quarta-feira, 22 de setembro de 2010

I SIMUFFS ofereceu minicurso de Análise do Discurso

Alunos do curso de Ciências e Letras participaram das atividades.

                                                              Christiano Castellano/UFFS
 Professora Dra. Renata S. da Silva
durante minicurso sobre introdução à Análise do Discurso.
Por Marina Rodrigues (Letras/Realeza)

No terceiro dia do I Simpósio Multidisciplinar da UFFS - Campus Realeza, alunos e professores dos cursos de Letras e Ciências participaram do minicurso sobre Análise do Discurso – questões introdutórias, com a Profa. Dra. Renata S. da Silva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus de Jaguarão RS.

A professora Renata S. Da Silva contextualizou o surgimento da Análise do Discurso Francesa (AD). Em 1969 com os estudos linguísticos de Michel Pêcheux, após o intenso movimento estudantil de 1968, surge essa linha de pesquisa de estudo do “discurso”, que visa analisar a formação de sentidos presentes num texto, leva-se em conta além da superfície do texto as suas construções ideológicas.

É uma disciplina nitidamente de inserção no meio social, político e histórico. A intenção é que o leitor analise o discurso do sujeito de forma crítica, considerando o meio social em que o sujeito está inserido.

Em seguida, a palestrante apresentou os maiores pesquisadores dessa linha de pesquisa e suas principais obras. Uma das pesquisadoras que se destaca nessa área é a linguista Eni Orlandi, que na década de 1970 começou seus estudo da AD Francesa no Brasil.

Para exemplificar os conceitos abordados, a professora Renata falou de sua tese de doutorado, na qual analisa o discurso da CUT – Central Única dos Trabalhadores, que hoje é a maior central sindical brasileira, buscando entender a forma como a CUT concebia os trabalhadores em seu discurso. Expôs, assim, a sua tese de forma que os alunos tivessem uma introdução sobre os conceitos basilares da teoria e as possibilidades analíticas do discurso e do sujeito.

A palestrante juntamente com os alunos fizeram uma análise sobre diversas questões de “discurso”, observaram como o sujeito varia de opinião e como sua ideologia tem influência sobre o texto. Em uma dessas atividades, analisou-se a visão da CUT sobre a imagem da “mulher” na década de 1980 em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). Segundo seus estudos, quando a CUT fez sua homenagem utilizou um texto que apresenta a mulher como guerreira, batalhadora e forte, mas, ao mesmo tempo, usou uma imagem vulgarizando-a.

A acadêmica do Curso de Letras Vanessa Boeira da Silveira afirma que “o minicurso foi muito interessante, a professora procurou expor as explicações para os alunos de uma forma clara e objetiva, pois, como ela mesmo explicou, a Análise do Discurso não é uma linha de pesquisa para acadêmicos de Letras, mas sim é muito importante para todos os outros cursos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário