sábado, 29 de outubro de 2011

PET em Erechim: novos bolsistas e  Fórum Paulo Freire 

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim) 

O PET - Programa de Educação Tutorial - é organizado a partir de grupos dos cursos de Graduação de instituições de Ensino Superior do País, visando a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Na UFFS, campus Erechim, esse grupo foi denominado Grupo Práxis – PET/Conexões de Saberes” e é voltado para estudantes oriundos de comunidades populares, regularmente matriculados/as nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Geografia. 

Segundo o tutor do PET, Prof. Thiago Ingrassia Pereira, os estudantes das licenciaturas, através deste projeto, podem integrar à sua “ 'vida acadêmica' atividades ligadas à pesquisa e extensão, qualificando assim a “caminhada universitária”. O projeto funciona desde de 2010 e contava com três bolsistas. No mês de outubro foi aberto novo edital. O processo seletivo buscava mais seis bolsistas remunerados e dois voluntários. Poderiam concorrer a essas vagas acadêmicos dos cursos de Licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia da UFFS, campus Erechim, e as inscrições eram feitas no setor de assuntos estudantis do campus


Imagem: o professor Thiago Ingrassia e os "petianos" da UFFS



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um cantinho para Guimarães Rosa

Obras de Guimarães Rosa foram tema de oficina durante a I Semana Acadêmica de Letras

                                                                                                                                           Marcos Silva
 Professor Saulo durante a oficina
“Leitores do sertão: as leituras de contos de Guimarães Rosa”.

 Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

 Muitas pessoas já se depararam com as obras de Guimarães Rosa e passaram a entendê-las como confusas, com palavras malucas que não se encontram no dicionário de língua portuguesa, nem mesmo no "Aurélio". Devo confessar que sou uma delas. Mas isso não vem ao caso. O que eu estou querendo contar aqui é que participei de uma oficina, voltada para as obras de Guimarães Rosa, durante a I Semana Acadêmica de Letras, da qual gostei muito, pois passei a ter um maior contato com as obras desse autor. Percebi, então, que as “palavras malucas” não são tão “malucas” quanto parecem, elas querem nos dizer algo assim como todas as outras palavras de nosso dicionário. A única diferença é que as palavras de Guimarães exigem de nós uma atenção maior, pois tentam nos falar algo de uma maneira diferente.

Muita química, paisagens lindas e a sensação de que tudo valeu a pena

                                                                         Jéssica Pauletti (Comunica/UFFS)
Camiseta dos alunos do curso de Química da Unioeste

Por Flavia Rommel e Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Como a semana passou rápido! Por quê? Bem, não é sempre que se tem um evento de química na região sudoeste paranaense para participar. Vindo ao encontro do Ano Internacional da Química, o ano de 2011 vai ser ainda mais lembrado, pois entre os dias 17 e 20 de outubro ocorreu o II Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI), na cidade de Toledo, nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Pós-Colheita agrícola é tema de pesquisa na 

UFFS


Por Jéssica Amroginki (Engenharia Ambiental/ Erechim) 

Mais um projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no campus Erechim. O trabalho é coordenado pelos professores Lauri Radünz e Altemir Mossi. O tema pesquisado é "pós-colheita". De acordo com um dos coordenadores, pós-colheita é a área de armazenagem de grãos e tem a função de evitar a flutuação de preços e de ofertas de produtos. Armazenagem é a guarda de produtos de origem vegetal, visando a evitar ao máximo maiores perdas quantitativas e qualitativas. O projeto de Iniciação Científica começou as atividades em agosto de 2011 e estende-se até julho de 2012.

Um dos coordenadores, o professor Lauri Radünz, respondeu a algumas questões pertinentes ao projeto, para ressaltar o que impulsionou a realização dessa pesquisa e também quais são os seus objetivos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

I Seminário de Ciências Sociais no Alto Uruguai

Por Seli Teresinha Leite(GeografiaLicenciatura/Erechim)

Na semana de 17 a 21 de outubro, o curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, que é o primeiro da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, através de seu I Seminário de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais (SEPECS), propiciou à comunidade Erechinense e à comunidade acadêmica participar dos diversos discursos propostos nas temáticas apresentadas, tanto como ouvintes, quanto como questionadores dos temas abordados.

Dentre as atividades do I SEPECS, destacou-se a mesa redonda da noite de quinta-feira (20), cujo tema abordado foi o Ensino de Ciências Sociais. Nessa mesa, participaram os professores Leonardo Rafael Santos Leitão (UFFS - Campus Chapecó) e Leandro Raizer, professor (IFRS – Campus Osório). Thiago Ingrassia Pereira, professor da UFFS - Campus Erechim, atuou como mediador.
 
Para Pereira, mediador da mesa, o ensino de Ciências Sociais depara-se com a dualidade de como harmonizar a severidade científica e pedagógica com a crítica social mediativa. Por um lado, acredita que os professores precisam ter domínio de várias disciplinas e saberes e, por outro, vê a necessidade de que sejam capazes de sensibilizar os educandos, muito embora estes venham de um modelo mecanicista e pouco mediativo. Quanto a este fato, a UFFS/Erechim tem a pretensão de se tornar uma referência na formação docente na área de Sociologia fazendo a união das práticas e saberes em consonância com a educação, procurando tornar sólidas ações que incitem os educandos para os percalços que encontrarão na formação acadêmica para a docência em Ciências Sociais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vem aí a 1ª Nutrago

Acadêmicos do curso de nutrição organizam festa para arrecadar fundos para a formatura


Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Os acadêmicos da 4ª fase do curso de nutrição, por meio de sua comissão de formatura, estão organizando a 1ª Nutrago. A festa acontecerá no dia 28 de outubro de 2011, na Bold’s Dance, em Realeza – PR, e iniciará às 23 horas. Contará com a presença de dois DJ’s: o Dj Fábio, da cidade de Ampére, e o Dj Chico, de Francisco Beltrão.

Para saber um pouco mais sobre a festa, o Comunica conversou com a acadêmica Jakeline Gabrieli que nos contou que “a finalidade do evento é de arrecadar dinheiro para a formatura e oferecer lazer e diversão aos acadêmicos da UFFS e aos realezenses.” Ela salienta que as expectativas para a festa são as melhores possíveis e que, para que seja uma grande festa, todos estão empenhados na organização do evento. Segundo ela, o evento está sendo bastante divulgado, “através de blitz e da distribuição de cartazes e folders em Realeza e nas cidades vizinhas, divulgando nas rádios, bem como com carro de som e também através das redes sociais”.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acadêmica do curso de Letras – Campus Cerro Largo participou do XVIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS




O XVIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS ocorreu em Porto Alegre entre os dias 03 a 07 de outubro com o intuito de divulgar, promover e acompanhar as pesquisas cientificas desenvolvidas por acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento.
A acadêmica do curso de Letras Katia Fernanda Gauer participou do evento apresentando o projeto 'Coleta de etnotextos no noroeste do estado do Rio Grande do Sul', sob orientação dos professores Marcelo Jacó Krug e Cristiane Horst, que se insere na área de variação e mudança linguística.
Ela frisou que o projeto, que tem como objetivo central a valorização das variedades linguísticas minoritárias, que compõem uma verdadeira riqueza linguística na região onde esta inserida a UFFS – Campus Cerro Largo, encontra-se em fase de coleta e transliteração dos textos orais.
Os projetos apresentados mostram um pouco o que os cursos e também,  o que as universidades vêm realizando em relação a pesquisa cientifica. É de extrema importância a participação dos acadêmicos nesses eventos, pois além de apresentarem seus trabalhos para estudantes e professores de outras instituições, possibilita ao estudante o desenvolvimento de habilidades de discussão acadêmica dentro da própria área de conhecimento.

 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Acadêmicos da UFFS recebem carteirinha estudantil da UNE

Por Juciane Fornal (Ciências/Realeza)

                                                                                                                                          Reprodução
A carteira estudantil da UNE é aceita em todo o território nacional.



Os acadêmicos da UFFS tiveram a oportunidade de confeccionar suas carteirinhas estudantis fornecidas pela UNE (União Nacional dos Estudantes). Ela garante ao aluno descontos de meia entrada em estabelecimentos que proporcionam lazer, entretenimento e cultura, como espetáculos teatrais, musicais, esportivas, cinematográficos e outros, sendo este um direito garantido pela Medida Provisória (MP) 2.208/01 e pela Lei Estadual 11.182/1995.

UFFS/ Realeza recebe a visita da PROEC


Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) estiveram na UFFS campus de Realeza no último dia 28 de setembro, para discutir a minuta de extensão. Deste encontro participaram professores, técnicos administrativos e acadêmicos da UFFS.

O diretor do campus, João Alfredo Braida, iniciou a reunião agradecendo a todos pela participação no encontro. Logo em seguida, passou a fala ao professor Geraldo Ceni Coelho, Pró-reitor de Extensão e Cultura, que apresentou sua equipe e falou um pouco sobre os assuntos que seriam discutidos durante a tarde.
                                                                                                                                     André Pimentel
o pró-reitor de extensão, Geraldo Ceni Coelho,
fazendo a apresentação de sua equipe de trabalho.


domingo, 16 de outubro de 2011

Ciências Sociais promove seu I Seminário de Pesquisa e Extensão

Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

De 17 a 21 de outubro de 2011, o Colegiado do Curso de Ciências Sociais da UFFS- Campus/Erechim promoverá o I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais. O Seminário pretende consolidar um espaço de debates nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, que fazem parte do currículo do curso Ciências Sociais da UFFS/Erechim.

Neste evento, acadêmicos de Ciências Sociais, bem como todos que tiverem interesse, terão oportunidade de participar dos diálogos que abrangem o ensino e a pesquisa em Ciências Sociais com ênfase na reflexão crítica em relação a realidade das sociedades ocidentais contemporâneas.

Horário: 19h30min às 22h30min
Local: Auditório da UFFS – Campus Erechim, Av. Dom João Hoffmann, 313, Bairro Fátima
Período de inscrições (para ouvintes): até 17 de outubro
Vagas: 200
Inscrição: Gratuita

Programação:

Universidade sem Fronteiras: oportunidade de aperfeiçoamento no Exterior

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Ciência Sem Fronteiras é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, o CNPq, a Capes, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa prevê a distribuição de 75 mil bolsas em 4 anos, com a finalidade de “[...] promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.”(CIÊNCIA SEM FRONTEIRA, 2011).

Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br

Saldo Positivo na XIV Feira do Livro de Erechim

Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

Na 14ª edição da Feira do Livro de Erechim, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro, discentes, docentes e técnico-administrativos da UFFS-Campus Erechim envolveram-se em várias atividades nas quais interagiram com diversos segmentos da comunidade local.

No I Salão Universitário, ocorrido durante a Feira por intermédio da Prefeitura Municipal de Erechim, através das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, foram apresentados painéis e comunicações orais com alguns resultados das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelas instituições da nossa região (UFFS, URI, UERGS, IFRS, IDEAU). Uma das comunicações foi apresentada por Fernanda May, bolsista do projeto PET-Conexões de Saberes, que explanou sobre os desafios e possibilidades de uma Universidade Pública e Popular a partir das experiências no projeto em que está inserida.

Além do I Salão Universitário, a Feira patrocinou o I Encontro de Bibliotecas da Região Alto Uruguai, em que ocorreram diversas mesas redondas, discussões e apresentações de trabalhos. O I Salão e o I Encontro de Bibliotecas foram iniciativas bacanas, que possibilitaram à comunidade local se informar acerca do que vem sendo discutido e produzido na UFFS-Campus Erechim, e também nas demais instituições de ensino.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Eventos busca a formação de profissionais da educação


Por Vanessa Luisa Freiberger ( Engenharia Ambiental/ Erechim) 


Na busca da qualificação acadêmica e docente, será realizada a II Jornada Pedagógica da UFFS Erechim-Chapecó, no campus Erechim. O evento é coordenado pelos professores do curso de Pedagogia Zoraia Aguiar Bittencourt e Rodrigo Saballa de Carvalho e tem como tema: Olhares sobre a Pedagogia: eixos de estruturação e de aprofundamento. O evento conjunto não está, nesta edição, aberto ao público externo, sendo somente direcionado aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia dos dois campi. 


Jornada acontecerá de 24 a 27 de outubro, das 19h às 22h30min, e contará com 400 vagas. O período de inscrições vai de 05 a 21 de outubro. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lei Antifumo em vigor

Por Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

Como é de conhecimento da maioria, há alguns anos a questão da proibição do uso de substâncias lícitas vem sendo discutida. O cigarro, droga lícita, em alguns lugares já é proibido em ambientes fechados, como: restaurantes, bares, ambientes de trabalho e de estudo, escolas, bibliotecas, áreas comuns de uso coletivo, praças de alimentação, teatro, cinema, áreas de exposição, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, terminais rodoviários, shoppings, lanchonetes, drogarias, supermercados, centros comerciais, bancos e similares, padarias e viaturas especiais de qualquer espécie (carros oficiais, táxis e outros).

Em Erechim, após a lei antifumo, de autoria do vereador Ernani Mello (nº 4.948/201), ser sancionada pelo prefeito Paulo Polis, no dia 17 de agosto deste ano, o município pretende estabelecer normas de proteção à saúde em ambientes públicos e privados. A lei determina a fiscalização através da Vigilância Sanitária e PROCON, prevendo assistência terapêutica e disponibilização, por meio da rede pública de saúde, de medicamentos antitabagismo aos fumantes que queiram abandonar o cigarro.

Segundo a nova lei, o fumante que for pego fumando em locais de uso coletivo, mesmo depois de fixados os avisos de proibição, deverá ser advertido pelo responsável do recinto. Em caso de persistir com a prática, a força policial poderá ser contatada para retirada do indivíduo do local.

Cartazes foram distribuídos pela Prefeitura Municipal, a fim de informar à população e garantir o cumprimento da lei antitabagismo. Denúncias do descumprimento da lei poderão ser feitas com o preenchimento de um formulário, disponibilizado no site www.pmerechim.rs.gov.br e no PROCON.

Fotos extraídas do interior da UFFS, Campus Erechim.

sábado, 8 de outubro de 2011

Projeto de extensão realiza oficina voltada para a MPB da década de 60

                                                                                             Vanessa Pagno/Comunica
Professor Sérgio e alunos participantes da oficina “A tropicália”.
 
Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Após o Samba e a Bossa Nova, é a vez da Tropicália ter seu espaço nas oficinas realizadas no projeto de extensão “História, cultura e poesia através das letras da música popular brasileira”, coordenado pelo professor Dr. Sérgio Massagli. O encontro realizado no último dia 17 de setembro de 2011, na UFFS campus de Realeza, esteve voltado para o contexto histórico brasileiro na década de 1960 e para a Música Popular Brasileira da época.


O lado “B” do Comunica

Conhecendo os integrantes do jornal UFFSense



Por: Willian Moura (Ciências/Realeza)

Vanessa Pagno

É uma vegetariana convicta desde os 14 anos de idade. Capricorniana, apesar de ter uma irmã gêmea, que é gêmea até no vegetarianismo. Acha um absurdo quando sai para comer e pede se tem algo sem carne. A resposta é sempre a mesma: “esse aqui é de frango.” Não come a comida preparada pela mãe há 5 anos, pois a mãe insiste em colocar carne, escondido! Uma mania estranha: ler o rótulo de tudo o que come procurando por algum vestígio de que há carne ali. Afirma que come chocolate escondida da irmã mais velha (que não é vegetariana) e procura variar seu cardápio, pois enjoa facilmente. É uma lutadora pelos direitos dos animais. Chora ao ver algum animal sendo maltratado. Vanessa é uma pessoa saudável e gasta muito menos com alimentação!

Ainda há muita discriminação ao sexo feminino nos livros didáticos

A professora Neide conta que, apesar de mudanças, ainda há preconceito de gêneros nos livros         didáticos

                                      Vanessa Pagno/Comunica
Professora Neide, coordenadora do projeto de extensão
Análise de livros didáticos de LínguaPortuguesa para o
 Ensino Fundamental (3º e 4º ano) na perspectiva de gênero

                                    
Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Conversamos com a professora Neide Cardoso de Moura, doutora em Psicologia Social, que leciona as disciplinas de Didática e Educação e diversidade na UFFS campus de Realeza. Ela está desenvolvendo, neste segundo semestre, um projeto de extensão voltado para a análise de livros didáticos. Neste projeto, a professora objetiva analisar os livros didáticos nas perspectivas de gênero.




O Salão Universitário na XIV Feira do Livro de Erechim


Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/ Erechim) 


A XIV Feira do Livro, II Feira Cultural e II Mostra de Turismo, com o tema Do ato de ler e escrever a conquista da cidadania, contou com várias atrações e ambientes, entre eles o I Salão Universitário que apresentou banners das instituições de Ensino Técnico e Superior da cidade de Erechim. 

A UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), participou do Salão com pôsteres de projetos desenvolvidos por acadêmicos das áreas de Sociologia, Arquitetura, Geografia, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Pedagogia, Filosofia, Pedagogia e Agronomia. 

Imagem: pôster do Comunica no Salão Universitário

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

“Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir”

Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

Juçara Spinelli, professora da UFFS/Erechim, é graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994); mestre em Planejamento Urbano e Regional (1997) e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise Urbana e Regional (Fonte: Currículo Lattes).

Na UFFS-Erechim, Juçara Spinelli, juntamente com outros professores, técnicos e bolsistas, faz parte do conselho do projeto “Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir”. Segundo ela, “diante da precariedade de registros com informações sócio-ambientais da cidade, este projeto é de suma importância para a comunidade e principalmente para os servidores que na grande maioria são de outros lugares e sentem falta de dados mais concretos”.
Resgatando um pouco da história e da cultura italiana

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

Segundo o texto “Imigrantes etnia italiana”, disponível no site da prefeitura municipal de Erechim, por volta do ano de 1910, Erechim recebeu, por meio da ferrovia, os primeiros imigrantes de origem italiana. Em 1926, o município possuía 1500 habitantes, sendo que destes 90% eram descendentes de italianos. Este grupo de imigrantes teve grande importância na moldagem e construção de nossa cidade e, posteriormente, de cidades vizinhas.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

EXPERIÊNCIAS DE GRADUANDOS EM SALA DE AULA

Por Marília Spingolon
Curso Letras - Chapecó

A educação é o primeiro passo para a emancipação do indivíduo. Para que nossos futuros alunos tenham por direito uma educação de qualidade, a formação acadêmica de seus professores deve ser pensada de modo a promover cidadãos formadores de opinião capazes de reconhecer na sala de aula, o ponto de partida para a conquista de sua autonomia. 


A alegria do rádio por uma docente da UFFS

Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/ Erechim)


Helena de Morais Fernandes é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, radialista, Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Televisão (UPF), especialista em Comunicação e Saúde (UFRGS) e mestre em Educação (UPF).

Neste ano, pela editora Aldeia Sul de Passo Fundo, a professora Helena está lançando seu livro: Micos e Microfones: relatos humorados sobre rádio e televisão , que conta com a participação de relatos dos mais influentes radiofonistas de Passo Fundo, como Júlio Rosa, Angélica Weissheimer, Daltro José Wesp, Ipácio Carolino, entre outros.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

I Semana Acadêmica dos Cursos Diurnos da UFFS – Campus Cerro Largo

Por Kátia Fernanda Gauer (Letras Português e Espanhol / Cerro Largo)

Fonte: Serviço de Apoio à Comunicação
A I Semana Acadêmica dos Cursos Diurnos da UFFS - Campus Cerro Largo, que envolveu os cursos de Administração com ênfase em Desenvolvimento Rural, Agronomia com ênfase em Agroecologia e Engenharia Ambiental, ocorreu nos dias 26 a 30 de setembro.
O professor Sidinei Zwick Radons, organizador do evento, destaca como principal objetivo da Semana Acadêmica o contato dos discentes com profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas pertinentes a seus cursos.

Feira do Livro e suas atrações

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

A XIV Feira do Livro da cidade de Erechim promete. Este ano ela inova e traz mais cultura, turismo, literatura e acima de tudo um espaço para o diálogo entre as pesquisas realizadas pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão desta cidade. Juntamente com a Feira do Livro acontecerá a II Feira Cultural e a II Mostra de Turismo. O tema desta edição é: “Do ato de ler e escrever à conquista da cidadania”. A feira acontece de 5 a 8 de outubro, em diversos espaços da cidade.


domingo, 2 de outubro de 2011

Impacto causado por rodovias e perda da fauna silvestre são temas de pesquisa de Iniciação Científica 


Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/ Erechim)

A Iniciação Científica é muito importante na Universidade, pois pode ser considerada como algo que complementa a formação do acadêmico. Através dela produz-se conhecimento e também desenvolvem-se competências e habilidades.

No Campus Erechim da UFFS, os professores Paulo Hartmann e Fábio de Oliveira Sanches são os responsáveis por um desses Projetos de Iniciação Científica. O estudo é dividido em duas partes que remetem a um mesmo assunto: Fauna silvestre e rodovias: padrões de mortalidade e possíveis soluções. Uma parte da pesquisa engloba a Distribuição espaço-temporal dos atropelamentos de fauna em rodovias do norte do Rio Grande do Sul. A outra parte volta-se à Influência da paisagem na perda de fauna por atropelamentos em rodovias no norte do Rio Grande do Sul.

O objetivo principal de tal ação, segundo Hartmann, é identificar e analisar as possíveis relações entre as taxas de atropelamento das principais espécies de répteis afetadas e as características fisionômicas do entorno dos empreendimentos viários no norte do Rio Grande do Sul.