Por Atelli da Rocha (Letras / Chapecó)
Fonte: www.uffs.edu.br |
No dia 16 de agosto de 2010, teve início, no campus Chapecó da UFFS, o primeiro semestre letivo dos cursos noturnos. Em uma cerimônia simples e objetiva, realizada no auditório da própria universidade, os estudantes de licenciatura conheceram seus professores e futuros colegas, além de aprenderem um pouco sobre o funcionamento de uma universidade como a UFFS. Após as apresentações e as palavras de boas vindas do vice-reitor da universidade, o professor Jaime Giolo, os alunos se dirigiram às salas de aula, onde ouviram sobre a estrutura e organização do curso que escolheram, tiveram sua primeira aula e, em alguns casos, foram recebidos por um coquetel de salgados e refrigerantes.
Com uma recepção tão calorosa e o sentimento de pioneirismo no período da noite, não levou muito tempo para os alunos se enturmarem e, já no começo do semestre, formarem as primeiras impressões a respeito da universidade e dos cursos.
Há pouco mais de duas semanas no curso de Letras, o estudante Gabriel Augusto Scheffer já vê na UFFS um “ambiente repleto de conhecimento com professores qualificados e aulas produtivas”. E não é só ele que pensa assim. Lidiane Putton, também do curso de Letras, diz que “os professores são bem qualificados e esclarecem muito bem o conteúdo, além de haver uma boa organização nos horários”. Para ela, “só estão faltando mesmo alguns detalhes na infraestrutura do campus, como a cantina, por exemplo”.
E é nesse ponto que as críticas se concentram. Além da cantina, outra reclamação frequente diz respeito às fotocopiadoras. Por enquanto, as turmas se organizam como podem, na tentativa de suprir essa carência grave. Mas não são todos que estão tranquilos com a situação. Alguns alunos já até espalharam cartazes pela universidade com a frase “queremos xérox” como forma de protesto.
A lista não para por aí. Muitos se queixam ainda dos transportes e da estrada que dá acesso ao campus – que é estreita, mal iluminada e não tem qualquer tipo de pavimentação. Os alunos, porém, parecem bem mais interessados no andamento do semestre letivo e na qualidade do ensino do que nos problemas estruturais – e reconhecem que alguns já estão sendo resolvidos, como atesta a recente instalação dos bebedouros no campus. “As aulas são o que mais importa. E elas estão produtivas”, finaliza Gabriel.
Com uma recepção tão calorosa e o sentimento de pioneirismo no período da noite, não levou muito tempo para os alunos se enturmarem e, já no começo do semestre, formarem as primeiras impressões a respeito da universidade e dos cursos.
Há pouco mais de duas semanas no curso de Letras, o estudante Gabriel Augusto Scheffer já vê na UFFS um “ambiente repleto de conhecimento com professores qualificados e aulas produtivas”. E não é só ele que pensa assim. Lidiane Putton, também do curso de Letras, diz que “os professores são bem qualificados e esclarecem muito bem o conteúdo, além de haver uma boa organização nos horários”. Para ela, “só estão faltando mesmo alguns detalhes na infraestrutura do campus, como a cantina, por exemplo”.
E é nesse ponto que as críticas se concentram. Além da cantina, outra reclamação frequente diz respeito às fotocopiadoras. Por enquanto, as turmas se organizam como podem, na tentativa de suprir essa carência grave. Mas não são todos que estão tranquilos com a situação. Alguns alunos já até espalharam cartazes pela universidade com a frase “queremos xérox” como forma de protesto.
A lista não para por aí. Muitos se queixam ainda dos transportes e da estrada que dá acesso ao campus – que é estreita, mal iluminada e não tem qualquer tipo de pavimentação. Os alunos, porém, parecem bem mais interessados no andamento do semestre letivo e na qualidade do ensino do que nos problemas estruturais – e reconhecem que alguns já estão sendo resolvidos, como atesta a recente instalação dos bebedouros no campus. “As aulas são o que mais importa. E elas estão produtivas”, finaliza Gabriel.
Saudações!!
ResponderExcluirSou aluna da UFFS Campus Erechim/RS- I Semestre
do curso de Licenciatura em Ciencias Sociais - turma 2011.
Visitei o blog e conclui que é muito interessante e educativo. Pois lendo esse consegui esclarecer dúvidas e ainda me interei como os alunos interagem nos vários cursos oferecidos. Sonia Maria Tussi.