quarta-feira, 15 de junho de 2011

Diretório Acadêmico da UFFS realiza 2ª UFFEST

Não restam dúvidas: UFFEST já é tradição da Universidade!

Por Charline Barbosa (Ciências/Realeza-UFFS)

Aos 10 dias do mês de julho do ano de 2010, realizou-se a 1ª UFFEST, a Festa dos Universitários da UFFS, organizada pelo diretório acadêmico da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul –, Campus Realeza.

A tranquila cidade de Realeza, por não estar acostumada com novos moradores, com novas ideologias e com formas diferentes de se viver daquelas aqui existentes, muitas vezes, acaba por limitar a aproximação da comunidade com os estudantes, ou com qualquer indivíduo diretamente ligado à Universidade.

Quanto mais a Universidade toma forma, mais aptidão os indivíduos terão para se relacionar com a comunidade acadêmica. A UFFEST, entre outros eventos, traz oportunidades para promover tais aproximações.

A festa de 2010, realizada na Bold's Dance de Realeza, foi animada pelo Dj Chico e pela dupla sertaneja Anderson e Geyson. Segundo o então presidente do Diretório Acadêmico, o acadêmico de Medicina Veterinária Daniel Vargas, a escolha das animações se deu pela questão de preços: “optamos pelo que era mais acessível”. Daniel ainda afirma que “a festa surgiu com o anseio da diretoria em arrecadar fundos para o diretório, mas, preferencialmente, pela demanda dos acadêmicos por uma festa que compreendesse toda a comunidade acadêmica e o público externo”.

Em entrevista ao COMUNICA, Daniel relata que, apesar de empecilhos, como a aprovação de festas pela prefeitura municipal e a liberação tardia, além do fato de ter sido a primeira festa organizada pelos membros do diretório, tudo ocorreu bem. “Todos os acadêmicos foram empenhados na divulgação do evento. Temíamos o fracasso, afinal, o diretório acadêmico não possuía sequer um centavo e iniciamos a festa com saldo negativo”, diz Daniel.

A festa teve a participação de um público considerável e, por ter sido a primeira festa realizada pelos acadêmicos, teve um lucro favorável. “A festa foi tranquila, não houve nenhuma briga”, ressalta Daniel.

Como esperado, esse ano não foi diferente, e a festa foi realizada. No dia 04 de junho de 2011, nas dependências do Realeza Country Club, reuniram-se alunos, professores, técnicos e a comunidade externa, a fim de prestigiar o evento: a 2ª UFFEST.

A festa, que contou não só com a parceria da prefeitura municipal de Realeza, mas, também, com acadêmicos dispostos a ajudar na liberação, organização e divulgação, além de patrocinadores, alcançou os objetivos propostos.

Segundo a atual presidente do Diretório Acadêmico, a acadêmica de Licenciatura em Ciências Jéssica Pauletti, a festa foi organizada com apenas um mês de antecedência de sua realização e “tivemos trabalho, pois, além de pensar em toda organização, havia também a preocupação em relação à animação e ao local para realização”.

Depois de definido o local para a festa, faltavam patrocínios, licença da polícia, além da divulgação que, entre outras preocupações, é visivelmente importante. A festa contou com, aproximadamente, 700 pessoas, resultando em um lucro satisfatório. A animação ficou por conta da banda de Rock'n Roll Babilina, de Cascavel, contando também com a presença dos Dj's Helinho, de Realeza, e Maurício Pandha, de Quedas do Iguaçu.

“O pessoal do diretório se empenhou para fazer uma boa festa e, apesar do frio, foi boa”, ressalta Jéssica. Da mesma forma que ano passado, este ano também surgiram elogios e críticas, auxiliando, assim, para a realização de outras festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário