quinta-feira, 2 de junho de 2011

A prática como componente curricular

Por Marília Spingolon (campus Chapecó)

A licenciatura transporta consigo a responsabilidade de participar ativamente do processo de aprendizagem dos cidadãos ingressantes na vida escolar. A importância da formação oferecida aos professores é, portanto, fundamental para o sucesso desta experiência. Deste modo, a Universidade Federal da Fronteira Sul, preocupada em formar profissionais que atendam a demanda de nossa região de maneira qualitativa, contempla em sua matriz curricular dos cursos de licenciatura atividades pedagógicas denominadas de PCC (prática como componente curricular).

A forma com que estas atividades serão desenvolvidas nos cursos está sendo pensada pelo corpo docente de nossa universidade, de modo a promover o exercício dos graduandos à apresentação de trabalhos orais, simulando uma mini-aula sobre determinado assunto que compreenda a ementa das disciplinas específicas de cada curso. Aplicações como estas nos permitem estabelecer familiaridade enquanto estudantes com a prática pedagógica do ensino, visto que há grande expectativa por parte do indivíduo que cursa o caminho da licenciatura quanto à sua própria desenvoltura enquanto futuro professor.

Os PCCs são apresentados em sala de aula pelos dicentes e avaliados pelo professor correspondente à disciplina em questão agindo como instrumento de medição e orientação do exercício de educar baseada em critérios que determinam à harmonia do ensino como; a postura enquanto futuros membros da instituição social responsável pela educação, o conhecimento que se tem quanto ao tema apresentado, a determinação do tempo e a própria estabilidade emocional do praticante quanto à responsabilidade de falar em público.

Esta experiência é, portanto, uma maneira de aproximação entre o futuro profissional e a responsabilidade deste grau universitário (licenciatura), que junto à formação oferecida pela universidade proporciona a possibilidade de exercer o magistério do ensino, onde o laboratório começa na própria sala de aula.

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