quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Professor da UFFS apresenta Análise de Redes Sociais no I SIMUFFS

O minicurso foi oferecido no último dia de simpósio, pelo professor Marcos Beal.

                                                                                       Christiano Castellano/UFFS
Professor Marcos Beal durante o minicurso de Análise de Redes Sociais.
Por Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)
    
Na manhã da sexta-feira, dia 17 de setembro, o I SIMUFFS ofereceu o minicurso de Análise de Redes Sociais, ministrado pelo Prof. Ms. em Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, Marcos Antônio Beal.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um software que utiliza elementos da matemática, estatística e computação para fornecer uma ferramenta metodológica para pesquisa e análise de redes sociais.

O professor explicou aos presentes o que é uma rede social e o objetivo desta análise. Na sequência, os alunos responderam um mini-questionário que foi utilizado como base para a construção de uma matriz na plataforma UCINET.

Durante o minicurso, foi desenvolvida uma rede entre os participantes onde puderam ser verificadas as relações entre si e posteriormente sobre seus atributos; como idade, vínculo com a universidade etc. A partir daí, a matriz foi representada graficamente numa extensão do programa, o NETDRAW.

Além disso, técnicas de coleta e análise foram apresentadas e os alunos puderam debater sobre como a análise de redes pode ajudá-los em suas profissões e em que situação é possível aplicá-la.

O professor Marcos Beal falou sobre a importância da virtualização dos processos sociais: “A análise de redes já é uma ferramenta há tempo utilizada no campo da computação e, neste sentido, tem sua trajetória ligada ao próprio desenvolvimento de redes como a internet. Sua utilização acontece paralelamente às abordagens desenvolvidas em torno da chamada 'sociedade em rede': movimentos sociais em rede, terrorismo em rede, economia em rede e assim por diante”.

Conforme o professor Marcos Beal, a sociologia e a ciência política são as principais áreas sociais que fazem uso da análise de redes, porém outros campos científicos também fazem uso desta ferramenta: “Pode-se dizer que essa incursão da análise de redes no campo das ciências sociais tem sido feita em grande parte pela via da sociologia e da ciência política. Todavia, estudos nestas áreas abrem canais de diálogo com outras áreas de conhecimento dentro das humanidades, possibilitando a utilização das ferramentas da análise de redes em campos como a história, a linguística, a economia, a antropologia, o serviço social etc.”

A assistente social e servidora da UFFS, Aline Juliana Scher participou do minicurso e ficou satisfeita: “O programa é inovador, nunca tinha ouvido falar de uma ferramenta que fizesse o que ele nos mostrou. Ele facilita o trabalho do pesquisador e faz análises que manualmente seria impossível realizar”. A assistente social falou ainda sobre a possibilidade de inclusão da técnica em seu projeto de mestrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário