terça-feira, 24 de abril de 2012

Projeto de Pesquisa vai estudar Radiação Solar na Região de Realeza/PR

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza) 

Neste ano de 2012, a publicação do Edital nº 115/UFFS/2012 divulgou a aprovação de projetos de pesquisa de todos os campi da UFFS. Na UFFS/Realeza foram aprovados projetos de pesquisa de professores vinculados aos cursos de Letras, Ciências, Nutrição e Medicina Veterinária. 

Nesta edição, o Comunica dará destaque ao projeto de pesquisa da área de Ciências, aprovado no referido edital, intitulado “Estudos da Radiação Solar na Região de Realeza/PR”, este que é coordenado pelo professor Dr. Clóvis Caetano e conta com a colaboração do professor Dr. Eduardo Almeida e do técnico em Física Ms. Orlando De Toni Júnior. 

Este projeto de pesquisa surgiu a partir das discussões de um grupo de professores e técnicos que se reuniram, no final de 2011, para discutir questões referentes às energias renováveis e sustentabilidade. O grupo é liderado pelo professor Dr. Eduardo de Almeida e conta atualmente com a colaboração de 4 professores e de 6 técnicos, além de discentes. 

De acordo com o professor Dr. Clóvis Caetano, neste projeto de pesquisa, os participantes vão estudar a natureza da radiação solar e calcular a radiação direta incidente no município, além de estudar a interação solar com a atmosfera e comparar os resultados obtidos com mapas solarimétricos. 

Este projeto de pesquisa terá duração de dois anos, de abril de 2012 a março de 2014. Segundo o professor Clóvis Caetano, as atividades do projeto não terão datas preestabelecidas, pois pesquisa “tem que ter dedicação máxima”, sendo que as atividades serão realizadas no próprio campus, biblioteca, laboratório de informática e nos futuros laboratórios de Física. O projeto conta com uma bolsista, Ariane Norberto Evaristo, e com a voluntária Alessandra da Silva, ambas da 5ª fase do Curso de Ciências.

                                                                                             Vanessa Pagno/Comunica
Professor Dr. Clóvis Caetano, voluntária Alessandra da Silva e bolsista 
Ariane Norberto Evaristo, em reunião do projeto.

O professor Dr. Clóvis Caetano disse, em entrevista ao Comunica, que, na sua opinião, “a pesquisa científica é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências, pois permite um contato direto com o 'fazer Ciência'. Nesse processo, nem tudo é simples, pois “para se chegar a um resultado relevante é necessário ter dedicação e muita paciência”, destacou ele. 

A bolsista Ariane Norberto Evaristo, disse ao Comunica que decidiu participar do projeto por ele trabalhar com um tema que lhe chama muito atenção, pois, desde o ano passado, ela participou de alguns seminários do grupo de “Energias Renováveis”. Além disso, ela acredita que este projeto contribuirá muito para sua formação pessoal e profissional, pois como estudante do Curso de Ciências, através deste projeto, ela já se inserirá no ramo da pesquisa, contribuindo também com a comunidade local, e, futuramente, com o ensino, quando for para a sala de aula e se deparar com conceitos trabalhados no projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário