domingo, 16 de outubro de 2011

Universidade sem Fronteiras: oportunidade de aperfeiçoamento no Exterior

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Ciência Sem Fronteiras é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, o CNPq, a Capes, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa prevê a distribuição de 75 mil bolsas em 4 anos, com a finalidade de “[...] promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.”(CIÊNCIA SEM FRONTEIRA, 2011).

Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br

A UFFS está participando do programa com bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG). Conforme o Edital Nº 145/UFFS/201, a Universidade vai conceder apoio a dois estudantes regularmente matriculados com o objetivo de aperfeiçoar a sua formação acadêmica e estimular suas competências e habilidades.

As inscrições podem ser realizadas do dia 7 ao dia 24 de outubro, preferencialmente para alunos das: Engenharias e demais áreas tecnológicas, Ciências Exatas e da Terra, Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, Computação e Tecnologias da Informação, Tecnologia Aeroespacial, Fármacos, Produção Agrícola Sustentável, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Energias Renováveis, Tecnologia Mineral, Biotecnologia, Nanotecnologia e Novos Materiais, Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção, Ciências do Mar, Indústria Criativa, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva, Formação de Tecnólogos.

Os interessados em se inscrever no programa devem suprir os seguintes requisitos:

I - ter completado 18 (dezoito) anos até ao final de janeiro de 2012;
II - estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFFS que se enquadre nas áreas prioritárias do edital;
III - ser bolsista de iniciação científica, ou de iniciação tecnológica, vinculado a projetos ou programas de pesquisa, da UFFS ou de agências de fomento;
IV - ter concluído pelo menos 30% das disciplinas do curso que frequenta na UFFS, ou ter cursado pelo menos metade das disciplinas de um curso de duração equivalente, na mesma área ou em área afim, em outra instituição de ensino superior, anteriormente ou concomitantemente a seu ingresso na UFFS;
V - ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino;
VI - ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no Brasil.

As instituições de ensino estrangeiras que estão conveniadas ao Programa podem ser visualizadas no endereço: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br. Maiores informações sobre benefícios, inscrições, processo e critérios de seleção, comissão avaliadora, cronograma, implementação das bolsas e o compromisso dos bolsistas e da Universidade estão no Edital Nº 145/UFFS/2011 Programa Ciência Sem Fronteiras, que pode ser encontrado no endereço: www.uffs.edu.br.

REFERÊNCIA

CIÊNCIA sem Fronteiras. Programa: O que é?. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br/web/guest/inicio . Acesso em: 16 otu. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário