quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Minicurso sobre microorganismos empolgou os acadêmicos

Por Giovana Giombelli (UFFS-Realeza)

Nesta semana que passou, ocorreu o I Simpósio Multidisciplinar da Universidade Federal da Fronteira Sul (I SIMUFFS) de Realeza. Diversas atividades aconteceram lá, englobando os quatro cursos que existem no campus.

Na manhã de quinta-feira, dia 16 de agosto, foi ministrado o minicurso intitulado “Microorganismos X Alimentação: nutrição e segurança alimentar”. O professor responsável pelo trabalho foi Alexandre Carvalho de Moura, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Ursula (RJ). Atualmente, coordena o curso de Biologia na Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

A atividade era de interesse de todos, mas foi mais direcionada aos acadêmicos do curso de Nutrição. Nela foi muito fomentada uma visão geral da alimentação, sendo que o professor demonstrou em todo minicurso o seu fascínio pela área na qual é formado.

No início do curso, ele disse que os microorganismos são o centro da vida, pois estão em todos os lugares. Quando se estuda os microorganismos, há uma área na microbiologia que focaliza a deterioração, a fermentação e a preservação dos alimentos bem como as doenças surgidas pela ação destes. Dessa forma, os microorganismos podem ser tanto maléficos quanto benéficos ao ambiente em que vivemos.

O professor afirmou que encontramos diversas pequenas vidas em bactérias, fungos e vírus e que, por mais cuidado que tenhamos, tudo está contaminado por esses seres invisíveis a olho nu. Eles têm facilidade de reprodução dependendo da temperatura, da umidade e da composição dos alimentos nos quais poderão se alojar. Em virtude disso, deve-se cuidar como armazenar os alimentos, levando em consideração os fatores citados.

Contudo, esses seres mostram que também podem ajudar a contribuir para o preparo de certos alimentos como o pão, o queijo, o vinho, a cerveja e o iogurte, por exemplo. Por isso é preciso ter o cuidado quando se diz que os alimentos estão contaminados, pois deve ser feita uma análise do fungo ali encontrado para se tirar as conclusões devidas.

O prof. Alexandre afirmou que “foi importante fazer essa troca de idéias com os alunos, ampliando seus conhecimentos para um melhor desenvolvimento acadêmico”. Foi bastante estimulante o minicurso, pois envolveu os alunos de forma contagiante e prática, despertando o interesse de todos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog...Muito interessante...Na oportunidade, convido a todos para visitar o Blog Indicadores de Desenvolvimento Regional - UFFS Cerro Largo. ENDEREÇO: http://grupoindicadores.blogspot.com´
    Temos também um Boletim On line...Muito bom trocar essas experiências...Parabéns pessoal do Comunica!!!
    Prof. Jeferson Saccool Ferreira - UFFS Cerro Largo.

    ResponderExcluir