quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Despedida com chave de ouro!

Projeto de extensão realiza sua última oficina do ano focando na obra de Chico Buarque de Holanda
                                                                                                                       Juciane Fornal/Comunica
Professor Sérgio iniciando último o encontro do ano do projeto.

 Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Na tarde do último dia 05 de novembro, muitos apaixonados pela música popular brasileira (MPB) se uniram para assistir à última oficina do projeto de extensão “História, Cultura e Poesia das letras na Música Popular Brasileira”, coordenado pelo Professor Dr. Sérgio Massagli.
 Após o sucesso das oficinas voltadas para o “Samba”, “Bossa Nova” e “Tropicália”, o projeto decidiu apostar na obra de Chico Buarque de Holanda, grande cantor e compositor brasileiro. Como era de se esperar, este último encontro foi um verdadeiro show, teve de tudo, desde músicas de Chico Buarque até vídeos de obras do cantor, com direito a interpretação da música “Meu refrão”, de Chico Buarque, feita pela acadêmica do curso de Ciências, Ana Paula Ghizzo, acompanhada pelo som de violão tocado pelo comerciante César Detoni.

                                                                                                                      Juciane Fornal/Comunica
Acadêmica Ana Paula Ghizzo cantando a música “Meu refrão”,
de Chico Buarque, acompanhada por César Detoni.

Para iniciar este encontro o professor Sérgio relembrou brevemente o que já havia sido discutido nas demais oficinas. Logo após, a acadêmica da segunda fase do curso de Letras, Eline Barbosa, discutiu e apresentou a vida e obra de Chico Buarque de Holanda. Ela destacou desde a infância do autor, falando de suas obras, participações em programas de TV, músicas lançadas, entre outros. Também comentou algumas obras de Chico, dentre elas estavam as “Marchinhas de carnaval”, “A banda”, “Disparada”, “Para ver a banda passar”, “Carolina”, “Roda viva”.

Dando continuidade ao encontro, Ivan Lucas Faust, acadêmico da quarta fase do curso de Letras, apresentou o contexto histórico, político e econômico do Brasil, na época da ditadura militar, destacando a repressão que havia e que influenciava nas composições musicais. 

Em entrevista ao Comunica, Ivan falou sobre a importância de aprendermos o contexto histórico, social e econômico do Brasil, no período estudado. De acordo com ele, conhecendo este contexto, podemos “interpretar as letras de uma forma mais crítica e isso faz com que ampliamos nosso repertório de conhecimento sobre nossa história e cultura”. 

Suane Lucatelli, acadêmica da segunda fase do curso de Letras, passou o vídeo, que faz parte do CD “O grande circo místico”, no qual a música de fundo é “Beatriz”, composição de Chico Buarque, na voz de Milton Nascimento. Ela apresentou também a música “Geni e o Zepelim”, que retrata como a sociedade trata as prostitutas. Para finalizar sua participação, Suane passou um trecho da peça “Opera do malandro”, que é baseada na música de Chico Buarque. 

Após todas essas apresentações, houve um debate sobre a música “Construção”, lançada nos períodos mais críticos da ditadura militar e que faz uma crítica às condições precárias em que viviam os trabalhadores da época. 

O professor Sérgio encerrou o encontro com “chave de ouro”, fazendo breves colocações sobre o que foi apresentado e destacando que pretende desenvolver esse projeto no ano que vem, no entanto, com algumas modificações. De acordo com o professor, ele pretende fazer parcerias com professores e escolas para que, assim, o projeto possa ser levado para as escolas da região. 

Sérgio frisou que, no próximo ano, pretende focalizar o período de redemocratização do Brasil, desde 1980, buscando compreender como a produção musical, articulada a cenários urbanos da época, pode operar uma reconfiguração e reaproximação dos espaços públicos das grandes cidades. Ele ainda destaca que “será uma oportunidade para, dentro de uma evolução histórica, vermos como o rock (Legião, Paralamas, Engenheiros, Barão, Titãs, etc.) se constituiu como veículo principal de catalisação da rebeldia e dos anseios da geração dessa ‘década perdida’”. 

Conversamos com a acadêmica Rayanne Ribeiro, da 4ª fase de Medicina Veterinária, que assistiu todas as oficinas do projeto. Ela contou que decidiu participar das oficinas por ser interessante a idéia de haver, na universidade, um projeto que aborda a cultura nacional e os grandes fatos e personalidades que marcaram por décadas a identidade brasileira e que continuam influenciando as novas gerações. Rayanne frisou que foi bom participar de todas as oficinas do projeto, pois elas foram muito bem ministradas pelo professor Sérgio e pelos bolsistas e voluntários, mas ela gostou, em especial, das duas últimas oficinas, sobre a Tropicália e sobre Chico Buarque de Holanda.

Os Responsáveis pelo sucesso do projeto
                                                                                                                      Vanessa Pagno/Comunica
Bolsista, Ivan L. Faust, e voluntárias, Eline Barbosa
e Suane Lucatelli, junto com o coordenador do projeto,
Sérgio Massagli.

Sérgio Massagli 

Em conversa ao Comunica, o professor Sérgio destacou que ficou satisfeito com essa última oficina, pois, de acordo com ele, pode-se constatar que os objetivos do projeto foram atingidos. Entre esses objetivos está um que Sérgio considera muito especial, que, segundo ele, é o de os integrantes do projeto, Ivan, Eline e Suane, terem feito suas apresentações com autonomia e competência. De acordo com ele, essa desenvoltura deve-se a muitas pesquisas, discussões e reflexões realizadas durante os encontros semanais do projeto. Outro objetivo que ele destaca ter sido atingido foi o de relacionar o conteúdo das letras das músicas ao seu contexto histórico, político e econômico, mostrando, assim, que há muito para aprender sobre a formação da nossa sociedade a partir da nossa tradição musical. 

Quanto ao tema da última oficina, Sérgio destacou que a escolha desse tema deu-se em virtude de o projeto pretender apresentar algumas das principais tendências da música popular brasileira do último século, enfatizando alternativas nos anos do regime militar (1964-1984), sendo que a obra de Chico é a mais representativa, pois abrange desde o lirismo amoroso, ao protesto, desde a crítica política à denúncia social. 

Sérgio destacou ainda que, de maneira geral, o projeto foi bem sucedido. Ele acredita que “aqueles que participaram de todas as oficinas tiveram acesso a um panorama das principais tendências da música popular brasileira, bem como a um estudo sobre as condições culturais de sua produção”. 

Ivan Lucas Faust

Ivan, bolsista do projeto, falou ao Comunica que, desde a primeira oficina, pensou-se na participação dos estudantes do projeto, nas apresentações dos encontros. Segundo ele, dar aulas junto com seu professor orientador é algo diferente. Ele frisou também que, nessa última oficina, percebeu que cresceu muito e que hoje tem uma noção mais ampla sobre o que é apresentar uma aula neste formato. “A gente ensina e também aprende”, destacou. 

Ivan nos contou como foi participar desse projeto: “como diz nosso professor Sérgio, agora a gente tem ‘um repertório’ bem rico sobre a nossa identidade. Aprendemos a história e a cultura brasileira de uma maneira bem diferente da tradicional”. Ele ainda destaca que pode participar de apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos, só neste ano foram cinco eventos da UFFS nos quais ele apresentou comunicações sobre o que aprenderam no projeto. Ele ainda falou do sucesso que é o blog do projeto, que tem cada vez mais visitantes de vários países. “As oficinas acabaram, mas o blog continua!”, completou. 

Eline Barbosa 

Eline, voluntária no projeto, nos contou que foi uma honra poder falar de Chico Buarque, poder pesquisar e descobrir tantas obras que o autor fez, não só na música, mas também no cinema, teatro, musicais, livros e artigos. Ela frisou que o que vimos na oficina foi uma pequena parte da grande contribuição que Chico deu para a nossa música e que vale a pena todos pesquisarem para conhecer melhor esse grande nome da MPB. 

Eline destacou a importância desse projeto para seu aprendizado: “me ensinou a valorizar muito mais nossa cultura, nossa música, principalmente nestes períodos que trabalhamos, que vai desde o samba, passando pelos anos dourados, anos de chumbo, até chegar nas obras de Chico Buarque”. Ela frisa que foi tão bom participar do projeto, poder estudar e pesquisar que ela pretende estender a pesquisa para a produção de um artigo. “Esse projeto vai deixar muita saudade para todos nós que participamos”, destacou. 

Suane Lucatelli 

Suane é voluntária no projeto e nos contou que é um prazer conhecer e falar sobre Chico Buarque, pois ele é de uma importância indiscutível pra nossa cultura. Quanto ao trabalho de Chico, Suane destaca que é muito “interessante sua forma de trabalhar assuntos de relevância e polêmicos, como o papel social da mulher, com bom humor e fazer críticas políticas com uma sutileza e um jeitinho que é só dele”. 

Suane frisou que o projeto lhe proporcionou, “além de ampliar o repertório e chamar atenção para outras vertentes da MPB, perceber a relação que há entre música, poesia, pintura, história, política”. Suane ainda detacou que, para ela, “hoje a música já não é mais pura distração, mas, fonte de conhecimento, espelho de épocas, descrição de gerações e culturas”. 

Após acompanhar, ao longo de todas as oficinas, o sucesso desse projeto, podemos concluir que ele foi de estrema importância para seus participantes e também para nossos leitores que também puderam acompanhar, por meio de nossos textos, esse importante trabalho realizado no projeto. Esperamos que no próximo ano esse projeto consiga envolver ainda mais pessoas e possa crescer cada vez mais, atingindo todos os seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário