domingo, 16 de outubro de 2011

Saldo Positivo na XIV Feira do Livro de Erechim

Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

Na 14ª edição da Feira do Livro de Erechim, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro, discentes, docentes e técnico-administrativos da UFFS-Campus Erechim envolveram-se em várias atividades nas quais interagiram com diversos segmentos da comunidade local.

No I Salão Universitário, ocorrido durante a Feira por intermédio da Prefeitura Municipal de Erechim, através das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, foram apresentados painéis e comunicações orais com alguns resultados das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelas instituições da nossa região (UFFS, URI, UERGS, IFRS, IDEAU). Uma das comunicações foi apresentada por Fernanda May, bolsista do projeto PET-Conexões de Saberes, que explanou sobre os desafios e possibilidades de uma Universidade Pública e Popular a partir das experiências no projeto em que está inserida.

Além do I Salão Universitário, a Feira patrocinou o I Encontro de Bibliotecas da Região Alto Uruguai, em que ocorreram diversas mesas redondas, discussões e apresentações de trabalhos. O I Salão e o I Encontro de Bibliotecas foram iniciativas bacanas, que possibilitaram à comunidade local se informar acerca do que vem sendo discutido e produzido na UFFS-Campus Erechim, e também nas demais instituições de ensino.

Um dos destaques desta Feira foi o projeto criado por Beatriz Pellegrino Smaniotto, funcionária da Biblioteca Pública Municipal intitulado: “Contação de História”. Esse projeto conta com um grupo de 17 voluntários denominados “Anjos da Biblioteca”. Segundo a criadora, o projeto objetiva incentivar a leitura e, por esse motivo, não poderia ficar de fora desta edição da Feira do Livro, fundamentando sua presença com um stand em que foram feitos vários contos durante os dias da feira. O mesmo grupo também fez apresentações de uma peça teatral intitulada “O Chip” (de autoria de Priscila Krüger), que retratou uma crise conjugal. Este projeto existe desde dezembro de 2009 e para 2012, tem como pretensão participar de festivais para poder mostrar a evolução do grupo contando histórias. A criadora do projeto diz estar aberta a propostas de parcerias e até patrocínio para viabilizar a continuidade do projeto. 
 
 
Integrantes do grupo "Anjos da Biblioteca"
 
Teatro apresentado durante a Feira
 Em entrevista a servidora da UFFS, Kelly Cristina Reis (do setor de Apoio à Comunicação), a profª Alessandra Ávila Martins, coordenadora da comissão organizadora da participação da UFFS na Feira afirmou que “a intensa participação do Campus Erechim, tanto no estande como nas atividades paralelas, conferiu visibilidade à instituição e, além disso, mobilizou estudantes, professores e técnicos que, de diferentes formas, se fizeram presentes no evento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário