terça-feira, 24 de abril de 2012

Curso de Nutrição da UFFS/Realeza inicia dois novos projetos de pesquisa


As professoras Camila Elizandra Rossi e Rosane Tozzo Bleil são as coordenadoras dos projetos que terão início neste mês de abril.

Por Bruna Franco dos Santos e Angelica Werkhausen (Nutrição/Realeza)


Os projetos voltados à área científica têm como foco principal a pesquisa, a qual busca a construção do conhecimento e a aprendizagem tanto para o ‘pesquisador’, como também para o participante da pesquisa.

O curso de Nutrição foi contemplado com dois projetos de iniciação científica, os quais proporcionarão mais prática à pesquisa, favorecendo os municípios da microrregião de Capanema (Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola d’Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste).

A explorarão da cultura alimentar regional, como também os perfis antropométricos e socioeconômicos de escolares, são os enfoques principais a serem abordado nos projetos. Desse modo, o desenvolvimento dos mesmos favorecerão a universidade, acadêmicos e também a comunidade participante.



Mapemanto da Cultura Alimentar da População Residente em uma Microrregião 
do Sudoeste do Paraná

Este projeto é coordenado pela professora Rosane Tozzo Bleil, e tem a colaboração da professora Camila Elizandra Rossi. A bolsista é a acadêmica Josiane Sauer de Araújo, da 5ª fase do Curso de Nutrição e conta com mais oito voluntárias que auxiliarão na coleta dos dados.

O projeto é voltado à cultura alimentar da microrregião de Capanema visando a pesquisa com pequenos produtores agrícolas e com o setor agroindustrial, como também cozinheiros, merendeiras e outros aspectos envolvidos nas questões de alimentação e nutrição.

O enfoque do projeto é a cultura alimentar, ou seja, análise das práticas alimentares da população bem como a produção local. O levantamento das informações dar-se-á através da coleta de dados por meio de entrevistas, a partir disso, ocorrerá a construção do mapeamento cultural da região.

Tudo isso volta-se às políticas públicas, principalmente as que se referem à Segurança Alimentar e Nutricional, assim, os dados coletados podem melhorar a situação atual, tendo em vista a propagação de informações.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Rozane, as expectativas são “identificar e documentar as referências culturais da alimentação da população da microrregião de Capanema, considerando sua dimensão sócio-histórica, bem como significados atribuídos a esse conjunto de práticas e saberes pelos moradores da região”.


Perfil antropométrico e socioeconômico de escolares matriculados na rede de Ensino Fundamental do município de Santa Izabel do Oeste – PR.

A coordenadora do projeto, professora Camila Rossi, e sua colaboradora, professora Amélia Dreyer Machado, ambas nutricionistas docentes da UFFS, em parceria com o setor de Nutrição do município de Santa Izabel do Oeste- PR, iniciaram neste mês o projeto de pesquisa científica no qual irão analisar o perfil antropométrico (aferições e avaliação de medidas de peso, estatura e circunferência da cintura) e socioeconômico de crianças matriculadas na rede de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) de Santa Isabel do Oeste. Contando também com o auxílio de três acadêmicas voluntárias da 1ª fase e três da 3ª fase do Curso de Nutrição da UFFS, buscar-se-á relacionar o estado antropométrico a variáveis socioeconômicas.

Conforme as responsáveis pelo projeto, de 1974 a 1997, houve um aumento de 11,8% na prevalência de obesidade em crianças e adolescentes e uma queda de 10,2% na magreza. Entre as doenças que mais matam na atualidade, grande parte está ligada à má alimentação. Identificar distúrbios alimentares e carência de nutrientes na infância é de extrema importância, pois a maioria das doenças ocasionadas pela alimentação não preventiva aparece na idade adulta, refletindo os anos de carência e excesso nutricional e físico.

Com os dados que o projeto irá fornecer, as autoridades responsáveis poderão criar e implantar métodos para melhorar a qualidade de vida das crianças de Santa Izabel do Oeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário