terça-feira, 28 de junho de 2011

Debate sobre Políticas Públicas na UFFS movimenta Unidade Bom Pastor - Chapecó

Handressa Louanne Rossi (História/ Chapecó/SC)


Atividades de debate estão presentes em todo o ambiente universitário. Não só nas mesas redondas do auditório, mas também nas salas de aula, nos corredores, no saguão e no que julgamos, às vezes, simples conversas com colegas. São espaços pequenos, a primeira vista, mas a quantidade de ideias promissoras que surgem nesses espaços é enorme, sem falar na troca de conhecimentos e no quanto são saudáveis as interlocuções de pontos de vista divergentes.

Um dos temas em debate atual, diz respeito às políticas públicas da universidade. Na última semana, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade acadêmica foi realizado, no campus Chapecó, na unidade Bom Pastor, um debate sobre o tema “educação superior e assistência estudantil, políticas públicas”, contando com a presença do Magnífico reitor Jaime Giolo e dos professores Clóvis Brondani e Mauricio Bozatski.

O professor Clóvis iniciou sua fala a partir das ideias do polêmico filósofo americano John Rals, autor do livro “uma teoria da justiça”. O propósito central de Clóvis foi questionar os presentes sobre o que é justiça e como ela pode ser interpretada de maneiras contrárias, dependendo do contexto no qual se encontra e dos interesses que giram ao seu redor.

O exemplo de Rals foi excelente, devido a ele ter sido criticado tanto pelos liberais norte-americanos, como por alguns marxistas. Sua proposta central diz respeito a um meio termo entre capitalismo e socialismo, a partir da humanização do capital.

As falas de Jaime e Maurício vieram mais ao encontro da realidade da UFFS, abordando principalmente as políticas públicas da nossa universidade. Destacaram dados sobre a educação pública superior no Brasil, desde 1988, e sobre o que já foi conquistado e o que ainda falta para a UFFS. Os pontos de maior enfoque foram relacionados às bolsas de iniciação acadêmica e de permanência. O tema gerou muitas opiniões contrárias quanto aos métodos de seleção e corte de alunos em caso de reprovação.

É importante ressaltar que esses métodos vão se aperfeiçoando constantemente, e que todas as opiniões que buscam um sistema melhor são bem-vindas. Prova disso foi o diálogo aberto que esse momento proporcionou.

Esse foi apenas um, dos vários debates que estão acontecendo o tempo todo dentro da universidade. Cabe aos discentes a participação ativa dentro deles. Aproveite os vários ambientes de debates que estão se formando dentro da universidade, o que pode começar com um simples grupo de estudo, pode amanhã ser um trabalho que mude, para melhor, a realidade da nossa região.

Boas ideias devem estar sempre em movimento!

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