem por La Plata.


                                                       Eduardo Alves dos Santos/Comunica
Catedral Central da Cidade de La Plata

IV Evento do NED: “Currículo e os processos de ensino e aprendizagem”


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

No último dia 07 de maio, aconteceu na UFFS Campus Laranjeiras do Sul o IV Seminário de Estudos em Docência (NED), o qual envolveu a comunidade universitária dos cinco campi da UFFS (Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza).

Este evento teve por objetivo “apresentar, discutir e problematizar as concepções de currículo que demanda o cenário de formação docente no contexto político-pedagógico atual”. Por isso, o tema central do evento foi “Currículo e os processos de ensino e aprendizagem”, este que foi abordado em três momentos. Primeiramente, em uma mesa redonda a Professora Maria Lidia Seca Szymanski, da UNIOESTE, discutiu as “Concepções de Ensino e de Aprendizagem: superando a burocracia curricular”. Em um segundo momento, “As relações entre a escola e a formação humana” foram discutidas pela Professora Maria Izabel Serrão, da UFSC. Já em um terceiro momento, a Professora Mônica Ribeiro, da UFPR, ministrou a palestra intitulada “O que é mesmo o currículo?”. E, no intervalo das palestras, foi apresentada uma peça teatral da escola Estadual Iraci Salete, sobre o que é ser professor.
                                                                  Marcos Silva/UFFS-Realeza


Acadêmicas da UFFS/Realeza juntamente com o grupo de
 teatro da escola Estadual Iraci Salete

“Oficina de chimarrão”


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)  
“Oficina de chimarrão”. Assim ficou conhecida a interação entre o Professor Ms. Carlos França e alguns alunos da 3ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências da UFFS/ Realeza. Esta interação aconteceu no último dia 11 de maio de 2012, durante o intervalo da aula de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, lecionada pelo Professor Carlos.

Essa interação foi improvisada pela turma a fim de mostrar ao professor Carlos como é a preparação do chimarrão. O acadêmico Ederson Longaretti trouxe a erva e as acadêmicas Diana Bamberg e Sidnéia Tatiane Pless trouxeram a cuia, a bomba e água quente. A turma ainda levou doces e salgados para acompanhar o chimarrão.

                                                             Diana Bamberg/Ciências UFFS


Professor Ms. Carlos França provando, pela primeira vez, 
uma cuia de chimarrão

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Alunos da Engenharia Ambiental de Erechim em atividade de campo
Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental-Erechim) 

A turma de Engenharia Ambiental 2010 realizou uma saída de campo da disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia Ambiental, ministrada pelos professores Alfredo Castamann e Kátia Kellen da Rosa. O objetivo da saída de campo foi visualizar os aspectos geológicos e geomorfológicos que constituem nosso Estado. 

O professor Alfredo e a turma de Engenharia 2010.

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Acadêmicos  participam de 
Congresso sobre Energias Renováveis

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim) 

Nos dias 3 e 4 de maio, os acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da UFFS – Campus Erechim participaram do II Congresso Sul Americano de Energias Renováveis e Meio Ambiente que aconteceu na cidade de Xanxerê – SC. 

O objetivo do Congresso foi proporcionar uma discussão sobre a importância do uso de energias renováveis, oportunizando a troca de experiências através de discussões sobre o tema. Participaram do evento acadêmicos de diversas instituições de ensino, professores, pesquisadores e demais profissionais ligados à área. 

Engenharia Ambiental da UFFS no Congresso na UNOESC

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vai encarar?


Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ Realeza)

Artes marciais passam a fazer parte da rotina dos realezenses


Movimentar o corpo, manter equilíbrio e autodefesa são alguns dos princípios a serem seguidos na vida? Na visão dos praticantes das artes marciais sim. Aikidô1 e Judô2 são as duas das quatro modalidades que se inseriram na cidade de Realeza e estão, de alguma maneira, ligadas à universidade. Para saber um pouco da história, bem como do desenvolvimento, até o momento, desses esportes, o Comunica entrevistou os professores e um praticantes destas artes marciais.

Judô


Judô ou “caminho suave”, pois trabalha a relação estreita entre corpo e mente, é uma arte marcial cujos objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal, uma vez que o mais importante é utilizar o peso e a força do oponente contra ele. A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi, que pode ser azul ou branco. Este esporte pode ser praticado por todas as idades, o que explica a grande quantidade de adeptos pelo mundo.

Estudantes do curso de Filosofia da UFFS marcam presença em mais um EREFIL SUL


Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/ Erechim)

Nos dias 28, 29, 30 de abril e 1° de maio, nas dependências do Colégio de Aplicação da UFRGS em Porto Alegre, ocorreu a terceira edição do Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Sul (III EREFIL SUL). Os estudantes do curso de Filosofia da UFFS, pela segunda vez, estiveram presentes, com destaque para o campus Chapecó que enviou mais de cinquenta participantes.

O tema deste ano, Críticas contemporâneas da Filosofia, possibilitou que diversos alunos, da 5ª fase de Filosofia da UFFS, pudessem apresentar seus trabalhos desenvolvidos e/ou iniciados na disciplina História da filosofia contemporânea (ver boletim informativo da UFFS, nº10). O destaque da UFFS foi para a estudante Susiane Kreibich, que divulgou as atividades do grupo de estudos coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, denominado Mente, Cognição e Consciência: uma análise interdisciplinar, desenvolvido na UFFS- Erechim.

Cartaz do evento. Fonte: http://www.facebook.com/groups/274058896001535/

terça-feira, 8 de maio de 2012

Em que pé anda a obra???

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/ Realeza)

Nesta edição, o Comunica pretende informar aos seus leitores “em que pé anda” a construção do novo campus da UFFS/ Realeza, que teve início no ano de 2011 em uma área que fica às margens da PR-182.

Ainda no final do ano passado, a informação passada à Comunidade Acadêmica era a de que a construção do novo campus estava em ritmo acelerado e de que a primeira etapa da obra, primeiro bloco de salas e laboratórios, seria entregue no início das atividades do ano letivo, em fevereiro de 2012. Já neste ano, a previsão é outra. A entrega das obras está prevista para o final de junho.

De acordo com um dos fiscais das obras e técnico de laboratório da UFFS/Realeza, Edson Antonio Santolin, "tanto a Construtora Cidade Bela, responsável pela conclusão das obras do Bloco A, quanto a Guilherme, responsável pela conclusão das obras dos três laboratórios, estão com o andamento das obras em dia, de acordo com o cronograma de atividades estipulado por elas".


                                                                                                                       Edson Santolin/UFFS/ Realeza
 Construção do novo campus da UFFS/Realeza

“A leitura produz conhecimento e cultura...”

Por Bruna Louise Cazali Zuttion (Colégio Doze de Novembro)

A cada 15 dias, às quartas-feiras, ocorre no Colégio Doze de Novembro o “Círculo de Leitura” do subprojeto de Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), momento em que a escola e a faculdade formam uma equipe para a difusão da leitura entre os jovens. O projeto visa a interação entre os pibidianos e os estudantes do colégio. Para os pibidianos, é uma forma de aprimoramento para sua formação como futuros professores, e para os alunos, um caminho à cultura e ao conhecimento.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais de ensino.

Comunica na Estrada: Buenos Aires II

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Olá! Venho hoje trazer mais informações sobre como anda a viagem dos acadêmicos e professores da UFFS a Buenos Aires. Havia dito no último texto que escreveria se possível diariamente, porém, se fosse escrever um texto por dia, acabaria passando a maior parte da viagem escrevendo e não aproveitaria as belezas da cidade. Sendo assim, farei o possível para descrever com a maior clareza possível o que estamos vendo e fazendo neste lugar magnífico com poucos e pequenos textos, somente para que tenham um gostinho do que encontramos aqui, possivelmente apenas mais um texto além deste.

O último texto escrevi no dia de 03 de maio, um dia depois de termos chegado à capital argentina Neste dia nós havíamos tido o dia livre de eventos programados com antecedência, então tivemos a oportunidade de visitar lugares que tínhamos vontade de conhecer, como a Casa Rosada, sitada no texto. Hoje, 06 de maio, venho relatar um pouco do que aconteceu durante o restante da semana.


                                                                                                          Eduardo Alves dos Santos/ Comunica
Grupo da UFFS em frente a uma das entradas da feira do livro de Buenos Aires.


segunda-feira, 7 de maio de 2012


SINESTÉSICOS: DIVERSIDADE, TRANS, PÓS

Por Andrei Vanin (Filosofia/Erechim)

O Sinestésicos nesse acalorado sábado de maio discutiu a “diversidade sexual” - ou os dispositivos sexuais. O debate integra a série Diálogos e teve o objetivo de discutir e levantar pontos de vista sobre questões que circulam nos diálogos da sociedade a respeito do tema. O diálogo contou com a participação dos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul, Atílio Butturi Júnior e Fábio Feltrin, além dos convidados Sandra Ferreira (acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFFS), o psicólogo Thiago Peppes e Larissa Sody. 

O Professor Fábio Feltrin

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tutorial Portal CAPES

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

O Portal da Capes é um importante instrumento na realização de pesquisas acadêmicas, pois possui conteúdo atualizado das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo os principais periódicos científicos nacionais e internacionais. “[...] foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira.”¹

Há duas semanas, a CAPES liberou o IP (Internet Protocol) da UFFS para acesso a todos os títulos por ela disponibilizados. Com isso, além dos periódicos de acesso livre, que podem ser acessados por qualquer endereço de IP através do site , agora a comunidade acadêmica poderá acessar na UFFS todo conteúdo da CAPES, ou seja, mais de 30 mil títulos.

Veja, abaixo, o tutorial para acesso de todo conteúdo do Portal CAPES (disponível apenas para acessos nas dependências da UFFS):

1º) Acesse o Portal da CAPES pela página da Biblioteca da UFFS clicando no link periódicos; 


Figura 1: Acesso ao Portal Capes pela página da biblioteca da UFFS.
Link: http://www.uffs.edu.br/

Comunica na Estrada: Buenos Aires

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza) 

Esta semana, o Comunica Realeza estreia sua mais nova coluna, a qual falará um pouco sobre as experiências de acadêmicos, professores, técnicos e outras pessoas ligadas à UFFS – Campus Realeza, em eventos realizados em cidades brasileiras e do exterior. Resumidamente, a coluna terá por objetivos: levar à comunidade acadêmica da UFFS informações sobre eventos em que a universidade esteja sendo representada de alguma forma e levar aos leitores do Comunica informações sobre os locais onde o nome de nossa universidade se faz presente. Vale ressaltar que textos para esta coluna podem ser escritos por todos os membros da comunidade universitária, que tenham o interesse de compartilhar com seus colegas e amigos as experiências vividas. 

Para começar, nada melhor do que com grande estilo. Nosso destino no momento é a cidade capital da federação argentina, Buenos Aires. Para aqueles que acham pouco, a região metropolitana de Buenos Aires é hoje a terceira maior da América Latina, ficando atrás somente da grande Cidade do México e da grande São Paulo. Além do fato de ser muito grande, Buenos Aires possui um centro cultural gigantesco, com muitas obras de grandes artistas expostas em suas praças, uma arquitetura que vai dos belíssimos casarões neoclássicos até os novos e estupendos edifícios modernos.

Pesquisas em Linguística e Literatura

Iniciam-se as atividades dos projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do Campus Realeza da área de Letras. 

Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza) 

Esta semana, o Comunica Realeza apresenta os projetos de pesquisa da área de Letras, que recentemente começaram suas atividades. No total, são quatro projetos, dos quais dois são voltados aos estudos linguísticos e dois às análises literárias. Todos os projetos, apresentados aqui, foram contemplados, cada um, com uma bolsa de aluno auxiliar de pesquisa. Além dos bolsistas, também foram aceitos alunos que quisessem participar como voluntários. O Comunica conversou com todos os professores que coordenam estes projetos. As principais informações passadas nestas conversas você encontra a seguir. 


Leitura e interpretação de textos nas escolas do Sudoeste do Paraná: Concepções de lingua(gem) e práticas pedagógicas

                                                                                   Vanessa Pagno/Comunica
Professora Luciana Vinhas e a acadêmica Daniela Farias de Souza
em reunião de estudos.


Curso de Medicina Veterinária da UFFS/Realeza conta com cinco projetos de pesquisa

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 

Nesta edição, o Comunica falou com as coordenadoras dos projetos de pesquisa do Curso de Medicina Veterinária que estão sendo desenvolvidos na UFFS/Realeza. Estes projetos de pesquisa são voltados para assuntos como bem-estar animal, atividades antibacterianas contra agentes etiológicos de mastites bovinas e uso e desuso de antibióticos. 

Apresentamos abaixo, resumidamente, as propostas dos projetos de pesquisa do Curso de Medicina Veterinária. 


“O bem-estar animal na percepção de produtores de leite da agricultura familiar do município de Realeza-PR” 

Este projeto de pesquisa é coordenado pela professora Dra. Denise Maria Sousa de Mello e conta com a colaboração da professora Dra. Susana Regina de Mello Schlemper. Ele tem por objetivo avaliar a percepção dos produtos da agricultura familiar do Município de Realeza/PR sobre os aspectos do bem-estar alimentar.