quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Valorizar a educação e seus difusores implica uma nova visão social

Os futuros profissionais tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre as políticas educacionais e métodos a serem implantados nas escolas
                                                            Christiano Castellano/UFFS
Acadêmicos prestigiam palestras sobre educação
na casa da cultura.
Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)
Dentro da programação do I SIMUFFS, a noite de quarta-feira foi dedicada à área da educação e, no intuito de discutir esse assunto, ocorreram duas palestras. A primeira aconteceu das 19:00 às 20:30, intitulada “Políticas públicas para a formação continuada dos profissionais da educação”, ministrada pela assessora da superintendência estadual de educação, Elaine Thrun.

Elaine argumentou que o principal objetivo da secretaria é garantir o ingresso e a permanência do aluno na escola pública com qualidade. Por conta disso, todos os programas de qualificação do professor e consequente melhoria da educação visam à diminuição das diferenças entre as escolas.

Em relação aos futuros docentes, há, por parte da secretaria, uma expectativa clara que é a sua boa formação. “Nós precisamos de profissionais qualificados para os nossos alunos, queremos que eles saiam da universidade e façam parte da secretaria”, ratificou Elaine.

A UFFS colocará no mercado de trabalho inúmeros professores ansiosos para implementar tudo que aprenderam e, para isso, precisarão do amparo de um órgão reconhecido. Nesse sentido, a secretaria pode auxiliá-los. Como ressalta o acadêmico de Ciências, Juan Corrêa, “essa palestra veio nos orientar e situar sobre as políticas dessa área”. Finalizando, Elaine explica que os professores têm o apoio constante da secretaria e que todos estão juntos pela educação.

Seguindo o evento, houve a segunda palestra, das 20:45 às 22:15, intitulada “Educação em ciências no contexto atual: perspectivas e desafios”, ministrada pela professora Dra Patrícia Giraldi. A professora explicou que os indivíduos devem saber que “a ciência não é neutra”, portanto está sujeita a sofrer progressos ou retrocessos. Partindo disso, ensinar ciência depende da forma e conteúdo a serem implementados, implica também a compreensão dessa disciplina como atividade humana, localizada no contexto histórico-cultural.

Vários fatores podem influenciar na formação do licenciado em ciências, entre eles, a vivência como aluno e a estrutura do curso. Além disso, outro aspecto que pode influenciar o acadêmico no desempenho de sua atividade é a antecipação do contato entre ele e as escolas e alunos, o que possibilitará o uso dos conhecimentos adquiridos na universidade, conhecimentos estes que podem ser implantados no seu ambiente de trabalho, gerando novas perspectivas pedagógicas. Segundo a palestrante Patrícia, “a criação de novas metodologias faz-se necessário para dinamizar o ensino nas escolas. É preciso que os alunos entendam como o conhecimento científico funciona e suas implicações perante à sociedade”.

Somos diariamente envolvidos pela ciência e discuti-la é fundamental. Desse modo, para a acadêmica Maiara Fantinelli do curso de Ciências "a abordagem desse tema só veio a contribuir, já que apontou as formas de prática pedagógica, apresentando também uma visão da realidade escolar e o surgimento de novas perspectivas para melhorar o ensino, principalmente em escola pública". Para encerar, a palestrante ressalta que “ensinar ciência requer um conhecimento mais amplo, além do próprio da disciplina”.

Em suma, podemos considerar que a comunidade acadêmica obteve muita informação. É importante destacar que os discursos vieram para contribuir com o entendimento dos futuros licenciados da UFFS de que para ensinar não é preciso apenas ter um dom, mas sim uma formação digna de profissionais que saibam conviver com seus alunos no contexto social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário