quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ler para aprender

                                                                                                       Christiano Castelano/UFFS
Marina Possa e Bruna Moresco, acadêmicas de
veterinária na biblioteca do campus.

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Para que qualquer profissional tenha uma boa formação é fundamental a leitura? Para responder a essa pergunta, o Comunica conversou com integrantes da UFFS Campus Realeza na intenção de entender como a leitura é importante para a formação acadêmica e social.

Para início da nossa investigação, que tal uma visita a um magnífico local, a biblioteca. Para nos receber, estava a posto a bibliotecária Simone Padilha, a qual se dispôs a falar conosco. A princípio, ela nos informa que os acadêmicos preferem levar os livros para casa do que ler na biblioteca, apesar de existir um espaço para leitura aos fundos da biblioteca e que foi aberto nesse semestre. Simone entende que a cultura da maioria dos acadêmicos não é de permanecer ou até mesmo frequentar a biblioteca, mas ela espera que esse hábito seja disseminado entre todos.

Ela nos afirma também que a procura é maior por áreas específicas, principalmente química e bioquímica, além da procura por livros estar voltada conforme indicação ou demanda de trabalhos pelos professores. Mas ela também acredita que se tivesse outros tipos de livros como gibis, contos, literatura, os acadêmicos iriam buscar essas leituras.

Perguntada se a leitura é importante para a formação acadêmica, a bibliotecária Simone diz que a “leitura é fundamental para se ter o conhecimento amplo, é necessário ao acadêmico formar uma visão global e não se deter a matérias específicas ou leituras pontuais”. A bibliotecária cita como um bom exemplo o blog Litera, do professor Saulo Gomes, que procura proporcionar aos acadêmicos a terem acesso à leitura fora de suas profissões, o que gera um uma formação mais consistente.

Simone também lembra que infelizmente a biblioteca do Campus não está completa, devido a todos os impasses do início da universidade, mas isso não quer dizer que não se tenha outros caminhos para a leitura, como exemplo a Biblioteca Municipal.

Sob o ponto de vista acadêmico, Sarajane Marciniak, do Curso de Nutrição, explica o quanto a leitura é válida na formação acadêmica, e principalmente na profissão dela. Ela diz que a leitura “é essencial”, visto que um bom nutricionista deve sempre estar atualizado, com tantas inovações e descobertas que ocorrem, ler torna-se um ato indispensável e extremamente importante na nossa área. Ela ainda salienta que é através da leitura que se amplia o conhecimento, e se busca explicações para todas as dúvidas.

Não é só nas áreas das humanas que o ler é relevante, e a respeito disso o professor de Física, Clóvis Caetano, expõe seu depoimento: leitura “é mesmo muito relevante”. Ele entende que saber interpretar corretamente um texto é um atributo imprescindível para se estudar, ensinar e fazer Ciência. O professor Caetano destaca que isso se torna mais claro ainda no campo da Física: “Noto que parte da dificuldade que alguns alunos têm na disciplina resulta da falta de prática de leitura”. E ele ainda lembra que “uma vírgula pode alterar completamente o significado de um frase. Então, a precisão na escrita é indispensável em qualquer Ciência Exata”.

Como visto, todos os depoimentos dados orientam que a leitura é essencial para a formação acadêmica e social. Muitos talvez achem chato ficar lendo, ou pensam que isso é uma perda de tempo. Mas da forma em que os fatos acontecem e as informações circulam no mundo, saber o que está acontecendo pode ser o diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário