quinta-feira, 9 de junho de 2011

I Semana Acadêmica de Letras – Campus Chapecó - UFFS

Por Marília Spingolon (Campus Chapecó)

Entre os dias 17 e 19 de maio aconteceu na UFFS campus Chapecó a 1° Semana Acadêmica do curso de Letras Português e Espanhol, com o tema: “Formação e atuação do profissional de Letras, desafios e perspectivas”.

O evento contou com a presença de professores da própria Universidade, além de convidados dos campi de abrangência da UFFS: Cerro Largo, Realeza, Laranjeiras do Sul e também com a participação de docentes de outras Universidades da região e do estado de Santa Catarina – UFSC e FURB.

Para dar início ao encontro acadêmico a convidada da UFSC professora Dra. Maria José Damiani Costa, conduziu a Conferência de Abertura, palestrando sobre a importância do “Estudo dos gêneros textuais e suas práticas sociais: a produção em sala de aula de LE”. A abordagem do tema da construção social envolvida na elaboração textual e a importância de meios externos para a construção de sentidos no texto foi o foco da palestra que envolveu a dialética dos gêneros e tipologias textuais.

Após a abertura oficial participaram de uma mesa redonda representantes da GERED da região oeste do estado, para discutirem o tema: “Desafios da formação e atuação dos professores de LE”, esclarecendo algumas dúvidas do público ouvinte quanto ao exercício da função do profissional de Letras.

A polêmica envolvida na adaptação das escolas ao decreto que sanciona como obrigatória a oferta da língua espanhola no currículo escolar, e que, no entanto é de escolha facultativa dos alunos, também foi discutida. As discussões abriram caminhos para uma aproximação entre a comunidade acadêmica e a Secretaria de Educação, para que juntos possam buscar ante o estado as reivindicações que permitam garantir a melhora das condições de ensino.

A Semana Acadêmica também proporcionou aos participantes, elaborar estratégias de apoio, tanto para auxiliar na pesquisa em determinado campo que abrange a área de Letras, quanto na trajetória do próprio curso e que futuramente ajudarão em sala de aula. Foram apresentadas ferramentas de auxílio para a apresentação das disciplinas e formas de avaliação destas no decorrer da prática profissional.

As palestras do evento abordaram temas variados, como a literatura, o ensino de língua portuguesa e língua espanhola, reflexões e experiências de professores de outras universidades, educação básica, o envolvimento da universidade com o aluno egresso, o embate das propostas curriculares e a realidade das salas de aula, hoje no cenário educacional brasileiro.

Por fim os debates e as mesas redondas alimentaram as dinâmicas de modo a produzir grandes debates e questionamentos, para que possamos pensar um futuro próximo de maneira democrática e propor reformulações visando à qualidade do ensino de línguas.

Pensando em ações que visem esclarecer ao estudante, dúvidas quanto a sua área de atuação e para a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a sua realidade de maneira a propor reflexões sobre ela, a 1° Semana Acadêmica de Letras do Campus Chapecó foi apenas o início de um encontro que com certeza irá carimbar presença em muitos outros anos, trazendo propostas novas de ensino e formas de refletir sobre as línguas diferentes que possibilitarão à comunidade acadêmica envolvida, muitas formas de estudo , pesquisa e extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário