quarta-feira, 23 de novembro de 2011

III NED – Uma troca de saberes e aprendizados entre docentes e futuros docentes


Por Willian Moura e Jessica Pauletti (Ciência/Realeza)

Realizou-se na segunda-feira, 07 de Novembro, o terceiro evento do NED (Núcleo de Estudos em Docência) na UFFS/Realeza. Ocorreram duas palestras que contaram com a presença de acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e de Licenciatura em Letras/Espanhol de Realeza, além da participação especial dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação no Campo, da UFFS/Laranjeiras. 

Na palestra da tarde, ministrada pela professora Maria Eliza de Mattos Pires Ferreira, da Universidade Anhembi Morumbi, foram enfatizadas questões como a Pedagogia, que nada mais é do que a ciência da educação, e o momento em que ocorre uma inversão nos papéis de teoria e prática. Segundo a palestrante, a “teoria é construída a partir da prática”. Foram explanados os pensamentos de autores como Dewey, Durkheim e Herbert. A professora falou sobre a forma como estão sendo usados conceitos de forma errônea nos dias atuais. Um exemplo deles é o conceito de educação, que acaba sendo utilizado de maneira ampla e complexa, como se todos entendessem de forma coerente o que seus vários sentidos querem dizer. No senso comum, os alunos são como “seres não iluminados”, e o professor “passa o conhecimento, o saber”. Assim, a escola se torna um espaço aberto, no qual interagem alunos e professores. 

                                                                                                                              Maiara Vissoto/UFFS
A Palestra contou com a participação de acadêmicos,
professores e técnicos da UFFS.


À noite, a palestra ministrada pelo professor Wladimir Garcia, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi baseada na pesquisa, ciência e extensão. É impossível existir docência sem pesquisa, porque é por meio de atividades assim que se progride nessa área. O palestrante enfocou bastante os conhecimentos acerca da epistemologia, que é o estudo sobre o conhecimento científico, levantando os atritos e coesões sobre os estudiosos do moderno e pós-moderno. 

Conversando com o Comunica, a Professora Renata Orlandi comentou um pouco sobre a importância do NED para os acadêmicos das Licenciaturas: “uma das maiores contribuições do NED é estabelecer relações dialógicas entre todos os campos da docência, com professores de diversas extensões do saber e, acima de tudo, áreas de atuação diferentes na educação com os alunos das licenciaturas”. Finalizando, ela diz que os futuros professores não podem perder a oportunidade de participar de eventos como o NED, pois é “uma oportunidade de formação continuada, trocas de saberes com estudiosos da educação que atuam em várias regiões, tanto do Paraná quanto do resto do Brasil”.

                                                                                                                       Willian Moura/Comunica
Professora Renata Orlandi preparando o coffee-break

O Comunica também entrevistou acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação no Campo, do campus de Laranjeiras do Sul. Os acadêmicos Jaqueline Dalagnol, João Idinio, Luana Carletto e Sandramara dos Santos falaram sobre a importância do evento para a formação na Licenciatura em Educação do campo: “basicamente, por estarmos sendo formados educadores, é fundamental para nós observarmos e aprendermos sobre outras experiências, formas de agir e aprender com outros docentes. Ao interagir com outros professores, saímos da nossa área de conforto, obtendo aprendizado fundamental para nossa formação, sendo, assim, futuros educadores que conhecem a realidade vivenciada pelos seus educandos”. Finalizando, eles explicaram o quão gratificante e proveitosa foi a viagem para Realeza, que “foi uma excelente oportunidade de acrescentarmos ainda mais conhecimento em nossa vida acadêmica. Fomos bem recepcionados e, com certeza, o seminário será bem aproveitado. Pretendemos participar de outros seminários realizados na área da educação”. 

Após o dia de atividades, podemos dizer que, aos poucos, tanto a instituição como os acadêmicos estão dispostos a trabalhar em cima das licenciaturas, pois é um dos campos mais importantes da sociedade e que não é valorizado de acordo com o trabalho. Para muitos, pode ser perda de tempo a realização de um evento como o NED, mas, se nem as pessoas que estão nesse meio acreditam que há formas de melhorar a atual conjuntura, é de se perguntar: o que fazem em um curso para serem professores? Todos esperam o IV NED, para conhecer outros campi, socializar, dialogar, agir. Seja Educador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário