segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Feira do Livro e suas atrações

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

A XIV Feira do Livro da cidade de Erechim promete. Este ano ela inova e traz mais cultura, turismo, literatura e acima de tudo um espaço para o diálogo entre as pesquisas realizadas pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão desta cidade. Juntamente com a Feira do Livro acontecerá a II Feira Cultural e a II Mostra de Turismo. O tema desta edição é: “Do ato de ler e escrever à conquista da cidadania”. A feira acontece de 5 a 8 de outubro, em diversos espaços da cidade.



Como acontece em muitos eventos dessa natureza, homenageia-se alguma figura importante da literatura. Este ano, a Feira homenageia o escritor, ensaísta e professor Luiz Augusto Fischer, que atua como professor de Literatura Brasileira na UFRGS e escreve para vários jornais e revistas. Como patrona da XIV Feira, tem-se a professora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, que é professora na URI de Erechim.

No dia 5, quarta-feira, ocorrem apresentações das 20h30min às 21h:  teatro, minicursos, apresentação de bandas, lançamento do blog do Arquivo Municipal da Cidade de Erechim, homenagem a ex-patronos da Feira do Livro, entre outras atividades.

Já no dia 6, as atividades continuam parecidas, com alguns acréscimos. Às 19h30min, acontece o I salão Universitário, com as comunicações orais dos trabalhos elaborados por alunos da UFFS, URI, FAE, UERGS e IFRS. As apresentações do Salão terão continuidade na sexta, dia 7, e no sábado, à tarde, a partir das 14h. Alguns trabalhos serão apresentados como comunicação oral e outros na forma de banner. Cabe ressaltar que esses trabalhos passaram por uma banca “avaliativa” e versarão sobre os mais diversos temas que cercam a Universidade ou Institutos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

No Salão, vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos da UFFS foram aceitos e serão apresentados. Eles versam sobre vários conteúdos e alguns contam com a coautoria ou auxílio dos professores da UFFS, mostrando assim o quanto nossa Universidade vem evoluindo e mostrando trabalho nas áreas de Extensão e Pesquisa.

No sábado, dia do encerramento da Feira, ocorrerá também o encontro dos Diretórios Acadêmicos (DA) e dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs)  que discutirão as principais necessidades dos estudantes e da comunidade acadêmica em geral as melhores soluções para as carências de cada instituição.

Para informações mais detalhadas sobre todas as atividades do evento, basta acessar a página:http://www.pmerechim.rs.gov.br/uploads/files/folder%20feira%20do%20livro.pdf. Ali você encontrará os horários e os dias de cada evento, para que não perca nem um dia dessa importante atividade cultural da cidade de Erechim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário