terça-feira, 10 de abril de 2012

Projetos de extensão de Medicina Veterinária começam as atividades


Curso de Medicina Veterinária começa ano de 2012 com programa que visa saúde pública e bem-estar animal no Município de Realeza – PR


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol /Realeza) 


Neste início de atividades, o Comunica Realeza vem apresentando os projetos de extensão ligados aos cursos da UFFS – Realeza. Nos primeiros textos, fez-se uma exposição dos projetos em atividade nos cursos de Letras Português e Espanhol e Ciências Naturais. Agora, o enfoque passa para os projetos desenvolvidos em Medina Veterinária, os quais são abordados nesta matéria, e em Nutrição.

Em Medicina Veterinária, criou-se o Programa em Saúde Pública e Bem Estar Animal no Município de Realeza – PR, coordenado pelo professor Dr. Gentil Ferreira Gonçalves. O professor Gentil passou ao Comunica algumas informações de suma importância sobre o seu projeto e sobre alguns outros projetos que estão inseridos neste programa.


Controle Populacional de Cães e Gatos Através da Esterilização Cirúrgica como Ferramenta no Controle de Zoonoses no Município de Realeza – Paraná

Este projeto, que é coordenado pelo próprio professor Gentil, tem como intuito realizar o controle do crescimento da população de animais domésticos de pequeno porte no Município de Realeza. Atualmente, o projeto conta com a participação de dois acadêmicos bolsistas.

Além do papel de auxiliar na redução da quantidade de animais de pequeno porte na cidade, o projeto também tem o intuito de conscientizar a população quanto ao bem-estar desses animais.


Zoonoses na Área Rural: Projeto Universidade nas Comunidades Rurais

O projeto de Zoonose na Área Rural é coordenado pela professora Dra. Carina Franciscato e conta com a participação de dois acadêmicos bolsistas. O projeto é similar ao desenvolvido pelo professor Gentil, com a diferença de ser direcionado para a comunidade rural realezense.

Este projeto também tem como alvo os animais domésticos de pequeno porte, os pets. Segundo o professor Gentil, ainda não está sendo trabalhado com animais de grande porte por causa dos custos que este trabalho acarretaria, considerados elevados.


Percepção do consumidor de produtos de origem animal sobre o bem estar dos animais de produção em Realeza/PR

Este projeto é coordenado pela professora Dra. Susana Regina de Mello Schlemper e conta com a participação de um acadêmico bolsista. O projeto tem como um de seus objetivos, assim como o programa como um todo, fazer com que a população passe a pensar no estado de bem-estar do animal doméstico de produção.

Em relação aos projetos Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Cães e Gatos do Município de Realeza, Paraná e Bem estar animal em questão: a percepção dos profissionais médicos veterinários zootecnistas e técnicos agropecuários que atuam no Município de Realeza/PR, coordenados respectivamente pelas professoras Ms. Patrícia Romagnolli e Dra. Denise Maria Souza de Mello, infelizmente não se conseguiu informações sobre os mesmos.

Todos os professores que fazem parte do programa apresentado nesta matéria foram contatados, por e-mail ou telefone, porém apenas o professor Gentil falou para o Comunica em relação ao programa, sobre seu projeto e também sobre os demais reportados nesta matéria. Como existe um prazo limite para a publicação dos textos do Comunica, não pudemos esperar demasiado as respostas dos professores. Esperamos, em breve, trazer essas informações aos leitores do Comunica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário