Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS Realeza)
Neste ano de 2012, diversos projetos de extensão da área de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Campus Realeza, iniciam suas atividades no mês de março, as quais se estenderão até o final do ano.
Para nos falar sobre a importância dos projetos de extensão na formação acadêmica dos alunos da UFFS, conversamos com o professor Dr. José Oto Konzen, coordenador do curso de Ciências da UFFS Campus Realeza.
De acordo com o professor José Oto "a extensão é uma das dimensões do fazer da Universidade, pois ela traduz uma forma de relação que se estabelece entre a universidade e a sociedade. "Através da extensão, faz-se um exercício de investigação e de ação compartilhada com grupos sociais, tendo por base determinadas problemáticas associadas à vida dos envolvidos", completou.
O professor Oto ainda frisou que através da extensão, os acadêmicos desenvolvem um aprendizado teórico, prático e pedagógico, além disso, eles ainda aprimoram sua capacidade de identificar problemáticas e de envolver atores sociais para analisá-las e interpretá-las. "Desta forma, a extensão é também uma fonte de formação ética dos educandos", concluiu o professor.
Os projetos de extensão da área de Ciências, desenvolvidos na UFFS Campus Realeza, estão apresentados na sequência.
Para nos falar sobre a importância dos projetos de extensão na formação acadêmica dos alunos da UFFS, conversamos com o professor Dr. José Oto Konzen, coordenador do curso de Ciências da UFFS Campus Realeza.
De acordo com o professor José Oto "a extensão é uma das dimensões do fazer da Universidade, pois ela traduz uma forma de relação que se estabelece entre a universidade e a sociedade. "Através da extensão, faz-se um exercício de investigação e de ação compartilhada com grupos sociais, tendo por base determinadas problemáticas associadas à vida dos envolvidos", completou.
O professor Oto ainda frisou que através da extensão, os acadêmicos desenvolvem um aprendizado teórico, prático e pedagógico, além disso, eles ainda aprimoram sua capacidade de identificar problemáticas e de envolver atores sociais para analisá-las e interpretá-las. "Desta forma, a extensão é também uma fonte de formação ética dos educandos", concluiu o professor.
Os projetos de extensão da área de Ciências, desenvolvidos na UFFS Campus Realeza, estão apresentados na sequência.
Projeto: “Revisão dos conteúdos de Matemática e Física em preparação ao processo seletivo para o ingresso em Universidade Pública”
Este projeto é coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse e conta com a colaboração do professor Dr. Eduardo de Almeida. Suas atividades consistem em aulas de revisão dos conteúdos de Matemática e Física, baseadas nos conteúdos previstos para o ENEM e conteúdos solicitados pelos alunos participantes.
De acordo com o professor Marcos Ohse, o principal objetivo do projeto é "amenizar a defasagem dos conteúdos de matemática e física no Ensino Fundamental e proporcionar aos participantes uma melhor participação no ENEM e incentivar aos alunos participantes a escolha da UFFS como sua universidade”.
O projeto disponibiliza 100 vagas para as duas turmas da manhã e 100 vagas para as duas turmas da tarde. Este projeto conta com duas bolsistas, Débora Regina Schmidt, acadêmica da 5ª fase, e Juciane Fornal, acadêmica da 3ª fase, ambas do curso de Licenciatura em Ciências. De acordo com o professor Marcos, há vagas para voluntários no projeto.
Este projeto é coordenado pelo professor Ms. Marcos Leandro Ohse e conta com a colaboração do professor Dr. Eduardo de Almeida. Suas atividades consistem em aulas de revisão dos conteúdos de Matemática e Física, baseadas nos conteúdos previstos para o ENEM e conteúdos solicitados pelos alunos participantes.
De acordo com o professor Marcos Ohse, o principal objetivo do projeto é "amenizar a defasagem dos conteúdos de matemática e física no Ensino Fundamental e proporcionar aos participantes uma melhor participação no ENEM e incentivar aos alunos participantes a escolha da UFFS como sua universidade”.
O projeto disponibiliza 100 vagas para as duas turmas da manhã e 100 vagas para as duas turmas da tarde. Este projeto conta com duas bolsistas, Débora Regina Schmidt, acadêmica da 5ª fase, e Juciane Fornal, acadêmica da 3ª fase, ambas do curso de Licenciatura em Ciências. De acordo com o professor Marcos, há vagas para voluntários no projeto.
Projeto: “Atividades Práticas de Laboratório com Alunos do Ensino Fundamental de Realeza – PR”
O projeto é coordenado pelo professor Dr. Clóvis Caetano e tem como colaboradores o professor Ms. Aparecido Francisco Bertoch, os técnicos administrativos Ednéia Paula Sartori Schmitz, Orlando De Toni Júnior e Cleomar Schmitz, além de professores da escola Dom Carlos Eduardo, na qual o projeto é desenvolvido.
Este projeto consiste em uma série de aulas práticas de laboratório, nas quais serão abordadas principalmente as disciplinas de Química e Física. Segundo o professor Caetano, o principal objetivo do projeto é atender e auxiliar os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em seus estudos, reforçando a eles o que é aprendido na sala de aula, sendo que todas as 60 vagas disponibilizadas pelo projeto já encontram-se preenchidas.
O projeto conta com uma bolsista, Raquel de Mello, e com três voluntárias, Denise Felicetti, Alessandra da Silva e Gleisy Brito, todas acadêmicas da 5ª fase do curso de Licenciatura em Ciências. De acordo com o professor Caetano, não há vagas para mais voluntários no projeto.
Projeto: "Atividades demonstrativas e interativas como apoio à Educação Básica"
Este projeto é coordenado pelo professor Ms. Júlio Murilo Trevas e conta com a colaboração dos professores Ms. Dain Guilherme Pinto de Oliveira, Ms. Caroline Voltoline e Dra. Viviane Scheibel de Almeida.
O projeto consiste em aulas práticas, demonstrativas e interativas, que envolvem as disciplinas de Biologia, Física e Química, e visam fazer uma articulação entre acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências e os alunos da Educação Básica. De acordo com o professor Trevas, o objetivo do projeto é obter "uma melhor formação dos licenciandos e também dos licenciados em relação ao ensino de Ciências Naturais".
O projeto conta com duas bolsistas, Suellen Felicetti e Charline Barbosa, ambas da 5ª fase do curso de Licenciatura em Ciências. De acordo com o professor Trevas, há vagas ilimitadas para voluntários no projeto.
Projeto: “Laboratório demonstrativo de Física”
Este projeto tem como coordenador o professor Ms. Wagner Tenfen e conta com a colaboração do técnico de laboratório Samuel Aires na orientação das montagens de equipamentos específicos.
De acordo com o professor Wagner, o projeto pretende atingir os estudantes das escolas de Ensino Básico e do Ensino Superior, propondo a elaboração de experimentos para abordar diferentes conteúdos ou conceitos relacionados à área de Física, independente do nível de Ensino em questão. Wagner ainda frisa que com estes experimentos e abordagens diferenciadas que surgirão na elaboração destes equipamentos, o projeto busca auxiliar os acadêmicos no estudo de alguns conteúdos melhorando seu aprendizado.
O objetivo do projeto é, segundo o professor Wagner, reelaborar a forma com que conteúdos importantes são tratados no Ensino Básico, optando por uma abordagem mais experimental, pois o assunto em questão fica mais interessante aos estudantes e melhora as condições de aprendizagem.
O projeto conta com apenas uma bolsista, Dalila Fabiane Kurpel Gonçalvez, acadêmica da 5ª fase do curso de Ciências e não conta com nenhuma vaga para voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário