segunda-feira, 3 de outubro de 2011

I Semana Acadêmica dos Cursos Diurnos da UFFS – Campus Cerro Largo

Por Kátia Fernanda Gauer (Letras Português e Espanhol / Cerro Largo)

Fonte: Serviço de Apoio à Comunicação
A I Semana Acadêmica dos Cursos Diurnos da UFFS - Campus Cerro Largo, que envolveu os cursos de Administração com ênfase em Desenvolvimento Rural, Agronomia com ênfase em Agroecologia e Engenharia Ambiental, ocorreu nos dias 26 a 30 de setembro.
O professor Sidinei Zwick Radons, organizador do evento, destaca como principal objetivo da Semana Acadêmica o contato dos discentes com profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas pertinentes a seus cursos.

Ele vê que o evento colaborou na constituição e no fortalecimento dos cursos, pois como algumas palestras eram abertas a comunidade, foi possível mostrar a ela que serão os acadêmicos os futuros profissionais, responsáveis pelas grandes mudanças esperadas para a região.
O coordenador do evento ainda ressalta o quão essencial é a participação dos acadêmicos na organização da Semana Acadêmica, pois assim eles estarão mais preparados para posteriormente organizarem esse evento pelos diretórios acadêmicos, processo que já ocorre em universidades maiores.
Neste ano os acadêmicos participaram da organização em relação a logística, divulgação e escolha dos temas geradores das palestras. Atendendo às solicitações dos alunos, as palestras fizeram um diálogo entre a teoria e a prática, consequentemente fortalecendo a formação dos participantes.
O curso de Administração teve palestras sobre 'Casos de sucesso em agroindústrias' e 'Linhas de crédito rural', o curso de Agronomia, referente ao 'Comportamento animal e pecuária leiteira' e o curso de Engenharia Ambiental, abordando a 'Atuação profissional do engenheiro ambiental', a título de exemplificação.
Pelo que foi observado, os discentes participaram da Semana Acadêmica com grande interesse e, segundo eles, foi possível vislumbrar suas atuações como profissionais da área e refletir sobre temas importantes para futuros projetos de pesquisa e extensão.
O fechamento do evento se deu com o I Seminário Regional de Energias Renováveis, em São Pedro do Butiá, que mobilizou, além do corpo universitário, uma parcela considerável da comunidade. Assim, além de adquirir conhecimento, construíram laços para caminhar juntos rumo ao desenvolvimento regional sustentável.
Fonte: Serviço de Apoio à Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário