sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UFFS realizará III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência

 

Para receber certificação de participação do evento,
       os interessados devem se inscrever no site
http://www.neduffs.org/, até o dia 06 de novembro

Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

No próximo dia 07 de novembro, acontecerá, na UFFS campus de Realeza, o III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência. O Núcleo de Estudos em Docência (NED) é uma iniciativa dos cursos de licenciatura da UFFS, o qual pretende estabelecer uma articulação entre professores formadores, professores em atuação na educação básica e estudantes das licenciaturas, além de qualificar o processo formativo desencadeado nas licenciaturas da universidade. Esse núcleo da UFFS foi criado no ano de 2010, a partir de um projeto institucional para concorrer ao edital do programa PRODOCÊNCIA (Programa de Consolidação das Licenciaturas) da CAPES (028/2010).

O Comunica conversou com a professora Me. Caroline Heinig Voltolini, uma das coordenadoras do NED e responsável pela organização deste evento, que nos esclareceu o que é o evento do NED e como estão sendo as preparações para o mesmo.

Comunica: O que é o evento do NED? O que é o evento do NED?

Caroline: O evento do NED em Realeza chama-se III- Seminário do Núcleo de Estudos em Docência da Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza: Conhecimento, Formação e Docência. O evento do NED em Realeza chama-se III- Seminário do Núcleo de Estudos em Docência da Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza: Conhecimento, Formação e Docência.

Comunica: Quando acontecerá esse evento?Quando acontecerá esse evento?

Caroline: Serão realizadas duas palestras no dia 07 de novembro (segunda-feira), à tarde, no Auditório da UFFS, e, à noite, na Casa de Cultura de Realeza.Serão realizadas duas palestras no dia 07 de novembro (segunda-feira), à tarde, no Auditório da UFFS, e, à noite, na Casa de Cultura de Realeza.

Comunica: Quem poderá participar desse evento?Quem poderá participar desse evento?

Caroline: A participação é livre a todos os interessados em educação, porém o foco são os professores de licenciatura da UFFS, discentes dos Cursos de Licenciatura e professores da educação básicaA participação é livre a todos os interessados em educação, porém o foco são os professores de licenciatura da UFFS, discentes dos Cursos de Licenciatura e professores da educação básica

Comunica: Quais são os objetivos desse evento?

Caroline: O III Seminário do NED "Conhecimento, formação e docência" tem como objetivo geral explicitar, discutir e problematizar as relações existentes entre o conhecimento científico, as concepções de educação e a docência vinculadas ao contexto político-pedagógico contemporâneo. O III Seminário do NED "Conhecimento, formação e docência" tem como objetivo geral explicitar, discutir e problematizar as relações existentes entre o conhecimento científico, as concepções de educação e a docência vinculadas ao contexto político-pedagógico contemporâneo.

- A primeira palestra deste evento, "Concepções de educação e docência", tem como objetivo específico apresentar, discutir e problematizar as concepções de educação que demarcam o cenário da formação docente no contexto político-pedagógico atual.

- A palestra de encerramento "A docência e a formação do espírito científico" buscará explicitar e discutir a dimensão formativa das ciências e analisar o papel da docência na formação do espírito científico.

Comunica: Quem são os responsáveis pela organização do evento? Quem são os responsáveis pela organização do evento?

Caroline: É preciso ressaltar que existe um projeto maior que foi elaborado no ano de 2010 por docentes representantes de todos os campi da UFFS e foi contemplado pelo programa de consolidação das licenciaturas. - PRODOCÊNCIA da CAPES (028/2010). Tal projeto prevê a realização de seminários nos campi da UFFS como uma das estratégias para fomentar a qualidade dos cursos de licenciatura a partir da implantação e implementação do Núcleo de Estudos em Docência (NED) da UFFS como espaço de articulação entre professores formadores, professores em formação inicial e professores em exercício na educação básica. Este ano, alguns dos Integrantes do NED de Realeza formaram uma comissão para realmente organizar este evento em nosso campus. Esta comissão é formada pelos seguintes professores de Cursos de Licenciatura: Ana Carolina Teixeira Silva, Marcos Silva, Neide Cardoso de Moura, José Oto Konzen, Renata Orlandi e eu.

Comunica: Quais são as expectativas para esse evento? Quais são as expectativas para esse evento?

Caroline: Esperamos apresentar a proposta deste Núcleo para a comunidade e em especial para professores e discentes das licenciaturas e professores das escolas de educação básica e iniciar a discussão sobre questões relacionadas à docência.Esperamos apresentar a proposta deste Núcleo para a comunidade e em especial para professores e discentes das licenciaturas e professores das escolas de educação básica e iniciar a discussão sobre questões relacionadas à docência.

Comunica: Esse é o primeiro evento do NED? Esse é o primeiro evento do NED?

Caroline: O primeiro evento do NED foi realizado no mês de agosto em Chapecó, o segundo, em outubro, em Cerro Largo, portanto aqui será o terceiro evento do Núcleo. O primeiro evento do NED foi realizado no mês de agosto em Chapecó, o segundo, em outubro, em Cerro Largo, portanto aqui será o terceiro evento do Núcleo.

Comunica: Existem expectativas de serem realizados outros eventos nos próximos anos?Existem expectativas de serem realizados outros eventos nos próximos anos?

Caroline: No ano que vem, ocorrerão eventos em Laranjeiras do Sul, Erechim e novamente em Chapecó. No ano que vem, ocorrerão eventos em Laranjeiras do Sul, Erechim e novamente em Chapecó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário