sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vai ter bisss!!??

Com o sucesso da primeira confraternização do curso de Ciências, professores e acadêmicos aguardam novo encontro.

                                                                                                                      Maiara Vissoto/Ciências
Integração entre professores e acadêmicos
do Curso de Ciências.

Por Jéssica Pauletti (Ciências / Realeza)

Nada melhor que começar a semana desse jeito! Foi isso que os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química puderam dizer depois da noite de segunda- feira, 24 de outubro de 2011. A confraternização entre acadêmicos e professores deste curso ocorreu na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Realeza e foi recheada de muito churrasco, saladas e altos papos.

Como conta o presidente do Centro Acadêmico de Ciências, Juan Côrrea, o evento foi organizado pelo Centro, com a ajuda de algumas alunas da 4° fase. Um dos objetivos foi comemorar o dia do professor, ocorrido em 15 de outubro. O outro foi fortalecer a integração entre os acadêmicos das diferentes fases do curso, bem como aproximar professores e estudantes. O colegiado de Ciências abraçou a causa e apoiou a participação de todos no evento.

Já devidamente acomodados na AABB, os participantes foram convidados a assistir uma partida de futebol entre os meninos do Curso. Mas, ao saírem do vestiário, surpresa de todos. Não eram meninos, ou pelo menos suas vestes não demostravam isso. Eram saias ao vento, cabelos longos loiros e pretos, maquiagem gritante. Impossível conter os risos e os flashs. Toda a folia comandada pelo professor Emerson Martins.

                                                                                                                          Dioni Angelin/Ciências
Meninos foram “meninas”por algum tempo.
Seguindo a programação da noite, houve uma homenagem aos professores que já atuaram ou atuam no curso de Ciências, bem como foram lembrados os membros da direção do Campus Realeza, o diretor João Alfredo Braida, o coordenador acadêmico, Antônio Marcos Myskiw, e o coordenador administrativo, Jaci Poli. As homenagens se caracterizaram pela leitura de textos que lembraram a convivência professor-aluno dentro da UFFS e a importância disso para os novos licenciandos.

Para deixar ainda mais registrado esse momento, o acadêmico e chargista Dieison Dolinski (Diêh) produziu caricaturas dos queridos professores que foram colocadas em quadrinhos e entregues aos homenageados.
                                                                                                                        Maiara Vissoto/Ciências
Professora Ângela Della Flora com seu quadrinho
e a acadêmica Tatiana Palinski.

Um dos professores e mentores das principais armações, Emerson Martins, concedeu o seguinte depoimento a respeito da confraternização: “Às vezes, o cotidiano pode ser bastante cruel. Isso me ocorreu na segunda- feira, 24/11, porque parece que esquecemos a humanidade que há em nós e nos outros. A confraternização promovida pelos acadêmicos de Ciências nos lembrou uma lição simples na profissão de professor: somos 'humanos, demasiadamente humanos'. Sorrir, brincar, abraçar, celebrar a vida, são coisas cada vez mais distantes da Acadêmia. Agradeço a todos/as os/as acadêmicos/as de Ciências por nos ensinarem que podemos nos aproximar e nos fortalecer pela presença do outro. E, claro, não posso esquecer da "Gaiola das loucas" dos sutiãs, foi uma "loooouuuuuuucuuuuuuura". Meeeee deeeeuuuuuuxxx. Novamente, obrigado”.

Para a acadêmica Tatiana Palinski “esse momento foi um dos melhores que o curso já teve”. Ela afirma que foi uma noite descontraída, divertida, muito animada. Destaca também o entrosamento dos acadêmicos com os professores, isso pode ser considerado como um ponto positivo desta universidade, “pois além de termos relações na sala de aula, quando estamos em outros lugares, a relação é melhor ainda, pode-se dizer que para alguns, bem, posso afirmar em particular, criei uma amizade, indiferente da sala de aula, que com certeza vale muito a pena”.

Por fim, Tatiana afirma que “apesar de alguns professores não terem comparecido, e também muitos alunos ausentes, a festa foi ótima, bem organizada, e acredito que quem não foi, depois de ficar sabendo como foi, se arrependeu de não marcar presença”.

                                                                                                                         Maiara Vissoto/Ciências
 Professores que foram homenageados
por tudo que representam aos acadêmicos.
Simplesmente foi ótimo o encontro, o espaço oportunizou conversas informais, esquendo, por um momento, a rigorisadade acadêmica. Professores e alunos são pessoas como as demais, que precisam ter uma vida social e nada mais adequando do que permitir tal evento. Os participantes aguardam anciosos novos encontros, na qual risos serão dados, promessas serão feitas e a proposta de integração possa acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário