sexta-feira, 22 de junho de 2012

Movimento Estudantil paralisa atividades na UFFS/Realeza


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)

No último dia 14 de junho, acadêmicos de todos os cursos da UFFS/Realeza foram às ruas para defender seus direitos como acadêmicos. Com a frase “Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? aqui está presente o movimento estudantil”, eles protestaram contra a criação de um novo Campus da UFFS em Passo Fundo, a falta de estrutura dos cinco campi já criados da UFFS, dentre outras reivindicações importantes para os acadêmicos da UFFS.


                                                             Maiara Vissoto/Acadêmica UFFS
Acadêmicos do Campus Realeza realizam passeatas reivindicando 
melhorias ao Campus

O Comunica conversou com a presidente do Diretório Acadêmico do Campus Realeza, Dioni Angelin, acadêmica da 5ª fase do Curso de Ciências. Ela frisa que em dois anos e meio de funcionamento, os cinco campi da UFFS ainda não estão estruturados, sendo que as aulas práticas, as poucas vezes que acontecem, são em locais improvisados, muitas vezes com falta de materiais. “Da mesma forma que enfrentamos a falta de livros de algumas áreas na biblioteca, bem como a falta de professores específicos em determinadas disciplinas”, salienta Dioni. 
 
 
 
 
                                                          Maiara Vissoto/Acadêmica UFFS
Acadêmicos da UFFS/Realeza durante passeata nas ruas da cidade
 

De acordo com a acadêmica, depois da reunião do Consuni, que aconteceu no último dia 15 de junho, os objetivos dos acadêmicos foram, em parte, atendidos, pois nessa reunião ficou decidido que só haverá a abertura de novos cursos depois da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento em que se define a missão da Instituição de Ensino Superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, como a estruturação da Instituição, aprovação de cursos, dentre outros.

Quanto à forte presença de acadêmicos durante a paralisação, Dioni conta que “como acadêmica do Campus desde o ano de 2010, a grande participação dos acadêmicos foi surpreendente, pois pela primeira vez houve união para defender algo que é de interesse de todos. “Acredito que se essa união continuar seremos mais fortes para continuar brigando pelos nossos direitos, pelas conquistas que ainda necessitamos”, completou. 
 
                                                        Maiara Vissoto/ Acadêmica UFFS
Acadêmicos durante a paralisação

Cabe esclarecer que a paralisação foi apenas por parte dos acadêmicos e aconteceu somente nos dias 14 e 15 de junho, sendo que a passeata com cartazes e faixas aconteceu no dia 14, já no dia 15, os acadêmicos se reuniram a fim de discutir o que foi decidido na reunião do Consuni. As atividades no Campus Realeza já voltaram ao normal e as possíveis reposições das aulas dos dias 14 e 15, de acordo com o professor Dr. Antônio Marcos Myskiw, serão discutidas no Conselho de Campus, sendo que o Diretório Acadêmico já enviou um documento solicitando a discussão da reposição dessas atividades.



Um comentário: