quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um pouco do sabor da espanhol


Projeto de extensão proporciona a seus participantes minicurso de culinária

                                                                                                                                   Divulgação
Participantes do minicurso de culinária espanhol no restaurante
Bistrô no momento mais esperado a degustação dos
aperitivos feitos no curso, um momento de confraternização.


Por Marina Maria Rodrigues (Letras/Realeza)

O projeto de extensão “Língua e Cultura Hispânicas”, que está sendo coordenado pelos professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Roberto da Silva do Curso de Letras Português e Espanhol, Campus Realeza, ofereceu aos participantes um minicurso de culinária espanhola.

 O minicurso aconteceu no dia 01 de junho no restaurante Bistrô, ministrado, é claro, pelo próprio Chef Júlio Cesar Leão Pedroso. A oficina iniciou com uma breve história sobre os sabores espanhóis, da tradição culinária e quais os pratos que na Espanha fazem maior sucesso.

Em seguida os 13 participantes foram divididos em grupos menores, em que iriam aprender e fazer algum prato tipico espanhol. O primeiro grupo contava com três participantes, Flávia Rommel, Jerald Hiroki e Marta Bonatti, e ficou encarregado de fazer a “sangria”, bebida típica espanhola com vinho, água gaseificada e frutas, conhecido no Brasil como “ponche”.

A outra equipe contou com mais três alunos, Edson Sinhorin, Josiane Ribeiro e Maria Eduarda Collaço, os quais fizeram “tortilla de batata”, um prato que está presente diariamente na mesa dos espanhóis, muito semelhante a um omelete, mas um pouco mais recheado.

O Chef Júlio também ensinou a fazer “tapas”, aperitivo muito conhecido no Espanha pelo sabor e pelo efeito de decoração, são servidas como aperitivos. As alunas responsáveis por esse prato foram Débora Zeni, Marina Maria Rodrigues e Noeli do Santos.

Um dos pratos mais esperados para o almoço foram as “empanadas”, consistem em pastéis assados, o sabor varia, na Espanha cada lugar costuma fazer um recheio. As empanadas do almoço foram feitas por Tiely Pedroso, Rayane Ribeiro, Ronaldo Piccoly e William Cândido.

Após tanto trabalho, o almoço foi saboroso, com mérito do Chef e de todos os que se empenharam. Com certeza foi uma boa experiência para todos os que participaram. O minicurso aconteceu de forma rápida, descontraída e com muito trabalho.

 O resultado da oficina poderá ser apreciado nos próximos dias 01 e 02 de julho, na Feira Cultural Hispânica, quando haverá tendas em exposição para apresentar ao público acadêmico e externo um pouco da cultura espanhola, inclusive a culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário