sábado, 29 de outubro de 2011

PET em Erechim: novos bolsistas e  Fórum Paulo Freire 

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim) 

O PET - Programa de Educação Tutorial - é organizado a partir de grupos dos cursos de Graduação de instituições de Ensino Superior do País, visando a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Na UFFS, campus Erechim, esse grupo foi denominado Grupo Práxis – PET/Conexões de Saberes” e é voltado para estudantes oriundos de comunidades populares, regularmente matriculados/as nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Geografia. 

Segundo o tutor do PET, Prof. Thiago Ingrassia Pereira, os estudantes das licenciaturas, através deste projeto, podem integrar à sua “ 'vida acadêmica' atividades ligadas à pesquisa e extensão, qualificando assim a “caminhada universitária”. O projeto funciona desde de 2010 e contava com três bolsistas. No mês de outubro foi aberto novo edital. O processo seletivo buscava mais seis bolsistas remunerados e dois voluntários. Poderiam concorrer a essas vagas acadêmicos dos cursos de Licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia da UFFS, campus Erechim, e as inscrições eram feitas no setor de assuntos estudantis do campus


Imagem: o professor Thiago Ingrassia e os "petianos" da UFFS



Após várias etapas de seleção previstas no edital, foram selecionadas cinco pessoas para bolsas remuneradas, a saber: Daniel Gutierrez, Joviana Vedena da Rosa, Juliana Gemelli Silva, Sandra Regina Muller Ferreira e Seli Teresinha Leite. As demais vagas foram preenchidas pelas acadêmicas Paula de Marques e Grasieli Marieli Kaczanoski. Os trabalhos já começaram e as atividades os bolsistas “novos” aos poucos se somarão aos que já estavam no projeto. 

Também organizado pelo Prof. Thiago é o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Segundo ele, o Fórum, em linhas gerais, “é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social". 

Desde sua criação, em 1999, o Fórum, segundo Ingrassia, "Busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, os Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.” 

Para a formação da Comissão Executiva do evento serão realizadas reuniões e "pré-fóruns". A primeira reunião está marcada para 4 de novembro, às 13h 30min, no auditório da UFFS/Erechim. No dia 24 de novembro, às 19h 15min, acontecerá o pré-fórum no auditório da UFFS/Erechim e no dia 25, à tarde, teremos reunião mobilizadora na Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre. 

Para ficar por dentro das informações do Fórum visite o blog: http://forumpaulofreireerechim2012.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário