terça-feira, 10 de abril de 2012

NUTRISAN


Projetos de extensão da área de Nutrição, vinculados ao programa NUTRISAN, retomam suas atividades

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

Os projetos de extensão do curso de Nutrição que estão sendo desenvolvidos, neste ano de 2012, na UFFS/Realeza, estão vinculados ao Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional, intitulado “NUTRISAN”. Este programa é coordenado pelas professoras Ms. Amélia Dreyer Machado e Dra. Rozane Toso Bleil.

O NUTRISAN integra quatro projetos da UFFS, estes que são ações de extensão que buscam beneficiar a população da microrregião de Capanema, que inclui Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Este programa disponibiliza à população quatro cursos, nos quais serão desenvolvidas várias atividades como: visitas a postos de saúde, orientação de professores em relação à saúde, ensino de boas práticas de manipulação de alimentos, ações educativas para grupos de pessoas, como idosos, adolescentes, entre outros. 
Conversamos com uma das coordenadoras do programa, professora Amélia, que nos falou do objetivo do NUTRISAN. Segundo ela, o programa busca unificar a ação dos projetos de extensão desenvolvidos na área de Nutrição, visando pela melhoria da produção de alimentos nutricionais para a saúde da população e da inserção da universidade junto à população da microrregião de Capanema.

Abaixo seguem os projetos de extensão vinculados ao programa NUTRISAN.


“Atuação Interdisciplinar na atenção primária à saúde”

Este projeto de extensão é coordenado pela professora Ms. Amélia Dreyer Machado e conta com a colaboração das professoras Dra. Rozane Toso Bleil, Dra. Rozane Marcia Triches, Ms. Dalila Bem Vegní e Ms. Camila Elizandra Rossi. Suas atividades consistem em ações interdisciplinares, que os acadêmicos da UFFS realizam junto às Unidades Básicas de Saúde da cidade de Realeza, Jardim Primavera e Irmão Aldo Mengui, ou seja, são realizadas várias ações educativas, envolvendo terapeutas, dentistas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, entre outros.

De acordo com a professora Amélia, o objetivo deste projeto é manter presente a formação acadêmica, as questões de atenção primária à saúde, além de promover uma aproximação dos acadêmicos de Nutrição da UFFS com a comunidade.

O projeto conta com duas bolsistas, Aline Luiza Führ e Camila Tureck, ambas acadêmicas da 3ª fase de Nutrição, além de duas voluntárias, Kiara Bevilaqua e Kamila Kuhnen, ambas acadêmicas da 5ª fase. De acordo com a professora Amélia, não há vagas para mais voluntários neste projeto.


“Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais de Realeza-PR”

Este projeto de extensão é coordenado pela professora Ms. Cassiani Gotâma Tasca Pedroso, tendo como colaboradores os professores Ms. Emerson Martins, Ms. Camila Elizandra Rossi e Dra. Rozane Toso Bleil. As atividades do projeto serão, inicialmente, encontros dos envolvidos no projeto, para debater temáticas como alimentação e nutrição como saberes interdisciplinares, alimentação adequada, inserção dos temas alimentação e nutrição no processo didático-pedagógico. Posteriormente, será realizado um curso de 20 horas, subdividindo em cinco encontros, para os professores da Rede Municipal de Ensino de Realeza.

De acordo com a professora Cassiani, o objetivo do projeto é fornecer um curso, no qual será trabalhado com palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, visando à sensibilização dos educadores para a inclusão dos temas de alimentação no currículo escolar, sendo que o curso será ministrado pelos bolsistas, sob orientação dos professores envolvidos no projeto.

O projeto conta com duas bolsistas, Cristiane Perondi e Vanessa Guesser, ambas acadêmicas da 5ª fase do curso de Nutrição, e com uma voluntária, Bruna Martini, acadêmica da 3ª fase de Nutrição. Segundo a professora Cassiani ainda há duas vagas para acadêmicos de licenciaturas, Ciências e Letras, que queiram participar do projeto.


“Boas Práticas de manipulação/fabricação de alimentos para manipuladores da microrregião Capanema”

Este projeto de extensão tem como coordenadora a professora Ms. Camila Elizandra Rossi e conta com a colaboração dos professores Ms. Amélia Dreyer Machado, Ms. Alexandre Carvalho de Moura e Ms. Jucieli Weber. Suas atividades estão voltadas para a realização de um curso com uma carga horária de 12 a 20 horas, com 30 vagas para cada município de Santa Izabel do Oeste, Realeza e Capanema.

O projeto possui dois objetivos específicos, de acordo com a professora Camila, o primeiro é o de habilitar os manipuladores de alimentos para a promoção da segurança alimentar, por meio de novas práticas, já o segundo objetivo consiste em elaborar as informações nutricionais para os produtores da agricultura familiar.

O projeto conta com duas bolsistas, Sabrine Colin e Jaqueline Franz, e com as voluntárias Josiane Hilleshem e Joseane Schabarum, todas acadêmicas da 5ª fase de Nutrição. De acordo com a professora Camila, não há mais vagas para voluntários no projeto.


“Ações Educativas em Alimentação e Nutrição”


Este projeto de extensão é coordenado pela professora Dra. Rozane Toso Bleil e conta com a colaboração da professora Ms. Amélia Dreyer Machado. Neste projeto, são realizadas atividades com base de vivências, reflexões e dinâmicas de grupos que suscitem o empoderamento dos saberes e conhecimentos para o auto-cuidado com a saúde.

De acordo com a professora Rozane, o projeto visa o desenvolvimento de ações educativas sobre temas relacionados à alimentação e nutrição para grupos populacionais pertencentes à microrregião de Capanema. Além disso, este projeto também busca promover maior inserção da UFFS e do curso de Nutrição junto aos municípios da microrregião de Capanema e estimular os participantes a escolherem estilos de vida saudáveis.

O projeto conta com duas bolsistas, Daniela Mennin Vichete e Sarajane Marcinack, ambas acadêmicas da 5ª fase de Nutrição, e com duas voluntárias, Mariza Luft e Dalila Schineider, acadêmicas da 3ª fase de Nutrição. Segundo a professora Rozane, não há mais vagas para participantes no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário