terça-feira, 3 de abril de 2012

Projetos de extensão em Letras iniciam as atividades

Projetos integrantes do programa de extensão Linguagens e Ensino ofertam vagas para integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol / UFFS Realeza)

Durante o ano de 2012, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza contará com quatro projetos da área de Letras, além do projeto Comunica Realeza, os quais formam o programa intitulado Linguagens e Ensino. Este programa vem sendo desenvolvido através de uma parceria dos professores do Curso de Letras com o intuito de aproximar os integrantes do próprio campus e também da comunidade externa de temas como análise de textos literários, estudo de letras de músicas, debates sobre filmes e vivenciar experiências referentes à cultura e a língua hispânica.


Abaixo, são apresentados os projetos que compõem o programa Linguagens e Ensino.


Diálogos interdisciplinares através do estudo das letras da Música Popular Brasileira.
Este projeto é coordenado pelo professor Dr. Sérgio Roberto Massagli e conta também com a colaboração dos professores mestres Saulo Gomes Thimóteo e Marcos Roberto da Silva. Segundo o professor Sérgio, “o objetivo principal do trabalho é promover a inter-relação de conhecimentos histórico-artísticos, partindo da expressão musical, a fim de promover o interesse por temas da cultura brasileira, através da leitura crítica das letras da Música Popular Brasileira, estimulando o hábito da leitura e a participação do educando ao longo do processo de ensino-aprendizagem”.

O projeto está sendo desenvolvido desde o primeiro bimestre de 2011 e suas características principais continuam sendo as mesmas, algumas das quais são apresentadas aqui. O projeto conta com um acadêmico bolsista, Ivan Lucas Borghesan Faust da 5ª fase do Curso de Letras, além de voluntários que participam semanalmente de reuniões orientadas pelo professor Sérgio. Além desses encontros semanais, também são realizadas oficinas mensais, que ocorrem na própria UFFS e também em escolas parceiras do projeto. Seu público alvo é a comunidade interna e externa e alunos das escolas de Ensino Médio. Para saber mais sobre o projeto entre no blog http://poesiampb.blogspot.com.br/. Os interessados em participar dos encontros mensais podem informar-se pelo e-mail sergio.massagli@uffs.edu.br.


Cinedebate - exibições comentadas de filmes e documentários  
O Cinedebate é um projeto que teve seu início no começo do ano de 2011. Neste ano de 2012, o projeto está sendo coordenado pela professora Ms. Luciana Iost Vinhas e conta com um grupo extenso e bem organizado de professores colaboradores. Dentre esses fazem parte os(as) professores(as) Ana Carolina Teixeira Pinto, Ângela Della Flora, Marcos Antônio Beal, Emerson Martins, Renata Orlandi e Sérgio Roberto Massagli, juntamente ao técnico André Antônio Pimentel. O Cinedebate conta atualmente com uma bolsista, a acadêmica da quinta fase do Curso de Nutrição Tiély Pedroso, além de voluntários.

Este projeto destina-se à comunidade interna e externa da Universidade, por isso nas escolhas dos filmes e documentários apresentados pelo mesmo são estabelecidos alguns critérios didáticos, porém sem descuidar, como diz a professora Luciana, “do possível interesse artístico para os participantes externos”. Essa escolha das obras cinematográficas apresentadas é realizada por uma equipe da UFFS e da Secretaria Municipal de Educação de Realeza. Para os interessados em desfrutar de um bom filme ou documentário e depois, se assim quiser, ter a oportunidade de expressar suas opiniões sobre o trabalho e temas abordados, o Cinedebate, neste ano, exibe sessões aos sábados.


Língua Espanhola em Cena: Grupo de teatro LA BROMA 
O projeto Língua Espanhola em Cena: Grupo de teatro LA BROMA é coordenado pela professora Ms. Ana Carolina Teixeira Pinto com a colaboração do professor Ms. Marcos Roberto da Silva e professora Dra. Renata Orlandi. O projeto teve seu início no começo de 2011 e com o seu desenrolar sofreu algumas modificações. Em meados de 2011, dentro deste projeto, formou-se o grupo de teatro La Broma que por suas apresentações bem sucedidas hoje é conhecido e respeitado nos cinco campi da UFFS e também fora desta. O grupo de teatro, por sua grande exposição, acaba sendo confundido com o projeto, porém pode-se dizer que ele é a atração principal do projeto como um todo.

Em 2012, o projeto conta com a participação de dois acadêmicos bolsistas, Marina Maria Conchy Rodrigues da 5ª fase do Curso de Letras e Gabriel Francisco Cerutti Bonatto da 5ª fase do Curso de Nutrição, os quais são responsáveis por organizar, juntamente a seus orientadores, o projeto, priorizando o grupo de teatro. O Grupo La Broma está aberto a toda comunidade interna e externa da universidade. Para participar deste projeto, basta que o interessado queira descobrir uma nova cultura e uma nova língua, a qual é considerada importantíssima internacionalmente. Os encontros deste projeto são realizados duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras. Mais informações podem ser encontradas em lenguayculturahispanica.blogspot.com.br ou dúvidas podem ser enviadas para o endereço de e-mail culturahispanica.uffs@gmail.com.


Longa Jornada Livro a Dentro: a análise de textos literários
O Longa Jornada Livro a Dentro é coordenado pelo professor Ms. Saulo Gomes Timóteo e conta com a colaboração dos professores Sérgio Roberto Massagli e Clóvis Alencar Butzge, juntamente à professora Luciana Iost Vinhas. Em 2012, o projeto conta com dois alunos bolsistas, Jezebel Batista Lopes e Nathâna Paula Bruschi, respectivamente da 5ª e 3ª fase do Curso de Letras, além dos voluntários que auxiliam ao professor Saulo apresentando em encontros quinzenais, de acordo com o professor Saulo, “as belezas e mistérios que se revelam dentro da literatura”. Este projeto destina-se à acadêmicos de Letras, professores da rede pública e particular de ensino, e comunidade em geral.

O projeto coordenado pelo professor Saulo se desenvolve a partir de encontros semanais entre o coordenador e os bolsistas e voluntários, em que se vai definindo o tema da Oficina, realizada quinzenalmente aos sábados pela manhã. Uma vez constituído, constrói-se uma estratégia de leitura, interpretação e discussão da obra literária. Além da Oficina, os textos estão apresentados no blog do projeto (literauffs.blogspot.com), onde também se postarão questões de vestibular comentadas sobre o autor, sobre as obras e sobre a literatura de uma forma geral. Dúvidas e sugestões sobre o projeto podem ser enviadas para o e-mail literapontouffs@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário