terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunica Recebe: Nívea Rohling da Silva

                               Professora da área de Linguística Aplicada chega à UFFS 

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Nesta edição, o Comunica Realeza dá as boas vindas à professora doutoranda Nívea Rohling da Silva, a qual foi aprovada no último concurso realizado pela UFFS, no início de 2012. A professora Nivea vem juntar-se ao quadro de professores do Curso de Letras, sendo que a mesma atua na área de Linguística Aplicada. Em conversa informal, a professora passou ao Comunica algumas informações referentes à sua trajetória, principalmente acadêmica.

Primeiramente, descobrimos que a professora é natural da quarta maior cidade da região sul do país, Joinville - Santa Catarina. Entretanto, a professora passou boa parte de sua vida na cidade de Florianópolis, capital catarinense. Isso acontece porque a professora construiu sua formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi na UFSC que se formou inicialmente no curso Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas – Licenciatura, também onde mais tarde defendeu sua dissertação de mestrado na área de Linguística e atualmente está desenvolvendo sua tese de doutorado, a qual, segundo Nívea, será defendida ainda este ano.

Entre os temas que a professora estuda, os quais são ligados à Linguística Aplicada, estão: a formação de professores, sendo adicionada a relação que as mídias (tecnologias da informação) têm com este trabalho; gêneros discursivos e a relação entre as TICS (Tecnologias da Informação) e o ensino.

Perguntada sobre o porquê de ter escolhido a UFFS, a professora respondeu que tudo se deve ao fato de ser uma instituição pública. Sendo assim, aqui a mesma teria mais incentivo, entre outras coisas, à pesquisa, que é o propósito ou o que motiva muitos profissionais da educação superior a optarem pelo serviço público. Antes da UFFS, Nívea trabalhava na UNIVILLE – Campus Joinville (Universidade da Região de Joinville) como professora colaboradora.

Juntamente com a escolha de trabalhar na UFFS, a professora teve que trocar radicalmente de ambiente, pois troca a agitação de dois grandes centros urbanos para morar em uma pequena e calma cidade do interior paranaense. Quanto a essa mudança, a professora diz valorizar algumas características do interior que não se veem em uma cidade de um porte maior. Entre essas, a professora destaca o grande contato entre as pessoas que aqui vivem e o bom acolhimento que recebeu. A mesma deixa isso claro ao dizer: "Já conheci mais pessoas aqui, em uma semana, do que na minha última cidade, onde morei por seis anos".

Neste início, Nívea trabalhará a disciplina de "Leitura e Produção Textual I" com turmas dos cursos de Ciências Naturais e Medicina Veterinária. Ao passar esta informação, a professora manifestou estar ansiosa para começar o trabalho e durante a curta conversa demonstrou simpatia pelo Projeto Comunica. Quem sabe, futuramente, a professora possa juntar-se ao nosso grupo de orientadores.

Para finalizar, a professora Nívea antecipou ao Comunica Realeza que publicará pela Editora Dioesc, no mês de junho deste ano, seu livro "A TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM E OS ESTUDOS DE LETRAMENTO: GLOSSÁRIO PARA LEITORES INICIANTES" o qual foi desenvolvido em coautoria com Ana Paula Kuczmynda da Silveira e Rosângela Hammes Rodrigues e recebeu o apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa em Santa Catarina). A professora também informou que alguns exemplares deste livro serão distribuídos gratuitamente, sendo que Nívea está estudando a possibilidade de ser entregue um exemplar para cada acadêmico do Curso de Letras da UFFS – Campus Realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário