terça-feira, 22 de novembro de 2011

Final de semestre movimenta Curso de Letras do Campus Cerro Largo – parte I


por Kátia Fernanda Gauer (Letras Português e Espanhol / Cerro Largo) 

Com o objetivo de contribuir com a formação dos acadêmicos e com o processo de construção do Curso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo, foram desenvolvidas diversas atividades / eventos entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro.

19 e 20 de outubroCurso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo recebeu professores e estudantes da Universidade de Kiel da Alemanha

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, ocorreu a atividade de intercâmbio entre professores e estudantes de língua portuguesa e língua espanhola da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, da Alemanha e professores e estudantes do Curso de Letras da UFFS- Campus Cerro Largo. Organizada pelos professores Cristiane Horst e Marcelo Krug, a atividade teve o intuito de proporcionar troca de experiências em relação ao ensino,  pesquisa e extensão nas universidades envolvidas.
No que diz respeito à programação, podemos destacar a palestra ministrada pelo professor Harald Thun, “Contatos do português brasileiro em áreas de fronteira”, que abordou três projetos de pesquisa que combinam a dialetologia pluridimensional e contatual com a sociolinguística. Houve também a troca de experiências em momentos de integração, oportunidade em que os participantes se comunicaram em português, alemão, inglês e, principalmente, em espanhol.
A acadêmica Marciele Marques (UFFSCerro Largo) relata "Fue una experiencia maravillosa! ,destacando as diferenças culturais existentes entre os dois grupos,uma experiência de trocas, aprendizagens e muito conhecimento adquirido acerca do todo. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa, levando em conta a situação de interação que foi vivida."
Outro momento significativo foi a visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, que tem a língua alemã e a língua inglesa como línguas estrangeiras em seu currículo. Além de assistir aulas, ocorreu um diálogo sobre o ensino nas escolas no Brasil e na Alemanha, como também uma conversa sobre o trabalho que a escola vem realizando em relação ao ensino de línguas estrangeiras e suas perspectivas para o futuro. 
Fonte: Serviço de Apoio à Comunicação

25, 26 e 27 de outubro - Curso de Letras da UFFS - Campus Cerro Largo realizou a I Semana Acadêmica de Letras

Entre os dias 25 e 27 de outubro ocorreu a I Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo, sob a coordenação dos professores Ana Beatriz Ferreira Dias,  Demétrio Alves Paz e Marcelo Jacó Krug. O evento abarcou  três grandes áreas do conhecimento pertinentes às Letras, em forma de mesas redondas, comunicações e oficinas: Linguística, Língua Espanhola e Literatura.
 Na primeira noite, a mesa redonda de Linguística, coordenada pela professora Cristiane Horst (UFFS), teve como participantes as professoras Cláudia A. Rost Snichelotto (UFFS – Campus Chapecó) e Tatiana Keller (UFSM). Podemos destacar as discussões acerca da variação e mudança linguística, possibilitando reflexões e questionamentos referentes à polêmica do livro didático Por uma vida melhorde Heloísa Ramos, e também sobre a própria prática em sala de aula, considerando toda inversão que a mídia provocou sobre o tema.
Na segunda noite, o tema da mesa redonda foi Língua Espanhola, que foi coordenada pela professora Neiva Maria Graziadei Fernandes, teve como palestrantes, Ana Carolina Teixeira Pinto (UFFS – Campus Realeza) e Santo Gabriel Vaccaro (UFFS – Campus Chapecó). Os integrantes da mesa lançaram um olhar ao trabalho de literatura e língua espanhola simultaneamente, fazendo reflexões sobre essa possibilidade e defendendo-a, pois segundo eles através da literatura é possível conhecer a cultura, língua e história de um povo. Ainda nesta noite tivemos a apresentação do grupo de teatro La Broma (UFFS - Campus Realeza) e do grupo de teatro Españarte (UFFS - Campus Cerro Largo).  
            Na noite de encerramento, a área do conhecimento da mesa redonda foi Literatura, que foi coordenada pelo professor Demétrio Alves Paz e teve como convidados Valdir Prigol (UFFS – Campus Chapecó), Luciano de Melo de Paula (UFFS – Campus Chapecó) e Eni de Paiva Celodonio (UFSM). Pelo que foi observado, as reflexões sobre o tema “Eu quero ler, mas minha profe não deixa...”, provocaram grande interesse do público presente, levando os ouvintes a pensarem alternativas a fim de tornar a leitura dos livros clássicos mais instigante para os estudantes do ensino médio e fundamental, sem estigmatizar outras leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário