terça-feira, 24 de abril de 2012

Sem fronteiras para a interação


I Intersul acontece no campus Laranjeiras do Sul 


Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/Realeza)  
 
Segundo o dicionário inFormal, a palavra Interação possui a seguinte definição: “o termo designa a ação conjunta humano-humano. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação”. Entre os acadêmicos da UFFS dos cinco campi, compreendidos por Chapecó, Realeza, Laranjeiras do Sul, Cerro Largo e Erechim, o significado foi seguido a risca: o pessoal esperava ansioso para fazer novas amizades; afinal, esta era a oportunidade que todos tinham de estar interagindo.

A cidade de Laranjeiras do Sul, localizada no centro-sul paranaense, foi a escolhida para sediar o I Intersul (Evento de Interação Sul). Idealizado pelo conjunto de diretórios acadêmicos dos campi da UFFS, a proposta começou a ser desenhada desde meados de 2011. Após ser analisado o contexto regional no qual a universidade está inserida, sentiu-se a necessidade de uma maior interação e integração entre os acadêmicos.

O evento contou com a participação de mais de 900 membros da comunidade acadêmica da UFFS. Para atender a todos e a todas, a programação vinculou-se a diversas modalidades de esportes, oficinas, painéis e discussões. Entrevistada pelo Comunica, a presidente do Diretório Acadêmico (DA) do campus Realeza, Dioni Angelin, contou como se deu a organização do evento: “A organização do I Intersul começou no final de novembro logo após o 1º Juffs, sendo que o projeto inicial foi do campus Laranjeiras do Sul, mas todo o seu processo de construção contou com o apoio total dos demais campi da instituição”. Ela ainda acrescenta que no campus Realeza o DA começou logo no início do mês de fevereiro, antes mesmo do início do período letivo, suas reuniões acerca do evento. Iniciaram já a planejar como seriam os treinamentos das modalidades coletivas e como se daria a organização das inscrições de oficinas e participação nas mesas de debate.

Quem também esteve por lá foi Jaqueline Chassot, secretária executiva e atleta do voleibol feminino do campus Cerro Largo. Em conversa com o Comunica, Jaqueline deu um depoimento relatando o que achou do evento: “Houve uma grande participação dos acadêmicos nas modalidades esportivas, oficinas e na festa. Aconteceram alguns problemas de organização, como na questão de infraestrutura para o banho no alojamento, os deslocamentos, mas que podem ser revistos para as próximas edições do evento. Afora estas questões, a iniciativa do campus Laranjeiras foi ótima e avalio o I Intersul no geral de maneira muito positiva”.

                                                                                                                                     Lally Zwetzch

A festa foi mais um momento de grande interação entre acadêmicos da UFFS

O I Intersul contou com oficinas e debates para todos os gostos. Oficinas de musicalidade, acessibilidade, danças circulares, danças tradicionalistas, danças polinésias, energia eólica, uma mostra de cinema e uma conversa sobre a luta e criação da UFFS. Os debates contaram com mesas acerca dos movimentos sociais, GLBTTT e os direitos da mulher, gênero e combate ao crack.

As acadêmicas do curso de Ciências Sociais Camila Pelegrini e Quely Trento, testemunharam ao Comunica a respeito das oficinas que participaram, contando um pouco das novas maneiras de ver e pensar sobre os temas da atualidade ali discutidos. “A proposta das oficinas foi excelente. Nunca tinha parado para pensar nos temas acerca da acessibilidade e da homofobia dentro da universidade. Agora percebo os pequenos detalhes que fazem toda a diferença na vida de uma pessoa com deficiência,” conta Quely Trento. Camila descreveu um pouquinho da oficina de danças circulares, na qual inscreveu-se, dizendo o quão útil esta será para a sua futura formação: “Aprendi várias danças para serem passadas por meio de trabalhos dentro do colégio, danças que servirão como dinâmica para a sala de aula. Jamais imaginei que pudesse utilizar deste método como uma ferramenta de ensino.” Enfatizaram, ainda, o quanto foi bom ver que um número considerado grande de pessoas participou das oficinas ali oferecidas, pois a maioria dos participantes do evento priorizava os esportes.

Nas modalidades esportivas, o anfitrião, campus Laranjeiras, foi o vencedor, seguido pelo outro campus paranaense, Realeza. Contudo, saber quem ganhou ou perdeu é apenas um detalhe do evento; o que importa mesmo é a oportunidade que os acadêmicos tiveram de interagir e concretizar a popularidade da UFFS. Além dos jogos, a festa ocorrida no sábado à noite serviu para efetivar o grande objetivo do Intersul.
                                                                                                                                 Lally Zwetzch
Laranjeiras do Sul, campeão geral do I Intersul

Os acadêmicos da UFFS, em especial do campus Realeza, parabenizam a todos os organizadores e participantes do I Intersul, principalmente ao companheiro Eloir Faria de Paula, que foi o grande responsável pelo evento. Todos esperam que as próximas edições venham cada vez mais inovadas e integradas, pois a primeira já chegou com tudo.

II Intersul, já estamos na expectativa!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário