terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunica Recebe: Marilene Aparecida Lemos


UFFS Realeza dá as boas vindas à nova professora de língua espanhola 


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)


Esta semana, o Comunica Realeza recebe a nova professora de língua espanhola, Ms. Marilene Aparecida Lemos. A professora Marilene realizou concurso público para a UFFS – Campus Chapecó, em 2009, mas aceitou ao convite do colegiado do Curso de Letras do Campus Realeza, sendo remanejada para este. Isso ocorreu devido ao fato de que não houve aprovados no concurso aberto em 2012 para contratação de docentes do Campus Realeza. Marilene veio sanar a falta de professores da área de Língua Espanhola no campus, sendo que até o momento apenas o professor Ms. Marcos Roberto da Silva lecionava esta disciplina. Em sua semana de chegada à Realeza, a professora Marilene conversou com o Comunica, momento em que falou um pouco sobre si.

                                                                                                                                   Arquivo Pessoal
Marilene Aparecida Lemos


A professora nasceu na cidade de Fraiburgo, localizada na região oeste catarinense. Sua primeira formação foi realizada na área de Administração, na Universidade do Contestado (UnC) em Caçador, Santa Catarina. Mais tarde, Marilene veio a se formar pela Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes – SP, no Curso de Letras – Português e Espanhol. Recentemente, em 2008, a professora defendeu sua dissertação de mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) intitulado “O espanhol em redes de memória. Antigas rotinas e novos sentidos dessa língua no Brasil”.

Atualmente, a professora cursa créditos do Programa de Doutorado em Linguística da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). A professora Marilene está desenvolvendo pesquisa na área de Linguística, com ênfase na Análise do Discurso. Aliás, entre os motivos que fizeram a professora optar pela UFFS Realeza, além das grandes vantagens de se estar vinculado a uma instituição federal, é a proximidade que a região, em que a UFFS está inserida, tem para com a fronteira dos países hispanofalantes. A professora chegou a comentar que pretende utilizar este contato entre as duas línguas, que supostamente é maior em uma região de fronteira, como corpus para sua tese.

Falando um pouco sobre sua nova cidade, a professora diz gostar do município de Realeza. Marilene nos disse que antes de sua vinda acreditou que seria mais dificultoso o processo de fixação no lugar, entretanto muito brevemente a professora conseguiu arrumar casa para alugar e, segundo ela, encontrou restaurantes de qualidade comparável aos das cidades de porte maior e fez alguns elogios referentes à limpeza existente na cidade e à grande e bem cuidada arborização. Diz ainda que, mesmo com este pouco contato, já percebe que a cidade está em uma constante modificação e que tem conhecimento da importância que esta universidade tem para este crescimento.

Antes de vir para a UFFS, a professora Marilene lecionava no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Bragança Paulista. Neste instituto, a professora desenvolvia um projeto similar ao nosso “Cinedebate”, entretanto, exibindo apenas filmes hispânicos.

Como última pergunta para Marilene, o Comunica Realeza pediu para que a professora nos passasse seus principais objetivos para esta nova etapa de sua carreira. Segundo ela, entre outras coisas, tem em mente desenvolver nesta instituição alguns projetos, de pesquisa e de extensão, sendo que uma possível situação seria a aplicação do projeto de cinema hispânico, criado por ela durante seu mestrado na USP e continuado na última instituição em que trabalhou.

Marilene já iniciou suas atividades dentro da UFFS lecionando a disciplina de Estudos da Língua espanhola V: Fonética e Fonologia, na segunda-feira, 16 de abril, para a turma da 5a fase do Curso de Letras – Português e Espanhol. Este foi seu primeiro contato com seus novos alunos, então utilizou esta primeira aula para levantar os conhecimentos prévios dos mesmos. É importante também lembrarmos que esta primeira aula foi realizada em uma segunda-feira, porém por necessidade de adequação de horários suas aulas com a turma de Letras, a partir do segundo encontro, serão realizadas às sextas-feiras.

2 comentários:

  1. Parabéns nesta nova trajetória PROFISSIONAL e experiencia de VIDA, sucesso. ... Silvio Barreto

    ResponderExcluir
  2. esta universidade conseguiu um grande feito, A professora Marilene é uma excelente profissional, sem contar com o ser humano maravilhoso que ela é. parabens à instituição por mais esta docente!

    ResponderExcluir