terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunica Recebe: Novos professores da área de Ciências na UFFS/Realeza

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 


Neste ano de 2012, estão chegando na UFFS/Realeza novos professores da área de Ciências, os quais vão atuar no ensino das áreas específicas de Física, Biologia e Química, e de aplicação da Informática à Educação, Política Educacional e Geociências. 

O coordenador do curso de Ciências, professor Dr. José Oto Konzen, disse, em conversa com o Comunica, que a chegada de novos professores na UFFS/Realeza irá potencializar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, estas que são importantes para a construção do curso, pois “cada professor, com a sua especificidade de formação, contribui para o desenvolvimento da proposta do curso e ajuda a redimensioná-la e a enriquecê-la”, destacou ele. 

Nesta edição, o Comunica recebeu alguns dos professores que já estão no campus, que falaram como está sendo trabalhar na UFFS, são eles: professora Ms. Danielle Nicolodelli Tenfen, de Ensino de Física; professora Ms. Cherlei Maria Coan, de Ensino de Biologia; professor Ms. Bruno Patoriza, de Ensino de Química; e professor Ms. Derlan Trombetta, que vai trabalhar com Política Educacional.


                                                                                            Vanessa Pagno/Comunica
Professora Ms. Danielle Nicolodelli Tenfen
A professora Ms. Danielle Nicolodelli Tenfen nasceu em Pomerode – SC, é licenciada em Física e Mestre em Educação Científica e Tecnológica, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante seu Mestrado, trabalhou na UFSC, por quatro semestres, como professora convidada. Formou-se em fevereiro de 2011 e veio morar em Realeza em agosto do mesmo ano, acompanhada por seu marido, também docente da UFFS, professor Ms. Wagner Tenfen. 

Em entrevista ao Comunica, Danielle contou que decidiu trabalhar na UFFS por questões familiares e por poder colaborar na construção da Universidade e dos cursos oferecidos. Quanto à sua relação com os professores da UFFS, ela conta que tem trabalhado bastante com alguns professores, pois está participando da organização da Primeira Semana Acadêmica de Ciências e pretende se inserir no projeto de extensão “Laboratório Demonstrativo de Física”, coordenado pelo professor Ms. Wagner Tenfen. Já com os acadêmicos, ela conta que teve pouco contato, pois começou começou a lecionar na semana passada, mas que já fez várias preparações para as aulas e está muito confiante.

                                                                                              Arquivo Pessoal
Professora Ms. Cherlei Maria Coan

A professora Ms. Cherlei Maria Coan é natural de Erechim – RS, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada (URI), campus Erechim, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF, também veio para a UFFS neste ano de 2012. Antes de vir para a UFFS, ela trabalhou como professora da rede estadual de Ensino em Erechim - RS e foi professora dos cursos de graduação em Pedagogia e Agronomia e da Especialização em Educação interdisciplinar da Faculdade IDEAU em Getúlio Vargas, além de participar do projeto Revitalização dos Rios de Erechim junto a ONG Elioverde. 

Perguntada sobre o motivo pelo qual escolheu a UFFS, Cherlei frisou que a escolha pela UFFS deu-se pela oportunidade de estar integrando uma instituição que abre a possibilidade de atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. De acordo com ela, a UFFS atendeu às suas expectativas, pois proporciona “espaço aberto de diálogo e várias possibilidades de compartilhar saberes, ensinar e aprender”. 

Cherlei ainda comentou que foi recebida de uma forma bastante acolhedora pelos professores e funcionários da universidade, o que a auxiliou no processo inicial de adaptação. Ela começou a lecionar na semana passada, tendo seu primeiro contato com os acadêmicos, e salientou que sua primeira impressão é bastante positiva com relação ao grupo que já demonstrou ser muito participativo, comprometido e envolvido na proposta do curso.

                                                                                                          Arquivo Pessoal
Professor Ms. Bruno Pastoriza

O professor Ms. Bruno Pastoriza também começou a lecionar na UFFS neste ano de 2012. Ele é natural de Porto Alegre-RS, licenciado em Química, Mestre e doutorando em Educação em Ciências, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante seu mestrado, Bruno trabalhou como professor convidado na UFRGS, por ser bolsista do programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), durante um ano e meio, e também foi professor de Química, no Ensino Médio, por contrato emergencial do estado do Rio Grande do Sul. 

Bruno decidiu vir para a UFFS pois o concurso para Ensino de Química exigia apenas Mestrado, diferentemente de outras instituições que exigem doutorado. Ele ainda frisou que a universidade superou suas expectativas, pois, por se tratar de uma universidade em fase inicial e em um campus provisório, ele não esperava que ela estivesse tão bem estruturada institucionalmente. “Por outro lado, na estrutura do curso ainda há algumas deficiências, ma, ainda assim, forma um cenário mais positivo do que eu esperava”, completou ele. 

Quanto ao seu contato com acadêmicos e professores, Bruno frisou que está tendo bastante contato com algumas turmas, pois está lecionando a disciplina de “História e epistemologia das Ciências”, já com os professores, o contato é mais direto, por tratarem de assuntos do curso e de currículo.

                                                                                           Vanessa Pagno/Comunica
Professor Ms. Derlan Trombetta

O professor Ms. Derlan Trombetta nasceu em Constantina – RS, é licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), licenciado em Pedagogia e Mestre em em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Antes de vir para a UFFS, Derlan trabalhou como professor em várias universidades como no curso de História da UNIJUÍ, nos cursos de Pedagogia e Filosofia na URI, campus Frederico Westphalen, no curso de Pedagogia da SETREM – RS, além de ser coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, ainda trabalhou como professor do Ensino Básico em várias escolas com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia. 

Perguntado pelo motivo que o levou a escolher a UFFS, Derlan explicou que escolheu a UFFS pela proposta da universidade, pois participou desde o início da mobilização para a construção desta universidade e já que no ano passado não pode entrar na UFFS por motivos particulares, decidiu se inscrever no concurso deste ano, que abriu uma vaga de Educação para trabalhar com a disciplina de “Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil”. 

Derlan destacou ainda que seu contato com os alunos ainda é pequeno, mas que se tratando de um curso de Licenciatura a expectativa é muito boa. “A minha expectativa é boa quanto à minha relação com os acadêmicos, pois gosto de trabalhar com a formação de professores, e como eles escolheram ser professores, espero encontrar turmas bem motivadas”, frisou ele. Já com os professores, Derlan comenta que tem mais contato, pois já participou da reunião do Colegiado e já faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE), percebendo que o grupo é bem motivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário