quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Campus Realeza promove o I SIMUFFS

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Fundação Araucária

                                                               Christiano Castellano/UFFS
Professor Zeferino Perin, presidente da Fundação Araucária,
durante a abertura do evento.

Por Marina Rodrigues e Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)

 A noite de abertura do I Simpósio Multidisciplinar da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, aconteceu no último dia 14 e contou com a participação do Prof. Dr. Zeferino Perin, presidente da Fundação Araucária.

Após uma apresentação cultural, o diretor do campus, Prof. Dr. João Alfredo Braida discursou sobre a importância do evento, agradeceu aos servidores, o corpo docente e discente da Universidade, e falou sobre a importância da relação entre alunos e professores dentro e fora da sala de aula.

Posteriormente, deu-se início à explanação do professor Zeferino Perin que falou sobre a história da Fundação Araucária, agência de fomento de Ciência e Tecnologia (C&T) do Estado do Paraná, seus objetivos institucionais e sua estrutura organizacional. Os participantes puderam conhecer a formação e o funcionamento da assessoria da Fundação, a qual conta com mais de 700 consultores que examinam projetos de diferentes áreas.

O presidente falou ainda sobre a verticalização do Ensino Superior e formação de pesquisadores, bem como sobre a disseminação da C&T. A Fundação Araucária apoia a organização e a participação de pesquisadores em eventos científicos e a divulgação de resultados de seus trabalhos em publicações periódicas específicas.

O palestrante apresentou o plano de trabalho da Fundação Araucária em 2010, ano em que é comemorado seus 10 anos de criação. Falou também sobre 24 programas de fomento à produção científica e tecnológica, bolsas de iniciação científica e inclusão social.

Em conversa com o Projeto Comunica, o professor Perin afirmou que esteve presente desde o início da formação da Universidade, atuando na época como representante do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, no grupo de trabalho criado pelo MEC para elaborar o projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ele acredita que o estudo local, o conhecimento das peculiaridades de cada região que estão instalados os campi é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e científico.

Sobre a disponibilização de bolsas de pesquisa científica, afirmou: “A Fundação Araucária viabiliza estudos científicos e a universidade é o melhor lugar para desenvolvê-los. Todas as universidades públicas do Paraná desenvolvem projetos de bolsas de pesquisa científica e os dois campi da UFFS no Estado serão beneficiados para o desenvolvimento tecnológico”.

A abertura do evento contou com um público de aproximadamente 200 pessoas. O Simpósio recebeu mais de 300 inscrições, abrangendo além da comunidade acadêmica e servidores, profissionais da área do magistério, agricultura e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário