sábado, 5 de novembro de 2011

  ENEM: entrada para a UFFS


Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/Erechim)


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicado nos últimos dias 22 e 23 de novembro e contou com aproximadamente 5 milhões de candidatos inscritos. Como em anos anteriores, no sábado foram aplicadas as 90 questões referentes a ciências da natureza e ciências humanas e, no domingo, mais 90 questões de matemática e linguagens, além da redação que teve como tema Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado. 


De acordo com dados do INEP, registrou-se abstenção média de 26,4%, nos dois dias de avaliação, ou seja, 1.416.912 candidatos não fizeram as provas. 

Da perspectiva do ingresso na Universidade Pública, é importante pensar na importância que o ENEM adquiriu nos últimos anos. Segundo o coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS, Prof. Thiago Ingrassia Pereira, o ENEM é a "porta de entrada" para o Ensino Superior. Adquiriu importância com as políticas de expansão do Ensino Superior, tendo em vista as bolsas do ProUni. 

Na UFFS, o ingresso é feito exclusivamente pela nota do ENEM e ocorre uma política de incentivo chamada "fator escola pública", que significa que os estudantes recebem uma bonificação em sua nota do ENEM de acordo com os anos que cursou escola pública no Ensino Médio. Dessa forma, um estudante que fez os três anos do Ensino Médio em escola pública tem a sua nota do ENEM multiplicada por 1,3, o que significa 30% de "incremento". 

Finalmente, é bom lembrar que o "fator escola pública" tem incidido no perfil dos estudantes da UFFS, pois mais de 90% dos alunos da instituição são provenientes da escola pública, fato que reverte uma tendência histórica de primazia dos estudantes de escola privada nas instituições públicas federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário