quinta-feira, 2 de junho de 2011

A importância da matemática

Por Leandro A. da Luz (Agronomia com Ênfase em Agroecologia/Laranjeiras do Sul)

É possível perceber o uso da matemática em boa parte de nossas tarefas cotidianas. O uso dela vai desde o controle do orçamento doméstico ao mais complexo cálculo na área da engenharia. Na hora em que a dona de casa, por exemplo, separa um valor para as compras domésticas e, após fazê-las, confere o troco que recebe, bem como quando em um empréstimo calculamos os juros empregados, procedemos à conferência do valor total a ser pago, ao somarmos as parcelas, e ainda quando calculamos o consumo de combustível de um carro e o seu desempenho, calculando o custo por litro, estamos usando a matemática.

Mas, de uma forma geral, as pessoas não estão acostumadas à ideia de que quase tudo está relacionado a esse campo de conhecimento. Nesse sentido, relembramos a importância desse conhecimento tanto para a vida cotidiana e, principalmente, para a atuação profissional de estudantes das ciências agrárias e demais engenharias. Passemos a falar do profissional da Agronomia, um dos cursos do Campus Laranjeiras do Sul.

Para o mestre Josuel Alfredo Vilela Pinto, agrônomo e professor no Campus Laranjeiras do Sul, “agronomia é uma ciência que abrange a física, a química, a matemática e a biologia. E, portanto, a matemática é um instrumento de suma importância que está inteiramente ligada às engenharias”.

Segundo o professor, a matemática é importante na utilização de conceitos básicos da desta formação, por ser imprescindível na sistematização de áreas agrícolas, como na topografia, estando ainda presente na geometria plana, nos cálculos de áreas de polígonos, e mais especificamente em hidráulica e irrigação. Em hidráulica é importante para calcular volume de barragens e represas; na irrigação, para calcular a força de uma bomba no bombeamento da água, além de também calcular a água gasta com pivô central e a máxima eficiência do aproveitamento da água no decorrer do ciclo da planta irrigada.

O professor reitera ainda que “a matemática está presente na mecanização agrícola e maquinaria agrícola”. Neste último caso, ela é importante para calcular todo o custo das máquinas; naquele primeiro, para dimensionar qual melhor máquina se adapta a cada propriedade, qual rodado e semeadeira são ideais para determinado tipo de solo para, assim, suprir a demanda de trabalho do agricultor. A matemática também é empregada na extensão, administração e economia rural, aplicada para calcular o valor bruto e agregado de uma Unidade de Produção Agrícola (UPA), no planejamento administrativo e ainda para calcular a máxima eficiência econômica nos cultivos agrícolas.

Considerando, então, que usamos matemática em praticamente tudo, precisamos tê-la como nossa melhor amiga e cultivarmos uma relação de “amor” com ela. Estudantes de Agronomia ou qualquer outra Engenharia também precisam ser “craques” nesse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário